Dentre estes, temos: isolamento das aves do ninho, com ração à vontade e luz durante 24 horas, durante dois dias; imersão da ave choca duas vezes, por alguns segundos em um balde com água fria. Todos os métodos utilizados visam interromper através do medo a secreção dos hormônios responsáveis pela condição do choco.
- Persistindo o choco, há um método popular que consiste em mergulhar a ave em água com temperatura de aproximadamente 2 graus abaixo da temperatura ambiente, molhando suas penas e pele, e depois soltá-la no terreiro junto com as outras.
UTILIZAÇÃO DE DIPIRONA COMO ANTIPIRÉTICO EM GALINHAS CHOCAS
Fernando ,vc vai causar doenças serias,no sistema digestivo das aves o principal é o figado ,o ideal e voce levantar o pé direito do aviário e aumentar a ventilação,ou alimentar os nebulizadores com água refrigerada.
Para extinguir o “choco”, basta prender a perua em uma gaiola com água e comida, longe do ninho, ocorrendo em poucos dias. Caso o produtor opte pela incubação natural, ele deverá evitar que mais de uma perua ponha ovos no mesmo ninho.
Este medicamento é, portanto, indicado para Aves e Suínos. Assim, ele atua agindo nos sintomas estados febris e inflamatórios em consequência de viroses e bactérias ou em reações vacinais.
O termo "choca" refere-se ao comportamento da galinha após a postura dos ovos, quando ela se prepara para incubá-los e dar continuidade ao desenvolvimento dos pintinhos.
No início, a galinha senta-se em cima dos ovos, durante 21 dias, para os chocar. Depois de sair o pinto, é muito pequeno e vai levar 2 meses até conseguir andar com segurança e sem muita ajuda da galinha. Durante estes 2 meses, muitos pintos morrem por causa da fome, do frio e dos predadores.
Se, por um descuido qualquer, houver o aparecimento de choco, podemos utilizar alguns artifícios para interromper tal estado. Dentre estes, temos: isolamento das aves do ninho, com ração à vontade e luz durante 24 horas, durante dois dias; imersão da ave choca duas vezes, por alguns segundos em um balde com água fria.
Quanto tempo depois do choco a galinha volta a botar?
Depende da raça. Se ela for uma poedeira, pode levar de 6 a 8 semanas para começar a botar ovos novamente; algumas podem ainda estar no "modo mamãe" quando começarem a botar novamente.
No contexto de relacionamentos e gírias sobre safadeza, a expressão "galinha choca" pode ser usada de forma humorística ou pejorativa para se referir a alguém que está sempre "chocando" (ou seja, mantendo) um interesse romântico ou sexual, mas sem agir efetivamente sobre ele.
A galinha choca precisa sair do ninho, diariamente, por dez a 15 minutos. A choca também precisa umedecer os ovos, para isso, ela deve molhar as penas. Os pintos vão nascer após 21 dias de choco.
As piores vilãs para a criação de perus, ou seja, aquelas que podem sim comprometer o sucesso da criação, são as galinhas. Elas transmitem doenças como a entero-hepatite, uma das mais graves para os perus. Respeitando essa premissa, não haverá contaminação da criação de perus seja por vírus ou bactérias.
A posição "galinha choca" é uma expressão popular que se refere a uma posição sexual. Nessa posição, a pessoa que está por cima se agacha sobre a outra, semelhante à maneira como uma galinha se senta sobre seus ovos para chocá-los.
O médico-veterinário Cristiano Nicomedes, mestre em medicina veterinária e pós-graduado em clínica cirúrgica de pequenos animais, explica também que alguns medicamentos utilizados em seres humanos podem ser tóxicos para os pets. Por isso, vale valorizar a segurança das formulações veterinárias.
Trinta minutos após uma única dose foi observada redução acentuada na febre com ambas as drogas. A dipirona pareceu ser significativamente superior ao paracetamol, 1,5 h a 6 h após a ingestão da droga. O início da ação foi a mesma com ambas as drogas, mas o efeito atipirético durou mais tempo com a dipirona.
Pode ser aplicada pela via intramuscular ou endovenosa. Administrar a cada 12 horas até o desaparecimento dos sintomas ou a critério do médico veterinário, de acordo com a dosagem abaixo: Bovinos, caprinos, equinos, ovinos e suínos- 1ml para cada 10kg de peso (50mg/ kg).