Datas comemorativas do mês de agosto. Agosto é considerado o mês mais demorado do ano por várias pessoas. Primeiro, porque tem 31 dias e, segundo, por não ter feriados.
O mês de agosto conta com 31 dias e muito se fala que este é o mês mais longo do ano, então aproveitando essa deixa, iremos destacar o que este grande mês é dedicado e é através dele que temas importantíssimos são discutidos e aprofundados em todo o mundo.
Mês do desgosto: confira algumas datas de mau agouro
Início da 1ª Guerra Mundial (1º de agosto de 1914); ataque nuclear a Hiroshima e Nagasaki (6 e 9 de agosto de 1964); construção do muro de Berlim (13 de agosto de 1961); conquista do poder na Alemanha por Adolf Hitler (2 de agosto de 1934).
Este ano, Mercúrio Retrógrado em Virgem acontece até 28 de agosto. Contudo, essa não é uma exclusividade de 2024. Frequentemente, agosto coincide com períodos em que planetas como Mercúrio, Marte ou Saturno estão em movimento retrógrado.
Uma outra investigação, feita pelo jornal The Washington Post, também com base nos dados do CDC, corrobora a mesma ideia, de que o mês de janeiro é o mais mortal do ano. Houve 40 mil a 60 mil mortes a mais em janeiro, do que em agosto ou em setembro, durante 15 anos, de 1999 a 2014.
1º de janeiro. O dia que abre o ano, a cada 365 dias, é o que contém a menor proporção de nascimentos no Brasil, em relação à média diária, segundo dados do Sinasc. A taxa de nascimentos em 1º de janeiro é 12,43% menor que a média diária nacional, colocando o dia em 10º lugar.
O mês de agosto é, na pedagogia da Igreja, o mês vocacional, assim como junho o é do Coração de Jesus e setembro o da Bíblia. Somos chamados à vida pelo nascimento e ao discipulado pela vocação. Contudo, deve ser sempre muito claro, que a primeira vocação de todos é o chamamento à santidade.
Brasileiros nascem mais entre março e maio, mas razão intriga cientistas. Há uma questão científica ainda sem resposta nas estatísticas de nascimento do Brasil. Os brasileiros nascem mais entre março e maio, nove meses após o inverno.
Para evitar um desalinhamento entre as estações e o calendário, adiciona-se um dia extra a cada quatro anos, sempre em fevereiro, justamente por este ser o menor mês.
A mãe de Angélica Gusmão de Freitas, 44 anos, sabia que daria à luz entre fevereiro e março, mas não podia adivinhar que seria no dia mais raro do calendário. A probabilidade de um bebê nascer em 29 de fevereiro é de uma em 1.461.
Já a sazonalidade por mês de nascimento se manteve, ou seja, março, abril e maio registram as maiores ocorrências, enquanto outubro e novembro, as menores.
De acordo com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais (Recivil), todas as pessoas nascidas no dia 29 de fevereiro devem ser registradas nesta mesma data.
São tantos e tão marcantes os fatos que abalaram o mundo, que se criou uma superstição em torno deste mês, definido por muitos como o mês do desgosto. Com a chegada de agosto, cresce a expectativa de que coisas ruins vão acontecer, principalmente para aqueles que fazem aniversário neste mês.
Atenção - Agosto é a época de reprodução dos escorpiões. O mês de agosto é a época de reprodução dos escorpiões, período em que as fêmeas têm maior concentração de veneno. Por isso, o cuidado e a prevenção devem ser redobrados.
Em diversas regiões, agosto é sinônimo de extremos climáticos, seja pelo calor escaldante ou pelo pico da temporada de furacões e tempestades. Essa natureza volátil do clima pode ter contribuído para a ideia de que o mês traz consigo uma aura de infortúnio.