Fundada em 1937, a indústria de automóveis Volkswagen iniciou sua existência como uma empresa estatal alemã (1). À época, vigorava naquele país o regime nazista, cujos dirigentes criaram a firma com o objetivo de fabricar em massa o chamado “carro popular”, o “Volkswagen” – no Brasil conhecido como “Fusca” (2).
A Volkswagen é uma fabricante alemã de veículos que pertence ao Grupo Volkswagen. É o maior fabricante de automóveis do mundo e tem a sua sede na cidade de Wolfsburg, na Baixa Saxônia.
Atualmente, a Volkswagen faz parte do conglomerado cujas ações são divididas entre a Porsche (quase 51% de participação), o governo do estado da Baixa Saxônia (20%), um fundo estatal de investimentos do Catar (17%), entre outras empresas e acionistas.
A marca BMW pertence ao grupo BMW que também tem sob o mesmo guarda-chuva, as marcas Mini e Rolls-Royce Motor. A montadora alemã nasceu após o fim da Primeira Guerra Mundial, a partir de uma reestruturação na Rapp Motorenwerke, que na época fabricava aviões.
Criada em 1911, sua sede fica em Detroit (EUA), que já foi a capital mundial do carro. Mas nasceu com Louis Chevrolet, mecânico suíço que foi um dos melhores pilotos dos EUA, cuja fama foi usada para vender carros, ideia do outro sócio, William C. Durant.
A História da Volkswagen - Histórias de Sucesso #16
Qual é a origem da Fiat?
FIAT (Fabbrica Italiana Automobili Torino) é uma das marcas da Stellantis, um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, com sede mundial na cidade de Turim, norte da Itália.
Em 1898, nascia a Renault, na França. De lá pra cá, milhões de carros carregaram nosso legado de sucesso por todo o mundo. E 100 anos depois, inauguramos nossa fábrica no Brasil, um país repleto de apaixonados por carro. Com tecnologia, confiança e muita paixão, construímos uma relação especial com os brasileiros.
Ela incorporou a norte-americana Chrysler criando em 2014 o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e detém as marcas Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Maserati, Ferrari, Jeep, Dodge, RAM e Chrysler.
A Volvo Car Group (em sueco Volvo Personvagnar ou Volvo PV; conhecida como Volvo Cars) é uma fabricante de automóveis sueca fundada em 1926 em Gotemburgo, Suécia, e desde 2010 detida maioritariamente pela companhia chinesa Zhejiang Geely Holding Group e minoritariamente pelas sociedades suecas Första AP-fonden, AMF e ...
Hoje, a Toyota é comandada por Akio Toyoda, Presidente e CEO da companhia. Ele assumiu o cargo em 2009. Akio é neto de Kiichiro Toyoda e começou na empresa familiar em 1984 como um funcionário comum, ganhando experiência e conhecimento em diversas áreas.
No final de 2015, a Ferrari deixou de ser controlada pela FCA. As ações da empresa estão distribuídas entre os acionistas do grupo FCA (80%) e o filho de Enzo, Piero Ferrari (10%). Os restantes 10% foram negociados na bolsa. A Subaru é outra empresa que ainda se mantém independente.
Para além do sentido literal de "povo", o termo Volk desenvolveu nas línguas de raiz germânica outros significados, como nação em desenvolvimento ou formação, ou ainda um grupo cultural com características que se distinguem dos demais.
A Gurgel Motores produziu mais de 40 mil veículos durante os seus 25 anos de existência. Originais do Brasil, muito de seus carros ganharam nomes nacionais no idioma indígena tupi-guarani, como nos modelos Itaipu, Tocantis, Xavante, Carajás e Ipanema. Esta era uma característica da marca, ter um apelo nacionalista.
A BMW ficou com a Rolls-Royce, enquanto a Volkswagen manteve a Bentley. O grupo que tem a Mercedes-Benz como sua marca mais renomada é conhecido como Daimler AG.
A Toyota tem uma história que mistura nome e mística: o fundador, Sakichi Toyoda, trocou o “D” pelo “T” na hora de batizar a marca, a escrita em japonês usava oito traços — um número de sorte. A empresa foi então registrada como Toyota Motor Company, em 1937. Volkswagen significa “carro do povo” em alemão.
Chevrolet (conhecida também pela abreviação "Chevy") é uma fabricante de veículos motorizados estadunidense fundada em 1911 por Louis Chevrolet e que pertence à General Motors (GM) juntamente com Cadillac, Buick e GMC, além de serem antigos proprietários das marcas Opel (1929–2017) e Vauxhall (1925–2017), voltadas para ...
O portfólio de marcas inclui, além da Mercedes-Benz, a marca de automóveis de luxo mais valiosa do mundo (fonte: estudo Interbrand, 03/11/2022), também a Mercedes-AMG e a Mercedes-Maybach.
Peugeot (/inglês RU: ˈpɜːʒəʊ/, /inglês EUA: p(j)uːˈʒoʊ/, francês: [pøʒo]) é uma fabricante de automóveis francesa fundada em 1810 por Armand Peugeot, pertencente à Stellantis. É a marca de automóveis mais antiga do mundo.
Para poder competir com as tradicionais indústrias européias, americanas e japonesas, a HYUNDAI (palavra proveniente do coreano Hyeondae, que significa “tempos modernos”) teria de absorver tecnologias de outras marcas e se desenvolver em tempo recorde.
A Ford Motor Company foi fundada em 16 de junho de 1903, nos Estados Unidos, por Henry Ford e outros 11 investidores. A companhia foi responsável pela popularização do automóvel a partir da produção de carros em massa e a baixo custo.