A goiaba é uma fruta sem acidez e está sendo estudadas as formas de molhos salgados e agridoces que, possam substituir os ketchups e molhos de tomates – assim ajudam pessoas que tem intolerância a acidez.
No que se trata dos sucos de goiaba, estes apresentaram valores de pH na faixa de 3,10 a 3,83. A acidez expressa em ácido cítrico, situou-se entre os valores de 0,16 e 0,36 g/100g.
(1971) afirmam que o mamão solo apresenta um pH entre 4,5 a 6,0, enquanto DRAETTA et al. (1975) determinaram para o mamão comum um pH variável de 4,8 a 5,8.
GOIABA SUBSTRATO COM PH EM 6,8 A 7 PARA GOIABA E OUTRAS FRUTÍFERAS #SítioGilSat
Qual é o pH da banana?
O pH da polpa da banana verde tende a oscilar entre 5,0 e 5,6, enquanto que para a fruta madura esse valor cai para 4,2 a 4,7 (MATSUURA; FOLEGATTI, 2001).
Outro fator importante para a caracterização da maçã é o pH, visto que há uma variação entre 3,2 e 3,8, neste parâmetro, para diferentes cultivares produzidas no exterior (LA BELLE, 1981).
O café é considerado uma bebida ácida, pois tem um pH entre 4,5 e 6, dependendo de vários fatores, como o local de cultivo, o processo de pós-colheita, a torrefação e a moagem dos grãos.
O araçá-pera é um fruto suculento (85,85% de umidade), com baixa relação Brix/ acidez (5,88), baixo pH (3,0) e acidez elevada (1,87% de ácido citrico).
De acordo com a Tabela 2, verificou-se que os sucos integrais de caju apresentaram valores de pH na faixa de 3,17 a 4,06. A acidez expressa em ácido cítrico, situou-se entre os valores de 0,45 e 1,26 g/100 g.
Qual a fruta mais rica em vitamina C? Entre as frutas citadas, a acerola é sem dúvida a campeã em vitamina C. Com um teor de 1.800 mg em apenas 100 g de fruta, se destaca por oferecer uma dose concentrada de nutrientes essenciais em uma pequena porção. Em segundo lugar temos o kiwi e em terceiro, a conhecida laranja.
A fruta mais ácida (maracujá-azedo) é usada para confecção de suco (industrializado ou doméstico), enquanto o maracujá é consumido pelos europeus como fruta fresca. O teor de sólidos solúveis da polpa pode variar entre 14% e 18%, e a acidez entre 3 a 5% de ácido cítrico.
A goiaba sozinha prende, mas com líquido ela ajuda a soltar o intestino. Além de fibras, a goiaba tem muita vitamina E, C e A, e é rica em Complexo B e antioxidantes que evitam várias doenças.
Por conta dos benefícios da goiaba para a saúde, na maioria das vezes o consumo da goiaba é seguro e não oferece nenhum risco. Contudo, como a fruta pode alterar os níveis de açúcar no sangue, os diabéticos devem tomar cuidado ao consumi-la frequentemente.
O pH da Coca‑Cola é em torno de 2,5. A maioria dos alimentos e bebidas é ligeiramente ácida, como, por exemplo: iogurte, limonada, suco de laranja e geleias. O pH baixo da Coca‑Cola tem uma função importante: intensificar o sabor e evitar o desenvolvimento microbiológico.
Urina: o pH normal varia entre 4,5 e 8; Estômago: o pH normal fica em torno de 0,8. Esse nível tão baixo se dá por conta dos ácidos liberados na digestão dos alimentos, tornando a concentração de íons de hidrogênio cerca de 4 milhões de vezes maior do que no sangue, por exemplo.
O pH do leite fresco varia de 6,6-6,8 a 20ºC. Se for proveniente de glândulas mamárias inflamadas, como mastite, fica com pH levemente alcalino (7,3 a 7,5)7.
A acidez na banana é um fator crucial que influencia não apenas o sabor, mas também a textura e a qualidade nutricional da fruta. Os níveis de acidez são determinados principalmente pela presença de ácidos orgânicos, como o ácido cítrico e o ácido málico, que estão naturalmente presentes na banana.
O produto comum, de uso doméstico, pode ter pH de até 2,2 — cerca de 10 vezes mais ácido que a média dos refrigerantes. O vinagre comercial é o que tende a apresentar níveis de pH mais baixos, enquanto as versões caseiras chegam a cerca de 3.
Em relação ao pH, a faixa de variação encontrada foi de 3,34 a 3,87, podendo ser considerados frutos ácidos, destacando-se o material BQ 155 com o menor valor de pH (Tabela 1). Segundo Gould (1974), para um fruto de tomate ser considerado ácido, a sua acidez deve ser inferior a 4,5.
O pH normal da cerveja [4.1-4.6] inibe certos organismos deteriorantes, enquanto um pH muito mais baixo pode ser indicativo de infecção por bactérias produtoras de ácido, resultando em cerveja azeda.