O correto é “pôr do sol” (com acento e sem hífen). Isso porque “por” (sem acento) é uma preposição, enquanto “pôr” (com acento) é um verbo substantivado. Afinal, a expressão se refere ao ato de o sol se pôr no horizonte.
A grafia aceita pela norma-padrão da língua portuguesa é “pôr do sol”, com acento circunflexo e sem hífen. A dúvida ocorre principalmente por conta da mudança exigida pelo acordo ortográfico, vigente desde 2016, que retirou o hífen da expressão. O plural de “pôr do sol” é “pores do sol”.
O plural de pôr do sol é pores do sol. No caso dessa locução, pôr não é considerada um verbo, pois tem função substantivada. Dessa forma, a formação do plural deve obedecer às regras aplicadas para palavras compostas unidas pela preposição “de”. Nesse caso, apenas a primeira palavra é colocada no plural.
Se a palavra indicar ação de colocar algo em algum lugar, o correto é utilizar “pôr”. Se a palavra estiver relacionada a uma preposição, indicando agente da ação, meio ou instrumento, finalidade ou direção, o correto é utilizar “por”. Achou interessante?
A forma correta é “quando o sol se puser”. Aqui, “se puser” é a conjugação correta do verbo “pôr” no futuro do subjuntivo. Este modo e tempo verbal são utilizados para indicar uma ação futura que é incerta ou dependente de uma condição.
“Por do sol”, “por-do-sol”, “pôr-do-sol” e “pôr do sol” são formas utilizadas para fazer referência ao ato de o sol se pôr no horizonte, mas apenas “pôr do sol” está correto.
Nos textos, use a forma completa: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira. Não esqueça o hífen. Os dois termos vão para o plural: segundas-feiras, sextas-feiras. Em títulos, quando necessário, pode-se usar a forma reduzida: segunda, terça, quinta.
Embora o verbo “ponhar” não tenha sido dicionarizado, por ser considerada uma transgressão, até pessoas com certo grau de instrução dizem “eu ponhei”, no lugar de “eu pus”. Qual o motivo? Talvez, por acreditarem que a forma “pus” não só seja errada, como soa “estranho”.
O pôr do sol é definido como a ocorrência diária em que o Sol desaparece além da linha do horizonte. Conhecido por suas diversas cores, o fenômeno é sempre observado no céu e também é o foco principal de diversas fotos.
Qual é o outro nome do lugar onde o Sol se põe à tarde até desaparecer?
AO ENTARDECER, O SOL COMEÇA A DESCER NO LADO OPOSTO AO QUE ESTAVA NO AMANHECER, ATÉ SUMIR NA LINHA DO HORIZONTE. O LUGAR ONDE O SOL SE PÕE É CHAMADO POENTE.