O que significa sexta-feira 13 na espiritualidade?
A sexta-feira 13 desperta crenças ambíguas de sorte e azar. Numerologia indica recomeços e força. Simpatias em alta: consultores esotéricos revelam rituais para amor e desejos na data mística. Aproveite a energia para atrair o que deseja.
O que acontece na sexta-feira 13 no mundo espiritual?
A Sexta-feira 13 pode ser um momento de reflexão sobre seu propósito e o que você realmente deseja alcançar em termos espirituais. Use essa energia para explorar novas filosofias ou práticas espirituais que ampliem sua visão de mundo.
Sexta-feira 13 é considerada um dia de azar na crença popular em que se deve evitar outras superstições como quebrar espelhos ou passar embaixo de escadas. Com a exploração dessa data pelo mercado de filmes de terror, a data também ganhou uma conotação de dia assombrado, em que tragédias têm mais chances de acontecer.
Para a Umbanda, que trabalha com energias espirituais, o dia 13 de um mês, quando cai numa sexta-feira, pode ser visto como uma data especial de transformação e renovação espiritual.
Acontecerá neste 13 de setembro uma data cheia de superstições: a famosa sexta-feira 13. O dia é amplamente conhecido, desde o cinema, com Jason Voorhees, até diversas áreas do Cristianismo. Acredita-se que Judas, o apóstolo que traiu Jesus, foi o 13º convidado a sentar-se à mesa na Última Ceia.
As teorias por trás da associação de azar com o número 13 incluem o número de pessoas presentes na Última Ceia e o número de bruxas em um clã. Até que esses dois elementos – a sexta-feira e o número 13 – que já causavam receio isoladamente, acabaram se unindo em um momento da história.
— A 'fama' do número 13 e, consequentemente, da sexta-feira 13, tem origem na Bíblia. Como sabemos, Judas, o discípulo que traiu Jesus, foi o 13º participante da Última Ceia. Também na Bíblia, muitas coisas infelizes aconteceram nas sextas-feiras, incluindo a crucificação de Cristo.
Outra camada de superstição vem da associação do número 13 com bruxas. Na Idade Média, acreditava-se que um clã de bruxas tradicionalmente consistia em 13 membros. Essa conexão com o oculto ajudou a reforçar a ideia de que o número 13 carrega energias negativas ou azar.
A sexta-feira é regida por Oxalá, senhor da paz, então não faz sentido”, explicou. Ele ainda disse que muitas pessoas se aproveitam da crendice popular de que a Sexta-feira 13 tem um poder sobre o mal e acabam fazendo trabalhos de satanismo, como pactos.
Conforme o professor, na mitologia nórdica, a maldição do número 13 aparece porque o deus Odin teria realizado um jantar para 12 deuses. Loki, deus da discórdia e do fogo, não teria sido convidado e armou uma confusão, que terminou na morte de um dos convidados.
Para os místicos, alguns hábitos ainda são seguidos, como evitar cortar unhas ou cabelo, lembrar de sair da cama com o pé direito, evitar deixar cair a escova ou pente enquanto se arruma e bater três vezes na madeira, gesto cuja origem permanece desconhecida.
Além disso, Jesus foi crucificado em uma sexta-feira, que ficou conhecida como Sexta-feira da Paixão. A combinação desses dois elementos pode ter contribuído para a associação da sexta-feira 13 com azar.
No cristianismo é relatado um evento de má sorte em 13 de outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
"Na numerologia, o número 13 não tem nada relacionado ao azar ou sorte, mas, sim, a chance de recomeços. Ele se relaciona com um sistema organizado de início e término de ciclos, e, além disso, representa em sua perfeição força, determinação, fé e mudanças benéficas", afirma a espiritualista Juliana Viveiros.
O que acontece no mundo espiritual na sexta-feira 13?
A sexta-feira 13 desperta crenças ambíguas de sorte e azar. Numerologia indica recomeços e força. Simpatias em alta: consultores esotéricos revelam rituais para amor e desejos na data mística. Aproveite a energia para atrair o que deseja.
Qual é o significado espiritual da sexta-feira 13?
Para alguns, ele é visto como um presságio negativo, especialmente quando associado à sexta-feira 13, uma data carregada de superstições. No entanto, para outros, o número 13 representa energias positivas e transformadoras, sendo considerado um "número da sorte" que pode trazer mudanças favoráveis.
"E no amor, a sexta-feira 13 pode representar a chegada de coisas boas, pelo menos no que depende das simpatias. Sempre mantenha em mente a visualização de momentos felizes, a emissão de boas energias e a confiança na eficácia de cada ritual ou simpatia enquanto os realiza.
A lenda deu significado a superstição de que um encontro com 13 pessoas terminaria em tragédia. A explicação mais aceita, no entanto, é a demonização do dia promovida pela Igreja Católica. A crença pagã tinha a sexta-feira como dia de devoção aos deuses e o número 13 era considerado milagroso.
A teoria do azar do numeral é intensificada no cristianismo por se tratar do livro que descreve o anticristo, responsável pelo fim dos tempos. A Bíblia evidencia o doze como o numeral da perfeição diversas vezes, seguido pela divergência do treze.
Qual é o significado da sexta-feira 13 para os cristãos?
Já no Cristianismo, a sexta-feira 13 remete à paixão de Jesus. Em sua última ceia, eram 13 pessoas presentes (incluindo Cristo), e a crucificação teria ocorrido em uma sexta-feira. Ademais, no livro de Apocalipse, o último da Bíblia, o fim do mundo começa no capítulo 13.
A relação é porque a sexta é considerado um dia em que coisas ruins podem acontecer, ao mesmo tempo que o 13 é o número do azar. Juntando um com o outro, a mística foi construída na cultura ocidental. Porém, há pessoas que tem realmente medo só de ouvir falar no dia.
"Vejo o 13 como um número abençoado e a sexta-feira é destinada ao nosso mestre Jesus Cristo e dia de Oxalá na umbanda, portanto, um dia de muito amor, carinho e oração", diz a especialista.
A sexta-feira 13 é uma data cercada de mistérios, superstições e crenças populares que a associam ao azar e a eventos sobrenaturais. Embora muitas pessoas levem a sexta-feira 13 a sério, outras encaram a data com humor ou como uma oportunidade para brincar com a ideia de azar.