O que significa comer o pão de dores no Salmo 127?
“Comer o pão de dores” é uma expressão bíblica que se encontra em Provérbios 31:27 e em Salmo 127:2. A expressão “pão de dores” refere-se ao trabalho árduo e penoso que é necessário para obter o sustento.
“ (Salmo 127.2). Em outras palavras: não adianta trabalhar duro, fazer hora extra, se estressar, dormir pouco para ganhar o pão de cada dia, que aqui é chamado de pão das dores, porque aos amados de Deus, Ele providencia o sustento enquanto eles dormem.
O Salmo 127, também nos ensina que sendo nossos filhos herança e galardão do SENHOR, são eles tesouros que Deus nos dá para cuidar. Sejamos portanto, bons mordomos, guiemos nossos filhos a Cristo. Mas o Salmo 127 também fala aos filhos. Os dons e as capacidades de vocês devem servir à família.
Na consagração do pão e do vinho pedimos ao Pai que envie o Espírito Santo, a fim de que as nossas oferendas se tornem o Corpo e o Sangue de Jesus (Oração Eucarística II). Portanto, ao comungar, recebemos o Corpo de Cristo, no Pai, pelo Espírito.
Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.
Salmo 127 Estudo: SE NÃO FOR O SENHOR (Bíblia Explicada)
Qual o contexto do Salmo 127?
Concluiu-se que o Salmo 127 pode ter sido composto como alerta ou ameaça quanto ao risco de adiar-se a peregrinação a Jerusalém por força de razões que poderiam resultar na contrariedade de Yahweh, aquele que, em última análise, se não estiver contrariado, é quem garante a eficiência daquelas atividades que ora se ...
Qual é o significado de Salmos 127:1-2 na Linguagem de Hoje?
Se o SENHOR não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando. Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo.
Salmos 127:3 diz: “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardão.” Este versículo destaca a importância e o valor dos filhos como uma bênção de Deus. Ele nos lembra que os filhos são um presente precioso e uma responsabilidade sagrada.
Para entendermos o Psalmo de 127, vamos olhar como o autor pois ele esta escrevendo a história de seus familiares em particular a de seu pai Davi. Salomão fala que havia um Valente, este valente na verdade era seu avô Jesse, os filhos eram seus tios e seu pai, a aljava era a casa de Jesse.
4- A flecha está dentro da aljava: É onde o flecheiro guarda as flechas, elas ficavam juntas e prontas para serem usadas. Nós somos parte do corpo de Deus e não podemos estarmos separados. O Amor é que nos une pra vivermos em comunhão (Salmos 133:1 Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!
A Bíblia mostra o pão como alimento que alimenta o corpo e a alma, sacia a fome e toda necessidade humana. O pão na Bíblia representa o Corpo de Cristo que se entregou por amor pela humanidade como o verdadeiro alimento, “O Pão vivo descido do céu” (Jo 6,41.51).
1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
O pão é um dos componentes dos sete grupos alimentares básicos, necessários para a manutenção da saúde e crescimento do ser humano. Sem ele, as pessoas teriam que comer uma quantidade muito maior de outros alimentos muito mais caros para manter sua saúde energia.
O salmista fala de um dos maiores projetos de uma família que é a construção de uma casa. O salmista afirma que alguém está construindo uma casa ou desejoso de iniciar sua construção, mas ele faz uma afirmação importante: será inútil trabalhar na construção se o Senhor não for o construtor!
Se o Senhor não vigiar a cidade, inútil será a vigília da sentinela. 2Inútil será para vocês levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento.
O texto afirma que os Filhos são herança do Senhor e estão aqui para você cuidar desta herança e fazer ela aumentar em frutos e produzir glória para Deus!
Os filhos da mocidade são particularmente valiosos (4), filhos nascidos enquanto o pai ainda é relativamente jovem. Eles serão a sua força quando estiver velho, como flechas na mão do valente, uma defesa contra os seus inimigos.
É o Senhor quem edifica, é o Senhor quem guarda, é o Senhor quem nos faz avançar! Se a nossa vida estiver nas mãos dEle, tudo irá bem, mesmo que passemos por provas! Mas, se não estiver, todo esforço pode ir por água abaixo de uma hora para outra.
- Maneiras de traduzir "herança" poderia incluir, "presente prometido" ou "posse segura". - Quando o povo de Deus é referido como sua herança, isso pode ser traduzido como "valores que pertencem a Ele".
O que significa comer do pão e beber do vinho eucarístico?
Quando se recebe o pão consagrado é o Senhor da vida que se recebe, o corpo de Cristo. A pessoa é convidada a comer e a beber da vida, que é Jesus e assim ela terá a vida e a esta permanece integra, pois ela participará da verdadeira vida[9]. A eucaristia é a presença do Senhor no pão e no vinho consagrados.
1Co 11.23-26: "Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
Exercer a fé é um chamado central na vida cristã, uma jornada de confiança e obediência à palavra de Deus. A fé é o fundamento da nossa relação com Deus, e sua prática diária nos permite experimentar Suas promessas e viver de acordo com Sua vontade.