Narra o mito que a Sabedoria e a Justiça, personificadas pela deusa grega Athena, é fruto de Métis (a astúcia, a inteligência) com o poderoso Zeus, ordenador do Cosmos.
Atena era uma divindade da religiosidade grega que ficou conhecida como a deusa da sabedoria. Ela tinha forte ligação com a guerra, sendo representada usando armaduras. Atena era reconhecida como a deusa da sabedoria, considerada uma divindade habilidosa e guerreira pelos gregos antigos.
Atena: Atena era a deusa da sabedoria, da estratégia e da guerra justa. Ela era frequentemente associada à inteligência e à habilidade tática. Ares: Ares era o deus da guerra, mas diferentemente de Atena, ele representava a brutalidade da batalha.
Era chamada pelos romanos de Juno. Os mitos gregos nos contam que o título de rainha foi obtido porque Hera era esposa Zeus, o deus supremo do panteão grego e que comandava o Olimpo, a morada dos deuses.
Quem é a deusa da inteligência na mitologia grega?
Aglaia (mitologia) Aglaia ou Aglaiê transliterado do grego (Αγλαιη Αγλαια), significa 'Glória' ou 'esplendor', sendo na mitologia grega, uma das três graças e a deusa da beleza, esplendor, glória e adorno. Simbolizava a inteligência, o poder criativo e a intuição do intelecto.
Ganesha, um dos deuses mais veneradas no hinduísmo, é o Deus da sabedoria, prosperidade e remoção de obstáculos. Símbolo divino presente na cultura védica e na religião hindu, a figura dele é caracterizada por uma pessoa com cabeça de elefante com 4 braços que está sentada e em volta de muitas moedas de ouro.
Uma deidade sapiencial, também chamada de deus(a) da sabedoria, deus(a) do conhecimento, deus(a) da ciência, deus(a) dos sábios, é uma entidade divina que representa ou personifica a sabedoria e o conhecimento, ou aspectos e atributos destes, como astúcia, inteligência, sagacidade, aprendizado, cultura, hermetismo e ...
Afrodite era considerada pelos gregos antigos a deusa do amor, da beleza, do desejo e da fertilidade. Era vista como o padrão de beleza grego e considerada capaz de seduzir homens e deuses. Havia dois mitos que explicavam o seu nascimento, um trazido por Homero e outro, por Hesíodo.
Annabeth Chase (em grego Άνναμπεθ Τσέις) é uma semideusa grega de dezessete anos, filha da deusa Atena e do professor Frederick Chase e prima do semideus nórdico Magnus Chase.
Na mitologia grega, Higeia era a deusa da saúde. Seu nome também é escrito como Higia, Hygieía ou Hygeia. Ela era neta de Apolo, filha de Esculápio (o deus da medicina) e irmã de Yaso (o curador) e Panacea (aquele que cura tudo). Ela desempenhou um papel importante no culto de seu pai.
Desde pequena, contudo, vos Savant ostenta um título mais significativo. Depois de realizar dois testes de QI, ela atingiu em um deles a pontuação de 228 – mais que o dobro da média. Por isso, entre 1985 e 1989, o Livro Guinness dos Recordes registrou vos Savant como a mulher com o QI mais alto já registrado.
Atena era a filha favorita de Zeus, seu pai, sendo fruto da relação dele com a primeira esposa, chamada Métis. Diz a lenda que Zeus enganou Métis, engolindo-a quando essa se transformou em uma mosca. O pai dos deuses fez isso com medo de que, segundo um oráculo, Atena pudesse nascer muito mais forte que ele próprio.
Ele é filho de Parvati e Shiva e tem atributos masculinos e femininos. Com essa dupla força, Ganesha tem o poder de vencer todos os obstáculos. Ele também é o escritor do Mahabharata, obra de sabedoria necessária para o progresso do ser humano.
Lakshmi é a deusa da luz, beleza, boa sorte e riqueza. Sendo a consorte de Vishnu, a guardiã dos princípios, Lakshmi também significa amor e graça. De acordo com a lenda, Lakshmi não protege quem a procura apenas com o objetivo de riqueza e sucesso.
Hefesto, filho de Zeus e Hera, na mitologia grega é o deus da tecnologia (podendo ser também dos ferreiros, dos artesãos, dos escultores, da metalurgia, das armas, do fogo e dos vulcões – este último especialmente na mitologia romana, conhecido como Vulcano).
Céos ou Ceu (em grego: Κοίος, transl.: Koíos; em latim: Cœus ou Coeus), na mitologia grega, é um dos titãs que nasceram de Gaia (Gea) e Urano. Foi o titã da inteligência e é associado a direção norte pois, durante o fratrícídio de Uranos foi essa "parte" do pai que o titã restringiu.
Correspondente à deusa Atena na mitologia grega, Minerva era a deusa da sabedoria e das artes. Seu pai Júpiter, após engolir a deusa Métis (Prudência), pediu a Vulcano que abrisse sua cabeça com o seu machado, para acabar com a dor de cabeça que ele sentia. Da cabeça de Júpiter saiu Minerva já adulta.
No contexto da Bíblia, Lilith nasceu de um vazio. Seu nome aparece apenas uma vez, em Isaías 34:14. "Os gatos selvagens se juntarão a hienas, e um sátiro clamará ao outro; ali também repousará Lilith e encontrará descanso."
Deusa das terras selvagens e dos partos, era geralmente representada segurando duas tochas ou uma chave, e em períodos posteriores na sua forma tripla. Está associada a encruzilhadas, entradas, fogo, luz, a lua, magia, bruxaria, o conhecimento de ervas e plantas venenosas, fantasmas, necromancia e feitiçaria.
Lilith é a força sexual. Dessa maneira, Pombagira e Lilith concebem uma mesma ideia arquetipica de mulher: livre, sensual, na qual o grande mal é não permitir ser dominada pelo homem. Mediante os elementos simbólicos podemos pensar alegoricamente o modelo feminino de Pombagira atrelado ao de Lilith.