O novo dicionário da Academia apresenta pavoa como o feminino de «pavão» e a etimologia apresentada neste mesmo dicionário para a forma masculina suporta a forma feminina pavoa, mas não “pavã”. Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.
Sabendo disso, tem-se que o nome do senhor que monta a cavalo é o cavaleiro, que vem a ser o masculino de amazona. Concluindo, o masculino de amazona é cavaleiro.
Um pai é a contraparte masculina de uma mãe. As mulheres grávidas podem ser chamadas de gestantes ou futuras mães, embora tais denominações sejam menos prontamente aplicadas a homens ou pais adotivos.
A palavra cobra é um Substantivo Epiceno, utilizado para referir-se a animais e plantas, possui somente um gênero designando masculino ou feminino. No caso, utilizamos cobra fêmea e cobra macho para categorizar o gênero.
Qual o feminino de sapo? O feminino de sapo é sapa. Sapa (do latim sappa-, «sachola»), além de ser a fêmea do sapo, também significa «pá para levantar a terra cavada» ou «mulher de estatura baixa» - 7ª.
Não se questione mais: diferentemente de alguns nomes de animais que possuem formas masculinas e femininas distintas, não existe uma palavra específica para o masculino de “lula”. É a lula, para ambos os gêneros.
Formiga é um substantivo epicentro, portanto o masculino de formiga é: formiga macho. Substantivo epicentro usa-se as palavras macho e fêmea para indicar o gênero.
Pardal é utilizado para se referir ao mesmo tipo de ave, independentemente do sexo. Nesse caso, não há necessidade de um pronome masculino específico, pois o termo "pardal" é usado de forma genérica, sem distinção de gênero. Existem várias palavras na língua portuguesa que não variam de acordo com o gênero.
Já nos ovinos, o macho é o carneiro, a fêmea é a ovelha e o cordeiro é o filhote. Talvez você reconheça os ovinos através de ilustrações, já que muitas vezes são representadas com sua lã característica. Os ovinos são os carneiros e ovelhas, eles podem ser categorizados como lanados e deslanados.
Os substantivos terminados em -r, -z e -n formam o plural acrescentando -es ao singular (ex.: o mar – os mares; o rapaz – os rapazes; o abdómen – os abdómenes).