A saída do ar pelo espirro pode chegar a uma velocidade de 160 km/h e expelir cerca de 40.000 gotículas de muco. Os micro-organismos presentes nessa secreção podem ser um grande transmissor das doenças respiratórias, entre elas as mais comuns e conhecidas da população: as gripes e resfriados.
Especialistas afirmam que um espirro pode chegar a 160km/h e se abafado, pode até causar um AVC. Por uma questão de "bons modos", muitas pessoas tentam segurar espirros. Contra este hábito, há quem diga que segurar um espirro pode entupir uma veia do coração e levar a morte.
O ar expelido durante os episódios de espirro pode chegar até 160 km/h. Essa velocidade demonstra a força que o organismo faz para tentar expulsar agentes irritantes das vias nasais.
Espirrar muito está quase sempre ligado à rinite alérgica
Contudo, esse quadro também pode estar relacionado à corpos estranhos (mais em crianças, que introduzem objetos no nariz) e ambientes que desencadeiam inflamação por agentes externos, lesionando a mucosa nasal.
“Em algumas pessoas, a respiração profunda que ocorre no início de um espirro pode ativar o nervo vago tanto que o coração rapidamente diminui ou até mesmo pula uma batida”, diz Kelly. Mas fique tranquila. “O coração vai continuar a sua taxa normal durante um espirro, sem nenhum efeito perceptível.”
Saiba porque Não Segurar o Espirro e Descubra como Espirrar do Jeito Certo
Espirrar faz bem ou mal?
Ele é um mecanismo de defesa do corpo que ajuda a manter o nosso sistema respiratório limpo e saudável. Ou seja, espirrar é um sinal de que o organismo está reagindo contra estímulos irritantes ou invasores indesejados.
O acúmulo de muco e pus na garganta e no nariz, resultante dessas infecções, pode ser uma fonte direta do cheiro desagradável ao espirrar. A inflamação associada a essas condições pode estimular uma produção excessiva de muco, agravando ainda mais o problema.
É falso que o coração para quando espirramos, embora a frequência cardíaca possa ser alterada pela enorme pressão e força do ar ao ser empurrado para fora dos pulmões, e é momentâneo.
A incontinência provocada por esforço físico e aumento da pressão do abdômen, tais como tosse, espirro, risada e saltos, é denominada incontinência de esforço. Nesses casos, a perda urinária somente ocorre mediante esses fatores, mesmo sem qualquer desejo para urinar.
O espirro não pode ocorrer durante o sono devido à atonia do sono REM – um estado corporal em que os neurônios motores não são estimulados e os sinais reflexos não são retransmitidos ao cérebro.
A sua reação é tão violenta que leva quase todos os músculos da face a se contraírem. É por isso que, mesmo que a gente não queira, as pálpebras se fecham na hora do “atchim”! Diz a lenda que, se espirrarmos com os olhos abertos, eles simplesmente podem saltar e sair de órbita.
Embora não se saiba exatamente quem criou tudo isso, acredita-se que a prática tenha surgido a partir de antigas crendices. Uns acreditavam que quando a pessoa espirrava, sua alma saia de seu corpo, sendo necessário dizer “Saúde!” (ou algo semelhante) para não ser tocada por algum espírito do mal.
Médicos da Universidade de Dundee disseram que, se você fechar a boca e o nariz durante um espirro, a pressão nas vias aéreas superiores pode aumentar cerca de 20 vezes. Isso pode causar lesões, como ruptura de tímpanos, aneurismas e até costelas quebradas.
Ao reprimir a saída do ar, aumentamos a pressão dentro do nariz. Assim, um espirro bloqueado pode causar danos ao diafragma, romper um vaso sanguíneo na córnea e até o tímpano, causando surdez e tontura. Há registro de um paciente que deslocou duas vértebras ao segurar um espirro.
Já ouviu dizer que o coração pode deixar de bater durante o espirro? “Na verdade, o que pode acontecer no espirro é que o ritmo do coração desacelere um pouco. E isto se deve a inspiração profunda que as pessoas fazem antes de espirrar e também ao estímulo do nervo vago que ocorre durante o espirro”, explica Betti.
Espirro com mau cheiro pode ter diversas causas, sendo as principais delas os processos inflamatórios, como sinusites, rinites, tumores nasais e corpos estranhos. Geralmente em crianças, o mau cheiro acontece pelo aumento da produção do muco nasal com posterior infecção bacteriana.
O cheiro ruim no nariz é um sintoma que pode ser causado por situações como sinusite bacteriana, COVID-19, rinite, cárie ou devido à presença de um objeto estranho no nariz, por exemplo.
"As baratas liberam um monte de substâncias para se comunicar. Nós [seres humanos] temos um receptor específico para TMA. Só que há pessoas que têm mutação nesse receptor e ele não funciona. Só sente o cheiro quem tem esse receptor selvagem, não mutável.
Os ouvidos são particularmente sensíveis à pressão, e segurar um espirro pode resultar em danos nos tímpanos. Isso pode causar dor, zumbido ou até mesmo perda auditiva temporária. Especialistas recomendam que, ao sentir a necessidade de espirrar, permita que o processo ocorra naturalmente para evitar tais complicações.
Durante um espirro, os músculos ao redor da coluna podem contrair-se de maneira abrupta e intensa, expondo regiões já sensíveis à mais sobrecarga. Além disso, a força gerada pelo espirro pode sobrecarregar discos intervertebrais e nervos, exacerbando condições subjacentes.
Como o organismo precisa manter a temperatura corporal em 37,5ºC, a sensação de frio estimula diversas reações no corpo. Um dessas reações é a contração dos vasos sanguíneos da mucosa nasal, o que gera a diminuição da secreção de fluidos que contêm diversos mediadores antivirais.
Quais são os batimentos cardíacos de uma pessoa que está infartando?
Você deve buscar o serviço de emergência ou acionar o SAMU 192, se: Apresentar aumento acentuado da falta de ar ou dificuldade para respirar. Desmaio. Coração acelerado: Batimentos do coração acima de 120 batimentos por minuto em repouso.