As apresentações ocorrem às sextas-feiras, às 21h; sábados às 17h e 21h e domingos às 16h e 20h. “Clara Nunes – A Tal Guerreira” é apresentado pelo Ministério da Cultura e Petrobras, tem patrocínio da Oncoclínicas e apoio da Faculdade São Leopoldo Mandic.
“Clara Nunes – A Tal Guerreira” chega ao Teatro Renault já consagrado: o musical venceu duas categorias do Prêmio Destaque Imprensa Digital (DID) de 2024 — Atriz Coadjuvante, pela atuação de Carol Costa como Bibi Ferreira, e Destaque Musical Brasileiro.
O musical é uma emocionante homenagem a uma das maiores e mais queridas cantoras do Brasil: Clara Nunes. 🎶 | 07, 08 e 09 de março | Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 17h | Classificação: Livre | Duração: 75 minutos 🎫 Ingressos a partir de R$20 disponíveis no link da bio! #TeatroRiachueloRio #musical #ClaraNunes.
Clara Nunes era filha de Ogum com Iansã e frequentava terreiros de umbanda e de candomblé. Com suas músicas, ela exaltou deuses das religiões africanas e as tradições quilombolas.
Entre 1975 e 1983, Clara foi casada com o compositor Paulo César Pinheiro, autor de inúmeros hits gravados por ela. Dentre suas inúmeras canções que se tornaram populares estão: “Canto das Três Raças”, “O Mar Serenou”, “A Deusa dos Orixás”, “Guerreira”, “Conto de Areia”, “Morena de Angola”, entre muitos outros.
Clara Nunes, a Tal Guerreira - 'Canto das Três Raças'
Clara Nunes apoiou a ditadura militar?
Documento confidencial do Centro de Informações do Exército, datado de 1971, menciona Clara Nunes em uma lista de artistas que colaboravam com a ditadura militar de 1964 (mais precisamente, segundo o documento, artistas que "se uniram à Revolução de 1964 no combate à subversão" ou "estão sempre dispostos a uma efetiva ...
Estudiosa dos ritmos brasileiros, nomeada baiana honorária, converteu-se ao candomblé. Ora se dizia filha de Ogum e Iansã, ora afirmava ser filha de Oxum e Xangô. Clara Nunes não teve filhos, mas, com o marido Paulo César Pinheiro, fundou um teatro que leva seu nome no Rio.
No início de 1970, Clara Nunes esteve no foco das revistas e jornais de fofocas. Entre o III Festival Universitário de Música Brasileira e o V Festival Internacional da Canção, a mídia da época publicou que Clara curtia um romance com o sambista Martinho da Vila.
No momento em que Clara fala desses orixás, os figurinistas que os representam são focalizados pela câmara, mostrando Oxum e Iemanjá se admirando no espelho que carregam na mão, evidenciando a vaidade dessas duas deusas.
A discografia de Clara Nunes, uma cantora e compositora brasileira de samba, MPB, ijexá e forró, consiste em 16 álbuns de estúdio, 92 compactos simples e uma coletânea.
Clara Nunes morreu aos 40 anos de idade por insuficiência cardíaca decorrente de uma anestesia realizada durante uma cirurgia para retirar varizes. Portelense de coração, foi homenageada dando nome a rua onde fica a quadra da escola em Madureira.
Onde acontece o musical Clara Nunes a Tal Guerreira?
O musical faz curta temporada no Teatro Bravos, localizado no Complexo Aché Cultural - que também abriga o Instituto Tomie Ohtake - em São Paulo, com estreia marcada para o dia 02 de agosto.
Qual o time que a cantora Clara Nunes torcia quando estava viva?
No dia em que o clube completa 103 anos de fundação, o ge conta como uma das vozes mais marcantes da música brasileira se tornou torcedora do Cruzeiro. Foi no bairro Renascença, em Belo Horizonte, que a jovem Clara Nunes conheceu uma das maiores influências no início da carreira.
Durante um período em que morou na capital Belo Horizonte, Clara Nunes deu início à carreira musical em programas de rádio locais. Nessas apresentações, a voz potente passou a fazer sucesso entre os ouvintes mineiros.
“Ela morreu porque teve um choque anafilático, reação alérgica a uma substância que até hoje não se sabe qual é”, continua. Não poderia ser inseminação artificial, porque Clara se submetera em 1979 a uma histerectomia (remoção do útero), após três abortos espontâneos.
Bibi e Clara Nunes eram grandes amigas, tornando essa homenagem ainda mais especial. Não percam essa celebração imperdível dessas duas grandes lendas da cultura brasileira! 🌊 CURTA TEMPORADA!
A causa mortis apresentada no atestado de óbito da cantora foi "hipersensibilidade ao halotano", gás administrado durante a cirurgia como anestésico. Clara Nunes no início dos anos 80.