Portanto, a equação proposta foi: %G = 1.35 (tr+se) – 0.012 (tr+se)2–constante. Entretanto, Lohman (1987), utilizando somente o somatório das dobras cutâneas tricipital e panturrilha, tanto para meninos como para meninas, sugeriu um monograma para estimar o percentual de gordura corporal (%GC).
Esta opção pode ser justificada pela especificidade da faixa etária e das carac- terísticas da amostra. Para a estimativa do percentual de gordura relativa (%G) utilizou-se a equação adaptada por Lohman (1986), %G=(507/D)-464.
No caso da equação de Laplace, ∇2f=0, a equação (22) pode ser reescrita de modo a fornecer o valor de f(x,y) em função dos valores da função nos pontos vizinhos, isto é, (23) f ( x , y ) = f ( x + h , y ) + f ( x - h , y ) + f ( x , y + h ) + f ( x , y - h ) 4 .
A estimativa da composição corporal por meio das dobras cutâneas foi feita com a utilização de quatro equações antropométricas: Equação I - Slaughter et al.18. Desenvolvida para crianças brancas e negras 0,61* (DT+DPant) + 5,1.
O cálculo de percentual de gordura pela equação de Deurenberg (1991), foi feito por meio da fórmula da seguinte maneira: [%Gordura = 1,20 (IMC) + 0,23 (Idade) – 10,8 (Sexo) – 5,4], onde o IMC é expresso em kg/m²; a idade, em anos completos e para o sexo é atribuído o valor 0 ao feminino e 1 ao masculino.
15 a 24 anos — 54,8 a 62,3 (homens) e 40,0 a 44,9 (mulheres); 25 a 34 anos — 56,6 a 63,5 (homens) e 40,0 a 45,4 (mulheres); 35 a 44 anos — 58,4 a 63,6 (homens) e 40,1 a 45,3 (mulheres); 45 a 54 anos — 55,2 a 61,5 (homens) e 40,3 a 45,6 (mulheres);
As equações de Lagrange introduzem novas formas de se estudar o movimento dos corpos. onde 𝑇 é a soma das energias cinéticas de todas as partículas do sistema e 𝑉 é o somatório da energia potencial.
A Lei de Laplace descreve a relação entre a tensão transmural, a pressão, o raio e a espessura da parede do vaso. Obviamente, quanto maior for a pressão de dentro do vaso, maior vai ser a tensão da parede. De outro modo, o espessamento do vaso diminui sua tensão transmural.
O teorema de Lagrange afirma que se uma função f é contínua no intervalo fechado [a, b] e diferenciável no intervalo aberto ]a, b[, então existe pelo menos um número real c no intervalo ]a, b[ tal que f'(c) é igual à taxa de média de variação da função f no intervalo [a, b].
A transformada de Laplace é uma técnica matemática que transforma uma função de tempo em uma função no domínio da frequência. Se transformarmos os dois lados de uma equação diferencial, a equação resultante geralmente é algo que podemos resolver com métodos algébricos.
No Brasil, a conhecida “equação de Faulkner”, mais utilizada nas décadas de 1970-1980, foi utilizada para estimar o percentual de gordura corporal (G%).
As Equações de Maxwell. conseguem descrever todos os fenômenos eletromagnéticos até então observados. Na verdade, para ser mais preciso, com exceção de uma equação que Maxwell de fato contribui para a sua formulação, três delas já eram bem conhecidas na sua época.
1 kg de gordura ocupa mais espaço no corpo do que 1 kg de músculo devido à menor densidade da gordura. Enquanto 1 kg de gordura ocupa cerca de 1,11 litros, 1 kg de músculo ocupa aproximadamente 0,94 litros.
Para perder barriga em 7 dias é importante fazer uma dieta com poucas calorias, priorizando a ingestão de alimentos fonte de fibras, água e proteínas, como laticínios com pouca gordura, frutas e vegetais frescos, cereais integrais, proteínas magras e leguminosas.
Para as mulheres adultas e saudáveis, em média o ideal seria ter cerca de 25 a 35% de massa muscular, quanto mais tiver, mais saudável estará o organismo. Acima de 30% é considerado um valor muito bom. Para homens, o percentual deve ser acima de 33%.
O considerado excelente costuma ficar abaixo de 12%. Na faixa de 12% a 17%, é considerado um nível bom ou ótimo. “Já acima de 22% prejudicial à saúde”, alerta Cilla. Na verdade, para ambos, se o índice apontar mais do que 22% é preocupante porque pode desencadear vários problemas de saúde.
Ambos os protocolos utilizam 3 dobras cutâneas, contudo, diferem quanto a relação das dobras em função do sexo. Para o protocolo de Guedes são utilizadas as dobras triciptal, suprailíaca e abdominal para homens, enquanto que para as mulheres são aferidas a subescapular, suprailíaca e coxa.
A partir dos valores de estatura e circunferência do quadril, foi calculado o IAC através da equação: IAC (%) = CQ (cm)/altura x raiz quadrada da altura (m) – 1812. Foi calculado também o IMC utilizando massa corporal e estatura por meio da seguinte razão: massa corporal (kg)/estatura (m2).