A Equação de Torricelli permite o cálculo da velocidade final de um corpo que esteja em Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) mesmo sem saber o intervalo de tempo em que percorreu. Trata-se de uma equação de cinemática elaborada pelo físico e matemático italiano Evangelista Torricelli.
A equação de Torricelli é uma fórmula proposta no século XVII pelo cientista Evangelist Torricelli. A equação de Torricelli, no movimento uniformemente variado (MUV), é vf2=vi2+2∙a∙∆x . A equação de Torricelli, no movimento circular uniformemente variado (MCUV), é ωf2=ω02+2∙α∙∆φ .
Essa equação permite determinar grandezas como aceleração, velocidades final e inicial e, até mesmo, o deslocamento de um corpo que se move com aceleração constante quando não se conhece o intervalo de tempo no qual o movimento ocorreu.
O teorema de Torricelli é uma aplicação do princípio de Bernoulli e estuda o fluxo de um líquido contido em um recipiente, através de um pequeno orifício, sob a ação da gravidade. A partir do teorema de Torricelli pode-se calcular o caudal de saída de um líquido por um orifício.
A mesma lógica vale para a fórmula do "vovô ateu", que calcula a velocidade de um corpo, e para a de Torricelli ou "vovô e vovó e mais duas asas delta", utilizada para descobrir o intervalo de tempo, sendo elas, respectivamente: V= V₀ + AT e V²= V²₀ + 2AΔS.
Torricelli concluiu que a força que mantinha a coluna de mercúrio no tubo era o peso do ar que pressionava sobre a superfície do mercúrio no recipiente. A altura da coluna de mercúrio no tubo era, portanto, uma medida da pressão atmosférica ao nível do mar.
∆S = variação do espaço (dada em metros); ∆t = intervalo de tempo. O deslocamento é encontrado subtraindo a posição final pela inicial (∆S = Sf - S0). Já o intervalo de tempo é definido como o tempo final do movimento menos o tempo inicial (∆t = tf - t0).
O primeiro registro da equação na literatura remonta aos estudos de Torricelli a respeito do movimento da água. Ao tentar determinar a velocidade de saída de um jato d'agua jorrando de um pequeno orifício de um recipiente, ele notou que a velocidade do fluxo seria igual a velocidade de uma gota em queda livre.
t: “Vovô ateu” para lembrar da equação da velocidade no MUV; v² = v0² + 2 . a . Δs: “Vovô e vovó mais duas asas delta” te faz lembrar da Fórmula de Torriccelli.
Denominamos barômetro de Torricelli o aparelho constituído por um tubo comprido (1 metro) de vidro e uma cuba, também de vidro, que tenha contida nela mercúrio. O tubo de vidro é totalmente cheio de mercúrio, sendo que a superfície aberta do tudo de vidro é bloqueada pelo dedo polegar.
Variação gradual. O movimento retilíneo uniformemente variado, ou MRUV, é o que segue uma trajetória retilínea e apresenta uma alteração uniforme no módulo de velocidade. É um movimento com aceleração diferente de zero e constante – a velocidade do corpo aumenta ou diminui de maneira uniforme ao longo do percurso.
A Equação de Torricelli permite o cálculo da velocidade final de um corpo que esteja em Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) mesmo sem saber o intervalo de tempo em que percorreu. Trata-se de uma equação de cinemática elaborada pelo físico e matemático italiano Evangelista Torricelli.
Quando um movimento pode ser dito acelerado e retardado?
Um movimento será acelerado quando os vetores velocidade e aceleração possuírem o mesmo sentido. No caso de sentidos opostos, é considerado como um movimento retardado.
A velocidade média de um móvel é dada pela razão do deslocamento (ΔS) no intervalo de tempo em que o movimento ocorreu. O deslocamento (ΔS), por sua vez, é dado pela diferença entre as posições final e inicial do móvel.
S = So + Vt 🍦 Também conhecida como fórmula sorvete) é a função horária do espaço do movimento retilíneo uniforme. O movimento retilíneo uniforme é o movimento desempenhado por um móvel por uma trajetória retilínea com uma velocidade constante, ou seja, sem a ação de uma aceleração.
Torricelli calculou que o efeito da pressão atmosférica no nível do mar é igual àquela que existe numa pequena coluna de mercúrio com 760 mm de altura e corresponde a 1.033 gramas por centímetro quadrado. Esse valor é chamado “atmosfera” (atm).
Em 1643, Evangelista Torricelli descobriu que a pressão atmosférica pode ser medida através de uma coluna de mercúrio dentro de um tubo. Os barômetros de mercúrio são instrumentos de precisão utilizados para medir a pressão atmosférica. Mediante sua cuidadosa observação, é possível verificar as oscilações climáticas.
Ela pode ser memorizada como “Que MaCeTe“. Q = m.L, outra fórmula para medir calor, em que Q é a quantidade de calor, m é a massa do objeto e L é o calor latente. Você pode usar a frase “Que MoLeza“.