É nas folhas onde ocorre respiração e transpiração. Esses dois processos são possíveis porque na superfície da folha existem estruturas chamadas de estômatos, que se abrem e fecham, permitindo a entrada e saída de gases e água da planta.
Durante a fotossíntese, as plantas e algas fazem o processo inverso dos seres humanos, consumindo o gás carbônico e liberando oxigênio. No entanto, as plantas respiram dia e noite, consumindo também o oxigênio que produzem.
Existe também o processo chamado de compartimentalização da madeira ou do lenho, uma estratégia por meio da qual a árvore atacada por insetos e microrganismos é capaz de criar uma barreira morfológica que impermeabiliza sua casca. Depois, naturalmente, uma nova casca é formada.
A respiração ocorre em todas as partes do vegetal, mas principalmente nas folhas, pois é nessa parte que há uma maior quantidade de estômatos, estruturas responsáveis pelas trocas gasosas. Esse processo, diferentemente do que muitos pensam, acontece todo o tempo.
Através da fotossíntese, elas também absorvem o gás carbônico da atmosfera e o convertem em oxigênio. Ou seja: uma árvore madura e saudável pode absorver até 22 quilos de gás carbônico da atmosfera em um ano3.
As plantas são as que geram oxigênio na terra. No oceano, os responsáveis habitam a zona iluminada da coluna de água e consistem em algas e cianobactérias (bactérias fotossintéticas), explica o especialista chileno.
O oxigênio é absorvido através dos estômatos e também é por meio deles que elas perdem água. Porém, isso não acontece na forma líquida, mas sim na de vapor. Existem estômatos espalhados por todo o corpo da planta. Ou seja, assim como a respiração, a transpiração vegetal também ocorre em toda a superfície.
RAIZ: A RAIZ É A BASE DAS PLANTAS. O SEU TRABALHO É PUXAR DA TERRA A ÁGUA E A OS NUTRIENTES PARA AS PLANTINHAS, COMO SE FOSSE UM CANUDINHO NUM COPINHO DE ÁGUA. A MAIOR PARTE DAS RAÍZES FICA EMBAIXO DA TERRA E PODE TER VÁRIOS FORMATOS E TAMANHOS.
Durante a noite, a energia obtida a partir da respiração é utilizada para manter os processos fisiológicos das plantas em funcionamento. Como a fotossíntese não pode ocorrer devido à falta de luz solar, o processo é invertido e plantas exalam dióxido de carbono absorvendo o oxigênio do ar.
Por meio da fotossíntese, as árvores absorvem o CO2 e transformam o carbono nele contido em raízes, galhos, troncos, folhas, frutos e flores e liberam oxigênio para a atmosfera, em diferentes proporções, segundo a espécie, idade e condições locais, entre outros fatores.
CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente): Um órgão consultivo e deliberativo, que propõe políticas e estabelece normas ambientais para proteger os ecossistemas brasileiros.
lírio-da-paz, também conhecido como Spathiphyllum, é a principal planta de produção de oxigênio em massa. Recomendada pela NASA por suas capacidades de purificação, esta planta também melhora a umidade ambiente. o relatório da NASA, foi relatado que absorve formaldeído, xileno e tolueno.
As árvores fornecem produtos e matérias-primas para o nosso conforto, como alimentos, madeiras, fibras e resinas, e, além disso, desempenham importantes papéis na manutenção da vida na Terra.
no inverno, passam por uma espécie de hibernação. Normalmente puxam a água da raíz e levam-na pelo tronco até às folhas, sendo elas que têm a função respiratória. Ora, no outono, depois do calor do verão, há menos água para puxar do solo e por isso, as folhas vão secando e caem.
O oxigênio é absorvido pelos estômatos, que são pequenos poros que podem ser encontrados nas folhas de todas as árvores, além de outras plantas vasculares, através deles libera dióxido de carbono (CO2) e absorve o oxigênio em torno deles.
As árvores são formadas por raiz, caule e folhas e podem ter ou não flores e frutos. O crescimento das árvores se da por meio das células meristemáticas, estes se multiplicam por meio de estímulos hormonais, dentre eles a auxina e a giberelina.
Ele é a parte que interliga a raiz com as folhas, o caule é responsável por sustentar a planta e por levar a água e os sais minerais das raízes até as folhas, por meio de vasos existentes dentro do caule, e também transportar os açúcares (produzidos na fotossíntese) das folhas até as raízes.
As plantas apresentam dois tipos de vasos condutores: o xilema, responsável por conduzir a água e os nutrientes da raiz até as demais partes da planta; e o floema, responsável pelo transporte da água e dos açúcares produzidos pela fotossíntese das folhas até a raiz.
Qual é a diferença entre respiração e fotossíntese?
Na respiração celular, os elétrons fluem da glicose para o oxigênio, formando água e liberando energia. Na fotossíntese, eles vão na direção oposta, começando na água e terminando na glicose - um processo que requer energia que é fornecida pela luz.
Qual é o nome do gás que as plantas retiram do ar?
É através da fotossíntese que as plantas produzem matéria orgânica, usando a luz do sol para juntar o gás carbônico que retiram do ar com os minerais e a água que retiram do sol.
Neste processo, as árvores guardam o carbono (C) transformado em biomassa (na forma de madeira do tronco, ramos, folhas e raízes) e libertam o oxigénio (O2). E quanto mais rápido for o crescimento das árvores, mais oxigénio libertam para a atmosfera.
A espécie Clorofito, por exemplo, é capaz de remover 90% das impurezas do ar em até 48 horas. Já a Palmeira do tipo Areca, por sua vez, está entre as mais indicadas para ambientes domésticos por ter capacidade de absorver poluentes internos, bem como a umidade do ar.