Em música utilizamos o TOM como unidade de medida de altura (altura aqui não significa volume, mas sim o quanto a nota é grave ou aguda). Para exemplificar: a distância de DÓ para RÉ é de 1 TOM. Pronto!
A nota musical Mi bemol é a nota meio tom abaixo de Mi. Em notação musical, o Mi bemol escreve-se adicionando um bemol (♭) ao Mi. No piano, o Mi bemol situa-se na tecla da direita de cada grupo de duas teclas pretas.
Baixo é o tipo de voz mais grave e rara masculina, e tem o menor alcance vocal de todos os tipos de voz. Apoiando-se na caixa torácica, o cantor pode desenvolver as mais profundas sonoridades.
O tom é definido como a qualidade que torna possível julgar um som como “mais alto” e “mais baixo” em associação com melodias musicais. As frequências das ondas sonoras (criadas a partir de vibrações) são medidas em hertz ou Hz.
A voz contralto é um tipo de voz raro. Trata-se da voz feminina mais grave que existe. Geralmente algumas cantoras classificadas como Mezzo-Soprano conseguem se desenvolver tecnicamente alcançando o nível contralto, mas não é natural.
Um semitom corresponde à diferença de altura entre duas teclas adjacentes do piano (uma branca e a preta adjacente, ou duas brancas quando não há uma preta entre elas). Também é o intervalo entre duas notas produzidas ao apoiar o dedo sobre duas casas adjacentes na mesma corda de uma guitarra, por exemplo.
Existem 12 tonalidades diferentes, ou seja, 12 escalas maiores e menores (escalas que não vamos debater nesse artigo) que geram novos tons: As tonalidade mais usadas são: Dó, Réb, Ré, Mib, Mi, Fá, Solb, Sol, Láb, Lá, Sib e Si.
A razão pela qual as pessoas usam afinação meio tom abaixo é geralmente porque sentem que seus vocais se adaptam melhor à faixa um pouco mais baixa disponível. Por exemplo, o acorde "mais baixo" que você pode tocar na afinação padrão é um E aberto. Meio tom abaixo permite que você toque um Eb em vez disso.
As notas baixas são aquelas que estão localizadas nas linhas inferiores e espaços inferiores do pentagrama, representando frequências mais baixas e sons mais graves. No caso de um instrumento de cordas, como um contrabaixo, as notas baixas são aquelas que são tocadas nas cordas mais grossas e mais longas.
Sol maior. Sol maior (abreviatura no sistema europeu Sol M e no sistema americano de cifras G) é a tonalidade que consiste na escala maior de sol, e contém as notas Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá sustenido e, Sol.
Na notação musical atual existem quatro claves: Dó, Fá, Sol e neutra/rítmica, que permitem a escrita para instrumentos/vozes que possuem tessituras diferentes (como graves e os agudos) evitando uso das linhas suplementares.
Também conhecido como meio-tom. Exemplo: C – C# = Representa 1 Semitom a distância entre C e C#. E – F = Representa 1 Semitom a distância entre E e F, afinal, o E “não possui” sustenido (#).
Baixo-barítono capaz de alcançar agudos de tenor, Tim manteve a potência vocal ao longo das décadas, mesmo em meio aos muitos excessos de uma vida boêmia. Sua capacidade de brincar com as notas e criar uma coloração muito própria, muito única, para a voz o torna reconhecível nada mais soarem as primeiras sílabas.
Uma das principais razões para a raridade dos contraltos é que o termo "contralto" geralmente se refere a uma combinação específica de extensão, timbre e tessitura, além de outros tipos de voz "gerais" (em contraste, "soprano" ainda pode representar uma ampla variedade de timbres e tessituras através de diferentes sub- ...
Si bemol menor (abreviatura no sistema europeu: Si♭ m; sistema americano: B♭m) é uma escala menor baseada no si bemol, e que consiste das notas si bemol (B♭), dó (C), ré bemol (D♭), mi bemol (E♭), fá (F), sol bemol (G♭), lá bemol (A♭) e si bemol (B♭).
O acorde maior de Lá sustenido (abreviado A# em inglês ou Lá#major em português) é uma tríade constituída pelas notas Lá♯, Dó, e Mi♯. Os intervalos do acorde são a tónica (Lá♯), a terceira maior (Dó), e a quinta perfeita (Mi♯).