O que significa ter um fator reumatoide de 20 ui/mL?
Valores abaixo de 20 UI/mL são considerados normais, mas cada laboratório pode ter uma faixa de referência um pouco diferente. Quando o nível de fator reumatoide está acima da faixa de normalidade, o resultado é considerado “positivo”, o que pode sugerir a presença de uma doença autoimune ou inflamatória.
O Fator Reumatoide (FR) é um exame de sangue utilizado para ajudar a diagnosticar doenças reumáticas e autoimunes e, em especial, a artrite reumatoide. O teste detecta a presença de um tipo específico de autoanticorpo, um anticorpo que ataca o próprio organismo.
A dosagem do fator reumatoide é feita a partir de uma pequena amostra de sangue que deve ser coletado em laboratório, onde será realizado o teste para identificar a presença do anticorpo.
Dr. Thiago Explica - Saiba tudo sobre o Fator Reumatoide
Quando o exame fator reumatoide é preocupante?
Uma importante dica é que quando o fator reumatóide é fortemente positivo (acima de três vezes o valor normal), a maior chance é de se tratar de doença reumática autoimune, especialmente Artrite Reumatóide, Síndrome e Sjögren e Crioglobulinemia Mista.
Valores abaixo de 20 UI/mL são considerados normais, mas cada laboratório pode ter uma faixa de referência um pouco diferente. Quando o nível de fator reumatoide está acima da faixa de normalidade, o resultado é considerado “positivo”, o que pode sugerir a presença de uma doença autoimune ou inflamatória.
A dosagem de PCR apresentou valores superiores ao de referência do exame (1,0 mg/dL) em 46 pacientes (70,76%), e a média do valor encontrado foi 2,46 mg/dL (± 1,72).
Os exames para mais comuns e úteis para diagnosticar Lúpus são: Exame físico. Exames de anticorpos, incluindo teste de anticorpos antinucleares. Hemograma completo.
O tratamento pode incluir exercícios e talas, medicamentos (medicamentos anti‑inflamatórios não esteroides, medicamentos antirreumáticos modificadores da doença e imunossupressores) e, às vezes, cirurgia.
Artrite reumatoide é grave? A artrite reumatoide é uma doença crônica, que necessita de tratamento contínuo. Se não diagnosticada e tratada adequadamente, pode levar a deformidades articulares, dor crônica e incapacidade.
Qual o remédio mais moderno para artrite reumatoide?
Trata-se do Xeljanz (citrato de tofacitinibe), indicado para adultos que tiveram intolerância ou não responderam adequadamente à terapia com DMARDs não biológicos (medicamentos modificadores do curso da doença reumática).
Qual é o significado espiritual da artrite reumatoide?
A artrite reumatóide desenterra o fantasma de ser atingido na imagem corporal e isso pode provocar, além do sofrimento no corpo, o sofrimento psíquico que deixa o sujeito imerso no desamparo, medo, culpa, vergonha.
Se o FAN vem positivo indicando que a fluorescência se concentrou no núcleo das células, formando um padrão “pontilhado grosso”, há maior chance deste resultado estar associado ao lúpus. Já se o padrão da fluorescência estiver no núcleo com aspecto “pontilhado fino denso”, temos mais provavelmente uma pessoa saudável.
Resultado de VHS maior que 100mm/h geralmente está associado a infecção, câncer ou doenças inflamatórias do tecido conjuntivo, nesta ordem. Nestes casos, a taxa de falso-positivo é muito pequena, e a especificidade do teste é elevada. Em menos de 2% dos pacientes com VHS muito elevada nenhuma causa é encontrada.
A forma mais comum de investigar a presença de doenças autoimunes é com base no quadro clínico e na realização do exame FAN (Fator Antinuclear). É importante informar que esse exame pode dar resultado positivo em várias doenças autoimunes, mas não em todas.
Lúpus é considerada a mais grave das doenças autoimunes. Causada por um desequilíbrio no sistema imune e na produção de anticorpos, a Lúpus é uma doença autoimune e inflamatória.
Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).
PCR entre 10,0 a 40,0 mg/L: pode ser sinal de infecções mais graves e infecções moderadas, como catapora, COVID-19 ou outra infecção respiratória; PCR superior a 40 mg/L: geralmente indica infecção bacteriana; PCR superior a 200 mg/L: pode indicar septicemia, uma situação grave que coloca em risco a vida da pessoa.
O exame VHS (Velocidade de Hemossedimentação) pode ser um grande aliado no diagnóstico de diversas infecções e doenças. Com uma pequena amostra de sangue é possível identificar alterações que podem indicar um estado inflamatório no corpo.
Critérios de classificação da artrite reumatoide são um algoritmo baseado em uma classificação. Os pontos das categorias A–D são somados; é necessário obter uma classificação ≥ 6 (maior total possível é 10) para fazer o diagnóstico definitivo de artrite reumatoide.
Os principais exames para doenças reumatológicas são exames físicos e laboratoriais. Além deles, para a conclusão da hipótese diagnóstica, também são utilizados exames de imagem, como a ressonância magnética, radiografia, densitometria óssea e tomografia computadorizada.
O que significa cada resultado? Nos exames de sorologia, reagente significa positivo ou presente, enquanto que não reagente significa negativo ou ausente.
Estudos já demonstraram que UM EM CADA QUARTO PACIENTES com artrite reumatóide tem o exame do FATOR REUMATOIDE NEGATIVO. Por este motivo o diagnóstico da doença não se baseia apenas nesse único exame e muito mais nas alterações vistas na entrevista com o paciente e no exame médico.