2 Triângulo Retângulo É um triângulo que possui um ângulo reto, isto é, um dos seus ângulos mede noventa graus, daí o nome triângulo retângulo. Como a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180 graus, então os outros dois ângulos medem 90 graus.
Retângulo. A principal característica desse triângulo é a presença do ângulo reto (que mede 90 graus). O lado que se opõe ao ângulo reto se chama hipotenusa e os dois outros são denominados cateto adjacente e cateto oposto.
Então, nós temos aí o retângulo, e o retângulo também tem ângulo de 90 graus, você percebe que todos os ângulos aqui no retângulo, têm todos a mesma medida, todos os ângulos retos, então o retângulo tem sim ângulo reto envolvido.
A) Triângulo equilátero é aquele que possui todos os ângulos medindo 90º. B) Triângulo isósceles é aquele que possui todos os lados diferentes. C) Triângulo acutângulo é aquele que possui exatamente um ângulo agudo.
Como é chamado o triângulo com dois ângulos retos?
Características do triângulo retângulo
O triângulo retângulo é um polígono que possui dois ângulos agudos e um ângulo reto. Além disso, os seus lados recebem nomes específicos, o maior deles é conhecido como hipotenusa, que sempre fica de frente ao ângulo reto, os outros dois lados são chamados de catetos.
CLASSIFICAÇÃO dos TRIÂNGULOS quanto às medidas dos LADOS e ÂNGULOS | Matemática Básica | #04
Como é chamado o ângulo reto?
Ângulo reto: Um ângulo reto é um ângulo cuja medida é exatamente 90 graus. Assim os seus lados estão localizados em retas perpendiculares. Ângulo obtuso: Um ângulo cuja medida está entre 90 graus e 180 graus.
Todo triângulo possui três vértices, três lados e três ângulos. Em todo triângulo, o lado maior é oposto ao ângulo maior e o lado menor é oposto ao ângulo menor. A soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é 180°.
Conhecemos como triângulo equilátero o triângulo que possui três lados congruentes, ou seja, todos os seus lados possuem as mesmas medidas, e, por isso, ele tem propriedades específicas e importantes de serem aprendidas.
1 – Triângulo escaleno: triângulo que possui todos os lados com medidas diferentes. 2 – Triângulos isósceles: triângulo que possui dois lados com medidas iguais. 3 – Triângulo equilátero: triângulo que possui todos os lados com medidas iguais. 4 – Triângulo acutângulo: possui todos os ângulos internos menores que 90°.
Retângulo é um quadrilátero cujos ângulos internos são todos retos. Dessa definição podemos extrair algumas informações: retângulos são polígonos (são quadriláteros) e, por isso, são formados por segmentos de reta que não se cruzam, além de não possuírem qualquer abertura.
Os ângulos da base de um triângulo isósceles são sempre congruentes. Vejamos, a seguir, uma aplicação dessa propriedade: Exemplo: um triângulo isósceles possui o ângulo oposto à base medindo 70º, encontre o valor dos seus outros dois ângulos. Dessa forma, os ângulos da base medem 55° cada.
Um triângulo é conhecido como equilátero quando ele possui a medida dos três lados congruentes, assim, consequentemente, os seus ângulos internos também são congruentes. Como a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre igual a 180º e os ângulos são iguais, ao dividirmos 180º por 3, chegaremos a ângulos de 60º.
Conhecemos como bissetriz a semirreta interna de um ângulo traçada a partir de seu vértice, dividindo-o em dois ângulos congruentes. A bissetriz é a semirreta que divide um ângulo em dois ângulos congruentes.
Se eu tenho uma reta como essa e outra reta assim, um ângulo reto aqui, na realidade, todos esses teriam que ser ângulos retos. Isso significaria que essa reta, se essa reta estivesse no chão, essa reta é perpendicular em relação a essa reta aqui. Então, isso que um ângulo reto significa.
Todos os ângulos externos que constituem um triângulo equilátero medem 120°. Sendo o ângulo externo e o interno suplementares a soma de ambas as medidas é equivalente a 180°e qualquer ângulo externo mede 120°.
Já o ângulo raso é a quando a medida tem exatamente 180°. Outros modelos de ângulos são os complementares e suplementares, que são o resultado da soma de dois ângulos que resultem em 90° ou 180°. Ângulo complementar é a soma que resulta em 90°.