Trata-se de um documento confessional de referência, oficial e autêntico, para o ensino da doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana, com o qual pode-se conhecer o que a Igreja professa e celebra, vive e reza em seu cotidiano.
Bem cedo se chamou catequese ao conjunto de esforços empreendidos na Igreja para fazer discípulos, para ajudar os homens a acreditar que Jesus é o Filho de Deus, a fim de, pela fé, terem a vida em seu nome, e para os educar e instruir nessa vida, construindo assim o Corpo de Cristo (2).
Quais são as 4 partes do Catecismo da Igreja Católica?
O Catecismo da Igreja Católica (CIC)
A apresentação do seu conteúdo está organizada em quatro partes, a saber, a fé professada (a explicação do Credo), a fé celebrada (a apresentação da liturgia da Igreja), a fé vivida (a moral ou exigências dos mandamentos) e a fé rezada (a vida de oração da Igreja).
Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi” (Mt 28,19-20) – é o chamado depositum fidei (depósito da fé). Este nome foi escolhido por analogia com o contrato de depósito, de origem romana e ainda hoje previsto em nosso Código Civil (arts. 627 e ss.)
Contudo, a Igreja católica promulgou, até hoje, dois Catecismos universais: o Catecismo Romano ou Catecismo de Trento (1566), e o Catecismo da Igreja Católica, promulgado em 1992 pelo Papa João Paulo II.
Com esta catequese, os participantes poderão receber os Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma. O programa do RICA (Rito da Iniciação Cristã de Adultos), é um programa de formação que dura, em média, um ano: de meados de maio até Pentecostes do ano seguinte.
A Renovação Carismática Católica (também chamada RCC) é um movimento surgido na Igreja Católica dos Estados Unidos em meados da década de 1960 com a intenção de incorporar ao Catolicismo alguns elementos oriundos do Pentecostalismo (orações em línguas, liturgias animadas, ”encontros pessoais” com Cristo, etc.).
A Iniciação à Vida Cristão (IVC) da Arquidiocese de Porto Alegre tem como metas: anunciar o querigma aos pais e padrinhos, integrar e ampliar o processo formativo da Eucaristia e da Crisma, dinamizar a catequese com adultos na dimensão da formação discipular, e formar catequistas discípulos missionários numa ...
O texto do “Catecismo da Igreja Católica”, um trabalho que durou seis anos, foi realizado, sob a direção do cardeal Joseph Ratzinger, então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, por uma Comissão de doze cardeais e bispos e uma Comissão editorial de sete bispos diocesanos, especialistas em teologia e catequese.
Somos “corpore et anima unus”, isto é, somos a “unidade do corpo e da alma” (GS 14,1). Meus pais me deram o corpo e Deus me deu a “anima”, o sopro da vida. “A doutrina da fé afirma que a alma espiritual e imortal é criada diretamente por Deus”, como afirma o Catecismo da Igreja Católica (CIgC 382).
As igrejas evangélicas - que, no contexto popular brasileiro, são representadas pelas igrejas pentecostais e neopentecostais, que são maioria - não usam catecismos, pois julgam ser coisas da tradição Católica-Ortodoxa.
Ele contém, de maneira concisa, todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja, de forma a constituir, como desejara o meu Predecessor, uma espécie de vademecum, que permita às pessoas, aos crentes e não crentes, abraçar, numa visão de conjunto, todo o panorama da fé católica.
1° – O Conselho de Pastoral da Comunidade (CPC) é um órgão privilegiado de coordenação, representação, participação e comunhão de todas as instâncias da Igreja, em nível comunitário, e se regerá pelo Código do Direito Canônico, pelas normas da Igreja Diocesana e proposições aprovadas na Assembleia da Pastoral Diocesana ...
Para abordar o assunto aqui tratado, os três pilares da Igreja: Sagrada Escritura, Sagrada Tradição e Magistério, foi necessário buscar fontes para desenvolve-lo. Pesquisar e encontrar autores e obras relevantes, tornou-se um desafio árduo.
Fideicomissário (beneficiário): É a pessoa que receberá os bens, após o transcurso de determinado prazo ou cumprimento das condições estabelecidas pelo fideicomitente. O fideicomissário é o beneficiário final do fideicomisso, podendo exercer seus direitos de propriedade sobre os bens ao término do encargo fiduciário.
Padre Gerson Schmidt, do Rio Grande Sul, aprofundou este tema em vários programas, divulgados pelo Vatican News, antes de começar a refletir sobre os quatro pilares que fazem parte dos fundamentos sólidos e constitutivos da Igreja de Cristo: pilar da Palavra, pilar do Pão, pilar da Caridade e pilar da Missão.
De maneira geral o catequista (ou a catequista) deve ter recebido os sacramentos do Batismo, da Eucaristia e da Confirmação. É preciso também ter uma presença ativa na própria comunidade, conhecer a Bíblia e ter paciência e didática para lidar com crianças e jovens.
O QUE É? O Instituto Católico de Cultura é uma instituição eclesial ao serviço da nossa Diocese com uma missão específica na área da cultura e da formação, visando uma presença cristã transformadora do mundo.