Atualmente a Coreia do Norte é vista como um regime ditatorial e totalitarista, com todos os poderes centrados na figura do Líder Supremo, tendo ainda um grande culto à personalidade em volta da Família Kim, que governa o país com poderes absolutos desde o final da década de 1940.
A Coreia do Norte oficialmente se descreve como um Estado socialista autossuficiente e formalmente realiza eleições. Vários analistas, no entanto, classificam o governo do país como uma ditadura stalinista totalitária, particularmente por conta do intenso culto de personalidade em torno de Kim Il-sung e sua família.
Qual a diferença entre a Coreia do Sul e do Norte?
Enquanto a Coreia do Sul está localizada na sua porção sul, a Coreia do Norte ocupou justamente a porção norte da península da Coreia, formando uma dualidade política e militar que perdura desde o período da Guerra Fria.
Isso porque trata-se um estado socialista de partido único sob o controle do Partido dos Trabalhadores da Coreia, liderado pela dinastia Kim. O regime é altamente centralizado e autocrático, com um culto à personalidade em torno de seus líderes.
A Política da República da Coreia tem lugar no âmbito de uma república democrática representativa presidencialista, segundo a qual o presidente é o chefe de Estado de um sistema multi-partidário. Desde 1948, a constituição foi sujeita a cinco grandes revisões, cada uma significando uma nova república.
A Coreia do Norte (ou República Popular Democrática da Coreia) é regida sob um governo Juche autodeclarado com um acentuado culto de personalidade organizado em volta de Kim Il-sung (o fundador da Coreia do Norte e o primeiro presidente do país) e seus descendentes que governaram o país depois dele.
Basta apenas, os portadores de passaporte BRASILEIRO solicitarem a K-ETA (Autorização Eletrônica de Viagem) para viajar à Coreia para fins de turismo, visita a familiares e participação em eventos corporativos, acadêmicos e religiosos a partir de 1 de abril de 2022.
A tensão entre Coreia do Norte e Coreia do Sul se intensificou no último ano, com acusações de envio de drones e balões de lixo entre os países. Além disso, o governo de Kim Jong-un realiza testes de mísseis regularmente. Veja abaixo por que há duas Coreias e relembre o conflito entre elas.
As causas da Guerra da Coreia foram: a divisão do país em duas zonas com governos ideologicamente distintos em 1945 e a invasão do sul promovida pelas tropas do norte em junho de 1950. A Coreia do Norte iniciou a guerra em 1950, invadindo o território da Coreia do Sul, com apoio da China e da URSS.
A Coreia do Norte, segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras, é o único país do mundo onde o acesso à Internet é restrito, sendo autorizado a alguns participantes do governo norte-coreano (porém, há uma Intranet).
Uma explicação quanto ao que de fato significa o fato da Coreia ser “escura” a noite é rara, o que por vezes gera confusão. As luzes vistas do espaço dependem de uma série de fatores. Um dos principais é a densidade populacional – já que, para ser vista do espaço, as luzes dependem de uma determinada aglomeração.
Qual a diferença entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte?
Coreia do Sul: formada um governo capitalista, anticomunista e autoritário, sob o domínio de Syngman Rhee. Para saber mais sobre a Coreia do Sul, leia nosso texto. Coreia do Norte: chamada de República Popular Democrática da Coreia, tem um governo socialista de caráter autoritário, sob o comando de Kim Il Sung.
Quem mora na Coreia do Norte pode viajar para outro país?
Os detentores do passaporte Coreia do Norte podem viajar para vários países ao redor do mundo, cada um com requisitos distintos de visto. São um total de 38 destinos de viagem sem visto para os portadores do passaporte Coreia do Norte.
Qual exército é mais forte, Coreia do Norte ou Sul?
Coreia do Norte possui vantagem numérica em termos de homens que compõe seu Exército e de arsenal militar, mas especialistas dizem que treinamento de pessoal é precário e o equipamento é antigo.
A DMZ é dividida em duas, sendo cada lado controlado pelas respectivas nações. Esta atividade recente é "incomum", segundo os especialistas, e acontece em um momento de tensão crescente entre os dois países.
Embora o uso de biquínis não seja totalmente inexistente na Coreia, a preferência por roupas de banho mais conservadoras é bastante comum devido a uma combinação de normas culturais e preocupações com saúde e beleza.
Como os brasileiros são tratados na Coreia do Sul?
Os brasileiros com passaporte em dia são isentos de visto para permanência de até 90 dias na Coreia do Sul, graças aos acordos diplomáticos entre os países. No entanto, a permissão não inclui o exercício de atividades remuneradas durante a estadia, pois é voltada ao turismo, visitas e estudos.
O transporte, promoção e/ou uso de maconha ou produtos derivados de maconha por estrangeiros na Coreia do Norte é ilegal e provavelmente resultará em prisão e processo criminal.
Com base em estimativas de 2002, o setor dominante da economia norte-coreana é a indústria (43,1%), seguida pela prestação de serviços (33,6%) e a agricultura (23,3%). Em 2004, foi estimado que a agricultura empregou 37% da força de trabalho, enquanto a indústria e a prestação de serviços empregaram os restantes 63%.
Não há estatísticas oficiais conhecidas de religiões na Coreia do Norte, mas, a partir de estimativas do fim da década de 1990 e dos anos 2000, o país é majoritariamente irreligioso, com a vida religiosa sendo dominada pelas tradições do xamanismo coreano e cheondoísmo, enquanto o governo, a partir da ideologia juche, ...