Corolla tem o câmbio CVT Multidrive, que equipa as versões com motor 1.8 Dual VVT-i de até 144 cavalos e 18,6 kgfm, bem como o 2.0 Dual VVT-i com até 153 cavalos e 20,7 kgfm.
Em meados de 2002 foi lançada a 9° geração com bons equipamentos e fazendo um grande sucesso no público brasileiro. Em 10 de outubro de 2006, foi lançada no Japão a décima geração do modelo, lá denominada como Corolla Axio, que contava com versões equipadas com transmissão continuamente variável (Câmbio CVT).
Enquanto o câmbio automático convencional tem o conversor de torque, o CVT possui polias cônicas, de diâmetro variável, em geral ligadas por correia metálica ou corrente. Como não há engrenagens, o conjunto oferece relações infinitas de movimento, ou seja, dependem de como a correia ou a corrente se movimenta.
O que é o SUPER ECT? Tecnologia existente no Corolla que, em caso de aclive ou declives, controla a troca de marchas, evitando trocas desnecessárias. Em subidas, caso necessário, o super ect faz a redução para uma marcha mais forte e mantém essa mesma marcha até o fim da subida.
Outra desvantagem do câmbio CVT é o custo mais elevado do que os outros tipos de câmbio automático, tanto na compra quanto na manutenção. Ele também requer um fluido específico, que deve ser trocado periodicamente, seguindo as recomendações do fabricante.
Na comparação com a transmissão automática por engrenagens, o câmbio CVT é muito mais suave e progressivo em seu funcionamento. O interessante é que essa tecnologia tem em torno de 500 anos, segundo historiadores.
Chevrolet Onix e Onix Plus AT 1.0 Turbo. Modelos mais vendidos no Brasil, o Chevrolet Onix e o Onix Plus 1.0 Turbo são os modelos com melhor custo benefício para quem busca um carro automático. ...
O custo desta manutenção pode variar, mas em média, você deve esperar gastar entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00. Este valor pode ser influenciado pela região onde você mora, o modelo do seu carro e a oficina que você escolhe.
Atualmente, toda a linha nacional da Honda, Toyota, Nissan utilizam câmbio CVT. A Renault utiliza no Duster, Oroch e Stepway. Já a Stellantis combina essa caixa nos carros com motor 1.3 Firefly e 1.0 turbo.
As configurações GLi contam com o propulsor 1.8 (transmissão automática CVT de sete velocidades ou manual de seis marchas), e as versões XEi e Altis com o motor 2.0 (sempre com câmbio automático CVT de sete velocidades).
Por outro lado, existe um fluido específico para os automóveis com transmissão CVT. Inclusive, a sua substituição é recomendada a cada 100 mil quilômetros.
No que se refere à economia, o CVT oferece maiores vantagens, pois permite que o motor opere em sua eficiência máxima independentemente da velocidade, resultando em um menor consumo de combustível, especialmente em áreas urbanas e com muito congestionamento.
O que acontece se não trocar o óleo do câmbio CVT?
A falta de manutenção do fluido de transmissão automática pode resultar em problemas graves e irreversíveis na transmissão, como quebra de peças, desgaste excessivo, superaquecimento e até mesmo travamento do sistema.
A alavanca de marchas permite que o motorista vá interrompendo essa relação continuamente variável em várias posições. Então, o CVT pode ter cinco, sete, dez, quantas marchas o projeto resolver oferecer como opções ao motorista.
No caso dos câmbios CVT, pode haver, ainda, trepidação e trancos nas saídas e retomadas, bem como problemas de aderência nos cones por onde passam as correias. Neste último caso, o sintoma é o giro do motor “estilingar” para cima, sem resposta de aceleração instantânea.
Qual a diferença entre o Corolla XEi e Altis 2015?
Externamente, o Corolla Altis diferencia-se dos seus irmãos menos sofisticados (GLi e XEi) por contar com o friso cromado abaixo da área envidraçada e também com maçanetas cromadas (enquanto no XEi e GLi elas são pintadas na cor do carro).
Um dos principais charmes do Toyota GR Corolla é a sua caixa de câmbio exclusivamente manual. Para muitos, essa é a maneira certa de se dirigir um esportivo, sentindo o carro e usando toda a sua habilidade para passar as marchas no momento certo.