seres humanos), estas serpentes podem desferir ataques ou vibrar a ponta da cauda, debatendo-a contra o chão, emitindo um “aviso sonoro” que lembra ao chocalho das cascavéis. Menos comumente, elas também podem achatar o corpo dorso-ventralmente ou executar descarga cloacal, também como forma de defesa.
Elas procuram sempre fugir do homem, mas quando não conseguem, podem picar para se defender. Há um estudo mostrando que de cada 14 encontros em apenas um a jararaca dá o bote (muitas vezes só de advertência, sem picar).
Qual é a estratégia de defesa da jararaca serpente?
Ao longo da sua distribuição geográfica, as jararacas possuem variação nos padrões de cores e manchas, com indivíduos apresentando tons de cinza, pardo-esverdeado, verde, amarelo e marrom. A diversidade de cores auxilia na camuflagem do grupo, sendo uma importante estratégia de defesa contra predação.
A jararaca que picou Cícero é uma serpente muito venenosa e dependendo da quantidade de veneno injetada, uma picada pode causar sequelas graves e levar até a morte.
A Dendroaspis polylepis, considerada uma das cobras venenosas mais letais do mundo, é tão rápida quanto mortal, mas grande parte de sua má reputação é baseada em exageros e mal-entendidos. A mamba-negra é uma cobra rápida e letalmente venenosa.
O cheiro forte de vinagre pode ajudar a mantê-los afastados. Naftalina : As cobras tendem a evitar o cheiro de naftalina. Coloque algumas bolas de naftalina em áreas estratégicas de sua propriedade para impedir sua presença.
O Urutu Cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma espécie peçonhenta de viperídeos muito agressiva. Seu bote é muito rápido e o Urutu pode dar vários botes em sequência, o que pode dar a sensação de perseguição para quem tem o desprazer de receber investidas deste bicho.
Um dos principais sinais de que há cobra por perto é ouvir os sons característicos do animal. Por exemplo, Cascavéis e Víboras possuem um “chocalho” na ponta da cauda com um som bem característico. Além disso, há o sibilar, o famoso assobio da cobra, que é muito fácil de identificar.
Repelentes específicos para cobras, certas plantas como erva-gateira, alho e lavanda, bem como medidas físicas como cercas e barreiras subterrâneas, e a eliminação de refúgios e fontes de alimento em sua propriedade são eficazes para afastar cobras.
A jararaca, um dos quatro principais gêneros de serpentes peçonhentas que podem ser encontrados no Brasil, é considerada a cobra mais perigosa no País.
Porque elevar o membro em caso de picada de cobra?
A especialista disse que pernas e pés são os locais mais comuns para picadas de cobra e, nesses casos, a orientação é manter o membro em uma posição confortável para diminuir a pressão que acontece no local da picada. Dieynne Saugo foi diagnosticada com o novo coronavírus, o que pode agravar sua situação.
Biólogo Sérgio Rangel comprovou que sapos também comem jararacas. Nem o veneno mortal de uma jararaca foi capaz de parar a fome brutal de um sapo. Um novo vídeo mostra exatamente essa cena.
O habitat preferido destas cobras são os terrenos agrícolas, se bem que também se encontrem junto aos grandes aglomerados urbanos, já que aí encontram alimento com grande facilidade.
O Mutant Afasta Cobra é um repelente poderoso, desenvolvido para proteger sua casa, sítio ou fazenda contra cobras, escorpiões e aranhas. Sua fórmula exclusiva cria uma barreira de odores que afasta esses animais, garantindo segurança para sua família e animais de estimação.
Os alimentos preferidos da jararaca são pequenos mamíferos, mas quando jovem ela costuma comer anfíbios, lagartos e lacraias. Por esse motivo, seu veneno muda de acordo com a idade: o dos juvenis tem maior ação anti-coagulante, mas na fase adulta a ação inflamatória e local é mais intensa.