Os dados de porcentagem de mortalidade das cochonilhas após as aplicações foram submetidos ao teste de Tukey a 5%. Os produtos mais eficientes para o controle de adultos e ninfas de L. dendrobii foram o óleo mineral (87,8%), óleo vegetal (84%) e óleo de nim (74%), seguidos de imidacloprido (49%) e tiametoxam (37,4%).
Para isso, basta diluir 10 mL de óleo mineral e 10 mL de detergente em 1 L de água e pulverizar a planta. O óleo mineral é facilmente encontrado em farmácias e não faz mal para as plantas. Essa mistura é particularmente eficaz para a cochonilha de carapaça.
Os inseticidas acetamiprido (Mospilan, 0,6 g i.a./planta), imidacloprido (Confidor 700 GRDA, 0,7 g i.a./planta) e tiametoxam (Actara 250 WG, 0,75 g i.a./planta) foram aplicados via solo utilizando 200 e 1.000 mL de água por planta com um ano e 15 anos, respectivamente.
É uma praga desprovida de carapaça, de grande importância e com uma gama enorme de hospedeiros, entre eles, abacate, abacaxi, algodão, batata, batata doce, berinjela, cacau, café, cana-de-açúcar, chuchu, citros, figo, fruta do conde, fumo, goiaba, maçã, manga, pêssego, pimentão, uva, entre outros.
Como Eliminar Cochonilha. Duas Dicas Infalíveis Para Se Livrar Delas
Como tirar cochonilha branca das plantas?
Removendo a cochonilha
Passe a escovinha molhada no sabão de coco e, esfregue a área da folha atacada pelas cochonilhas. Enquanto a escovinha arranca o bichinho da folha, o sabão acaba. Se a planta tiver folhas macias, use uma esponja usada, daquela com dois lados.
O ataque dessa e de outras pragas sempre ocorre em plantas submetidas a condições ambientais e/ou nutricionais impróprias. Entre os fatores que propiciam esses ataques, estão a existência de solo ou substrato inadequados, quantidade insuficiente de luz, falta de água, déficit de nutrientes ou adubação em excesso.
Após aplicação de inseticidas, as cochonilhas mesmo após morrerem podem ficar grudadas sobre as folhas, e por serem pouco móveis na planta, você pode pensar que elas ainda estão vivas, para verificar, passe o dedo ou esprema uma cochonilha, se ela simplesmente cair facilmente, estiver seca ou não sair nenhum líquido ...
A joaninha ataca diversos tipos de pragas (cochonilhas e pulgões), mas o alvo biológico destacado na instrução normativa foi a cochonilha-rosada, inseto originário da Ásia, que suga a seiva das plantas e pode provocar sérios prejuízos a diversos tipos de lavouras.
Misture o bicarbonato de sódio à água. 2° Passo: aplicação. Pulverize preferencialmente no início ou final do dia sobre as plantas atacadas pelo oídio.
Como fazer inseticida natural com vinagre e detergente?
Vinagre. Misture uma medida de vinagre para três partes de água e algumas gotas de detergente neutro em um borrifador. Esse spray é recomendado para infestações de pulgões, lagartas e percevejos. Faça isso no final da tarde para não correr o risco de queimar suas plantas.
O fungo branco nas plantas é chamado de oídio. Ele afeta as folhas e os caules das plantas, mas, em casos mais graves, pode atingir as flores e os frutos. Esse fungo tem o aspecto de um pó branco, como farinha.
Os inimigos naturais da cochonilha Saissetia sp. são predadores das ordens Coleoptera e Hymenoptera. Os inimigos naturais associados ao psilídeo constatado em aroeira são predadores das famílias Coccinellidae e Chrysopidae.
Então confira algumas dicas para eliminar essa praga das suas plantas: Lave as plantas com água e sabão: Uma solução caseira simples para acabar com a cochonilha é lavar as plantas com água e sabão neutro. Esfregue suavemente as folhas e ramos com uma esponja ou pano macio, e enxágue bem com água limpa.
Folhas comidas e bolinhas pretas no chão perto dos vasos são os sinais clássicos de ataque de lagartas. Esses bebês de borboletas e mariposas sempre surgem quando falta algum tipo de nutriente na planta, especialmente cálcio e boro, então, antes de brigar com essas pragas, corrija a adubação.
O vinagre é um ótimo fungicida, que pode ajudá-lo a proteger suas plantas de alguns tipos de fungos e mofo. Para isso, basta aplicar diariamente nos locais afetados uma mistura contendo duas colheres de chá de vinagre e uma xícara de chá de camomila concentrado.
Entre os fatores que propiciam o ataque da cochonilha, estão: solo ou substrato inadequado, pouca luz, falta ou excesso de água, ausência de nutrientes ou muita adubação. Outro fator que pode atrair a cochonilha é a ausência de predadores naturais, como joaninhas, fungos, moscas, etc.
Então, ao ser adicionado ao detergente, ele potencializa o poder de limpeza, combatendo eficientemente a sujeira e os germes. Uma das principais vantagens de se utilizar vinagre no detergente é a sua capacidade de remover manchas difíceis.
Como identificar e eliminar larvas brancas em plantas?
Larvas brancas são larvas de diferentes espécies de escaravelhos. Vivem na camada superior do solo e alimentam-se das raízes das gramíneas, onde podem ter um impacto destrutivo na saúde das culturas se não forem devidamente controlados.
A cochonilha é uma praga que assombra plantas, podendo deixá-las fracas ou até exterminá-las por completo. Pode ser chamada de inseto, praga, inimiga das plantas, etc. Ela é uma das pragas mais prejudiciais às plantas, seja no jardim, seja em vasos internos.