Os acessórios usados na limpeza são grandes causadores de riscos nos porcelanatos Supergloss e Polidos. Muito comum as pessoas usarem o produto correto, mas pecarem na hora de escolher o acessório e danificam o porcelanato com espojas verdes e vassouras impróprias.
Produtos que você deve evitar aplicar no porcelanato são a água sanitária, o alvejante e o sabão em pó, pois são abrasivos e podem riscar ou manchar ainda mais o revestimento.
Porcelanato risca? Como é conhecido pela resistência, muita gente não sabe, mas o porcelanato risca sim. Apesar de ser robusto, se sofrer atrito ou entrar em contato com um produto abrasivo, o material tende a ter danos que variam em intensidade. Resumidamente, o risco em porcelanato pode ser superficial ou profundo.
Mas a fricção de um material abrasivo sobre o revestimento causa riscos, que podem ser superficiais ou profundos. Os superficiais tendem a sair facilmente com um produto de limpeza, como o saponáceo cremoso. Já os profundos causam danos irreversíveis.
Estamos falando de itens como cera, água sanitária, amoníaco ou outros produtos com componentes abrasivos, coisas que devem ser evitadas quando você tem porcelanato na sua residência. Além disso, cuidado com acessórios de limpeza como esponjas de aço e escovas de mão com cerdas muito grossas.
Objetos de característica áspera podem causar inúmeros estragos na superfície do porcelanato. Sabendo disso, tome cuidado com esponjas muito duras ou grosseiras, lãs de aço (como o Bombril) ou a vassoura, no caso de revestimentos mais brilhantes e “sensíveis”.
Retirar o excesso de poeira faz toda diferença, você pode usar um aspirador de pó ou uma vassoura de pelos, para não correr o risco de arranhar o piso. Em seguida, umedeça um pano macio em uma mistura de uma colher de sobremesa de detergente neutro para cinco litros de água e passe sobre a superfície do porcelanato.
Além disso, a limpeza com o vinagre é uma ótima opção de manutenção no dia a dia para deixar o seu piso sempre brilhante e com aspecto de novo. E, se quiser deixar o ambiente perfumado depois da limpeza, você também pode passar um pano com essa solução: 1 copinho do amaciante de que você mais gosta em 1 litro de água.
Para limpar porcelanato, dilua sabão neutro em água. Saponáceo com cloro ativo, usado corretamente, limpa mais profundamente sem danificar. Aplique a solução de água morna com CIF Cremoso em pequenas áreas (1-2 m²), esfregando com a parte não abrasiva da esponja em movimentos circulares.
Sabão e saponáceos em pó também devem ser evitados, já que os granulados podem danificar e arranhar as superfícies dos porcelanatos, assim como as escovas e esponjas com cerdas de aço, além de torná-los mais lisos, podendo causar acidentes.
Use cera específica para pisos de madeira, com uma pequena quantidade sobre o risco com um pano limpo. Então, esfregue suavemente até que o arranhão seja menos perceptível. A cera ajuda a preencher os riscos e dá um brilho renovado ao piso.
Alguns tipos de porcelanato são mais resistentes a riscos do que outros. Por exemplo, o porcelanato técnico (que pode ter acabamento polido ou acetinado), é mais resistente a riscos do que o esmaltado, visto que não possui uma camada de esmalte na superfície.
Se você tem cera automotiva em casa, além de aplicar para polir o carro, também pode ser útil na tarefa de tirar risco de porcelanato. Aplique um pouco de cera em um pano seco e esfregue sobre o risco até sair. Antes de aplicar o produto, limpe o piso com pano úmido e depois com pano seco. Não use materiais abrasivos.
O melhor jeito de limpar o porcelanato sempre é a mistura de água e detergente neutro passada sobre a superfície com um pano limpo. Antes de mais nada, é importante tentar essa solução para ver se o aspecto “encardido” não é só uma sujeira acumulada. Vinagre: Aplique vinagre branco (de álcool) no rejunte.
Atenção: nunca use escovas/esponjas de cerdas duras e produtos abrasivos, como ácido e soda cáustica, no porcelanato polido, pois eles podem alterar permanentemente o brilho de sua superfície.
A regra de ouro nesse caso é: por mais sujo que esteja o porcelanato, não use produtos abrasivos! Materiais como tíner, ácidos, querosene, cloro, cera, aguarrás, álcool, água sanitária, vinagre, amoníaco, palha de aço, escovas e esponjas duras podem danificar a superfície de maneira irreversível.
A impregnação se dá dentro do material e portanto, por alguns fatores de compactação durante a fabricação, podem gerar uma espécie de névoa, embaçado ou aspecto engordurado, a chamada Baixa Negativa, por técnicos dos fabricantes.
Para recuperar o porcelanato danificado, faça uma limpeza profunda no piso e, logo após, o polimento, a cristalização e a impermeabilização do porcelanato. Dependendo do dano, a melhor opção é contratar ajuda profissional.
“Se você cuida bem do seu porcelanato, ele pode durar mais de 20 anos. Se você não previne riscos, usa produtos de limpeza que não são indicados e não faz uma boa manutenção, esse tempo de vida pode reduzir e muito”, comenta Vanderlei Generoso Alves, gestor do departamento de assistência técnica da Rox Cerâmica.