Provérbios 11:17-21 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Quem faz o bem beneficia a si mesmo; quem pratica o mal só se prejudica. A riqueza do perverso dura apenas um momento, mas a recompensa do justo é duradoura. O justo encontra a vida; o perverso encontra a morte.
A caridade cristã não é um “investimento”, um cálculo de benefícios em função da recompensa que esperamos de Deus. É um sinal de gratidão, porque fomos amados por Aquele que sabe que nós, pobres e coxos, somos incapazes de retribuir-lhe tamanho dom.
A recompensa é dada ao fiel em Cristo, que só por essa qualidade, já tem vida abundante, vida plena de significado. Assim, aquele que tem confiança no Pai, é sempre recompensado: “Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa” (Hb 10:35).
“A Eterna Recompensa dos Justos” é um dos três textos clássicos de Richard Baxter, originalmente, com o título The Saints' Everlasting Rest. Ler o que Baxter escreve sobre o céu, como o eterno descanso dos santos, é um presente a todos que amam a teologia reformada e anseiam por uma igreja mais santa e evangelística.
Reflexão: Ser obediente a Deus nos proporciona alcançar o seu favor sobre nossas vidas simplesmente porque essa é a essência de Deus. Quando obedecemos voluntariamente, Ele nos abençoa.
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança, pois é a Cristo, o Senhor, a quem vocês servem.
Aquele que recebe um profeta receberá a recompensa de um profeta. Um profeta era alguém que recebia uma mensagem de Deus e a entregava ao povo, em obediência a Deus. Receber um profeta pode incluir aceitar a palavra do profeta como verdadeira e agir de acordo com a mensagem divina que o profeta compartilha.
12 Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for posto à prova, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. 13 Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
36 Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. 37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disso é de procedência maligna. 38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
Provérbios 11:17-21 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Quem faz o bem beneficia a si mesmo; quem pratica o mal só se prejudica. A riqueza do perverso dura apenas um momento, mas a recompensa do justo é duradoura. O justo encontra a vida; o perverso encontra a morte.
17 O homem benigno faz bem à sua própria alma, mas o cruel perturba a sua própria carne. 18 O ímpio faz obra falsa, mas para o que semeia justiça haverá galardão fiel.
O convite para o Reino é feito a cada momento da nossa vida em qualquer tempo e situação que estejamos, entretanto nem sempre estamos dispostos a aceitá-lo. Há coisas “lícitas” que nos impedem de acolher o convite de Deus para participar do Seu Reino, desde já.
Em nosso texto, Jesus enfatiza: “Quem recebe a vocês é a mim que recebe! ” Quem acolher um mensageiro de Deus, estará acolhendo o próprio Jesus presente nele. Porque o mensageiro é representante de Cristo, é embaixador de Cristo, diria o apóstolo Paulo.
Ao ensinar na casa de Marta, Jesus viu surgir a oportunidade de ensinar a respeito da importância de tornar Seus ensinamentos uma prioridade em nossa vida.
A obediência também nos ajuda a progredir e a tornar-nos mais semelhantes ao Pai Celestial. Entretanto, aqueles que nada fazem até serem mandados e guardam os mandamentos de má vontade, perdem a sua recompensa (ver D&C 58:26–29).
Qual é a recompensa para quem trabalha para o Senhor?
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. Deus “retribuirá a cada um conforme o seu procedimento”.