A energia do sol é produzida pelas fusões nucleares de átomos de hidrogênio no núcleo da estrela e se propaga pelo espaço em ondas eletromagnéticas até chegar à Terra, sendo vital para a vida em nosso planeta, além de uma fonte renovável para geração de eletricidade e calor.
Qual é o combustível do Astro-Rei? Nós te respondemos! Trata-se do hidrogênio que, para tal missão, se funde com o calor do núcleo em uma reação bem parecida com um reator atômico. O que vem a seguir é a transformação do hidrogênio em hélio, o que produz 40 milhões de megatons de energia por segundo.
A Energia do Sol provém das reações de fusão nuclear entre átomos de hidrogênio e Hélio. Essas reações ocorrem no núcleo da estrela e a energia gerada é propagada por convecção até a superfície solar. É o tempo necessário para o sol fornecer a quantidade de energia consumida em um ano pela humanidade.
O Sol é movido a hidrogênio, que se funde no calor do seu núcleo numa reação parecida com um reator atômico. Ele transforma hidrogênio em hélio. “A estrela produz 40 trilhões de megatons de energia por segundo”, diz o astrônomo Augusto Damineli, do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo.
Nesse processo impressionante, o Sol transforma 700 milhões de toneladas de hidrogênio em 695 milhões de toneladas de hélio a cada segundo, liberando energia na forma de raios gama que, por fim, são transformados na luz e no calor que recebemos.
A reação que ocorre no Sol é chamada de cadeia próton-próton. Esse é um processo que acontece em três partes e o resultado final dita que 4 prótons (núcleos de hidrogênio ionizado, ou seja, átomos de hidrogênio com um elétron a menos) são consumidos para formar um núcleo de hélio.
O Sol produz energia transformando hidrogênio em hélio no seu núcleo, através de uma reação cujo resultado líquido é a fusão de 4 prótons em um núcleo de hélio. 4H He 2e 2 . Portanto 0,7% (7 milésimos) da massa que entra na reação é transformada em energia.
Um combustível é constituído, sobretudo de hidrogênio e carbono, tendo o hidrogênio o poder calorífico de 28700Kcal/kg enquanto que o carbono é de 8140Kcal/kg, por isso, quanto mais rico em hidrogênio for o combustível maior será o seu poder calorífico.
A zona convectiva tem uma temperatura média de 2 milhões de kelvin. A superfície do Sol, por sua vez, chamada de fotosfera, apresenta uma temperatura média de 5778 de kelvin.
A maior parte da vida de uma estrela, cerca de 90%, cabe exatamente na sequência principal. "A expectativa de vida estimada do Sol é de 10 bilhões de anos. O Sol já existe há cerca de 4,5 bilhões de anos, e vai viver por um período aproximadamente igual", afirmou Kuznetsov.
A energia do sol é produzida pelas fusões nucleares de átomos de hidrogênio no núcleo da estrela e se propaga pelo espaço em ondas eletromagnéticas até chegar à Terra, sendo vital para a vida em nosso planeta, além de uma fonte renovável para geração de eletricidade e calor.
A energia solar é proveniente da luz e do calor do Sol, os quais são convertidos em eletricidade. Existem dois tipos de energia solar: fotovoltaica e térmica. A energia solar é uma fonte renovável utilizada para gerar energia por meio de painéis fotovoltaicos.
Então, o que faz com que o Sol queime sem parar? O Sol opera com um processo completamente diferente, chamado fusão nuclear, que ocorre sem a necessidade de oxigênio.
Atualmente, cientistas sabem que o hélio-3 é amplamente encontrado no espaço sideral, especialmente na Lua. “O hélio-3 só é produzido através de colisões com partículas muito energéticas que vêm do espaço, depois de um tempo ele vai decaindo na Terra e é absorvido pelas camadas superiores.
Chile. O país sul-americano, considerado uma das mecas da energia solar, foi o primeiro da região a apresentar uma "Estratégia Nacional de Hidrogênio Verde" em novembro de 2020.
Qual é o combustível líquido obtido de fonte renovável que depende do sol?
A afirmação é correta e se refere ao etanol, um combustível líquido renovável produzido a partir da cana-de-açúcar, que depende do sol para seu crescimento.
O maior poder calorífico dos combustíveis líquidos é o do diesel, que gera 9.160 kilocalorias por litro. Uma curiosidade em relação a isso é que o poder calorífico em massa da gasolina é superior ao diesel (11.230 contra 10.830), porém o litro deste rende mais devido à sua maior densidade (0,85 kg/l contra 0,72 kg/l).
Enquanto o núcleo do Sol se contrai para fundir hélio, as camadas ao redor do núcleo (pensemos no interior do Sol como se fosse uma cebola) queimarão hidrogênio, que as aquecerá e as levará a se expandir enormemente. É por isso que essa fase é chamada de gigante vermelha.
A verdadeira cor do Sol é branca, pois essa estrela emite luz em todo o espectro visível. A atmosfera terrestre espalha certas cores, criando tons amarelados e avermelhados.
Lâmpadas de Espectro Completo As lâmpadas de espectro completo são projetadas para simular a luz solar, reproduzindo o espectro luminoso completo que o sol oferece. Essas lâmpadas são uma opção popular em ambientes internos onde a luz natural é escassa.