A análise estatística da campanha do Timão no Brasileiro mostra que a equipe do Parque São Jorge é a terceira com mais probabilidades de ser rebaixada para a Série B do ano que vem. De acordo com os matemáticos, o Corinthians tem 46,8% de chances de disputar a segunda divisão do futebol nacional em 2025.
Após bater o rival Palmeiras pela 32ª rodada e subir para a 13ª posição, o Timão tem agora apenas 3,6% de chance de terminar em 17º lugar e 1,3% de ficar em 18º, posições que resultariam na queda para a Série B.
Qual é a chance do Corinthians ser rebaixado esse ano?
Agora, com o resultado positivo, a probabilidade do Timão ser rebaixado saiu de 44,3% para 25,2%, de acordo com levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
TIMÃO ELIMINADO DA LIBERTA ! Barcelona SC 3 x 0 Corinthians I Melhores Momentos - Libertadores 2025
O que o Corinthians precisa fazer para não cair?
Matematicamente, somar 20 pontos obrigará o Corinthians a vencer pelo menos quatro vezes. Nesse caso, teria que empatar outras oito e poderia perder uma. Se vencer cinco partidas - mesmo número de vitórias do time nas primeiras 25 rodadas -, o time teria que empatar outras cinco, podendo perder três.
O Corinthians não cairá para a Série B em 2024. Segundo o departamento de matemática da UFMG, o clube não tem mais chances matemáticas de rebaixamento. O feito foi confirmado com a vitória sobre o Vasco, por 3 a 1, na Neo Química Arena, em São Paulo, neste domingo (24).
Quantos pontos o Corinthians precisa para não ser rebaixado?
O clube alvinegro precisa conquistar dez dos 21 pontos que ainda estão em disputa. A conta é baseada nas últimas edições do torneio. Com exceção do Coritiba em 2009, nunca um clube que somou essa pontuação ao término do Brasileirão jogou a Série B no ano seguinte.
Quem tem mais chance de cair para a Série B esse ano?
Três campeões do Campeonato Brasileiro chegarão à última rodada com chances de rebaixamento à Série B: Atlético-MG, Fluminense e Athletico-PR. Segundo a matemática, porém, a maior probabilidade de queda é do Red Bull Bragantino, que se juntaria a Criciúma, Cuiabá e Atlético-GO, que já caíram.
Diante disso, os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizaram um levantamento com a pontuação necessária para se safar da queda. De acordo com o números, 38 pontos ou menos cravam a queda de qualquer time. No momento, 49 garantem qualquer clube de permanecer na Série A.
Quantas vezes o Corinthians foi rebaixado para a Série B?
Há 16 anos, o Corinthians viveu seu primeiro e único rebaixamento na história, em 2007. Na ocasião, o clube concluiu a competição com dez vitórias, 14 empates e 14 derrotas, que o levou a ocupar a 17ª colocação, com um ponto atrás do Goiás, que se salvou da Série B na época.
E foi isso o que aconteceu na última segunda-feira, na Arena Pantanal. Mesmo sem jogar bem, o Corinthians bateu o Cuiabá por 1 a 0, fora de casa, deixou o Z4 e respirou às vésperas de jogos importantíssimos contra o Racing e Palmeiras.
Os quatro rebaixados da Série A, por sua vez, foram definidos até o dia 8 de dezembro, quando aconteceu a rodada derradeira da primeira divisão, que decretou o rebaixamento do Athletico-PR. Criciúma, Cuiabá e Atlético-GO, entretanto, amargaram o descenso com rodadas de antecedência.
O que o Fluminense precisa para não ser rebaixado?
O Fluminense precisa, basicamente, vencer ou empatar contra o Palmeiras na última rodada para se livrar do rebaixamento, sem depender de outros resultados.
Segundo a instituição, o Tigre tem 98,2% de chances de queda, enquanto o Massa Bruta aparece com 79,5%. O Fluminense é outro com possibilidades consideráveis: 19,5%. Athletico-PR, com 2,2%; e Atlético-MG, com 0,56%; também seguem ameaçados.
Os 12 times que permaneceram foram: Náutico, CSA, Figueirense, Tombense, Confiança, ABC, Caxias, Floresta, São Bernardo, Londrina, Ypiranga e Botafogo-PB. Os quatro clubes rebaixados da Série B se juntam aos clubes: Ponte Preta, Guarani, Ituano e Brusque.