O rosa combina bem com cores neutras, como branco, preto, cinza e bege. Essas combinações geralmente são seguras e clássicas. O verde e o rosa são cores complementares, o que significa que elas estão no lado oposto do círculo cromático.
O branco é, de longe, o favorito. De acordo com a Basf, isso também está relacionado “com sua beleza clássica e atemporal”. Cada mercado tem suas particularidades. Os usuários dos Estados Unidos deparam-se com menos opções de cores, mas isso não significa que eles não gostam de carros coloridos.
Vantagens: O carro branco é o predileto dos brasileiros nos últimos anos. Além disso, ele tem o melhor preço de compra, desvaloriza menos em relação às outras cores.
DESCUBRA: Qual a cor de roda combina melhor com o seu carro
Qual cor de carro mostra mais sujeira?
Na verdade, a poeira e a sujeira rotineira ressaltam mais no carro preto. Inclusive, até mesmo os riscos na lataria tendem a ser mais chamativos. Tudo isso somado faz com que o carro preto precise de mais lavagens e mais cuidados com a pintura.
🌞 Qual cor de carro estraga menos no sol? Se você pensou no branco, acertou! Cores claras refletem mais luz, evitando o superaquecimento e prolongando a vida útil da pintura.
Além disso, cores mais neutras, como branco, prata, cinza e preto, tendem a ter uma demanda maior e, consequentemente, podem ter um valor de revenda mais alto. Por outro lado, veículos que possuem cores mais chamativas e menos populares, como verde, amarelo e marrom, podem desvalorizar o veículo na hora da revenda.
Manter a cor do seu carro pode ser uma tarefa e tanto. Tons de pérola e outras cores, como preto e vermelho, exigem cuidados meticulosos, pois arranhões, sujeira e outras marcas irritantes podem ficar facilmente visíveis.
Como fazem parte de uma paleta de cores denominadas sólidas, branco, preto ou prata acabam gerando um custo menor de produção para as montadoras de carros e, consequentemente, chegando mais baratos aos consumidores.
No mercado de usados, os carros de cores mais vibrantes ou menos comuns costumam enfrentar maior dificuldade de venda. O vermelho , por exemplo, é uma cor que historicamente carrega um certo estigma de desvalorização.
Os dados mais recentes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostram que 43,6% dos automóveis vendidos no país são brancos, 18,4% prata, 16,5% cinza e 11,1% pretos. Só 5% são azuis, 3,8%, vermelhos e 1,6% representa outras cores. Este não é um fenômeno brasileiro.
Além de ser uma das cores mais vendidas entre os condutores brasileiros, os carros brancos também têm os melhores preços de compra, sendo mais valorizados quando comparados a outras cores. Além disso, a lataria na cor branca também apresenta uma manutenção mais fácil.
Graças a neutralidade, é possível combiná-los com todas as cores do círculo cromático, intensas, como amarelo e laranja, neutras, como bege e marrom, ou escuras, como cinza e preto. A ausência de pigmentos na composição ajuda a destacar as outras tonalidades, deixando o ambiente mais claro e luminoso.
O carro branco é o predileto dos brasileiros nos últimos anos. Além disso, ele tem o melhor preço de compra, desvaloriza menos em relação às outras cores.
É preciso entender também o porquê de veículos vermelhos serem os carros menos roubados. Como dito na pesquisa realizada na Holanda, o índice de roubos de carros com cores chamativas foi caindo com os anos.
Quem mais sofre com os efeitos solares são os carros de cores escuras. Os carros de cor preta, vermelha, azul e o verde, por reterem mais calor, absorvem mais os raios solares. Por esse motivo, eles queimam mais facilmente do que os de cores mais claras.
Por se tratar de uma cor neutra, os carros brancos são muito fáceis de vender. Outra grande vantagem é que o branco reflete a luz com facilidade, por isso é mais visível à noite. Atualmente, é possível escolher o acabamento perolizado para dar mais personalidade para o carro branco.
Preto ou branco: qual carro é mais fácil de manter limpo? Embora seja disparado o mais popular, a cor branca tende a evidenciar mais as poeiras obtidas no dia a dia. Já o carro preto, sempre lembrado como charmoso e discreto, costuma deixar menos visíveis algumas sujeiras.
Quais são as vantagens e desvantagens de um carro branco?
Enquanto a sujeira fica escondida, os riscos e arranhões ficam mais aparentes no branco. Outra desvantagem tem relação com a segurança. Como é uma cor muito mais comum, os carros brancos costumam ser mais visados para roubo, pois são discretos e em maior quantidade, dificultando a identificação entre outros veículos.
O sol pode ter um impacto significativo em carros de pintura branca. A exposição prolongada aos raios UV pode fazer com que a tinta branca comece a desbotar e perder sua cor vibrante, deixando-a com uma aparência amarelada e sem vida.
Desvantagens: A alta demanda pode fazer com que algumas montadoras aumentem o preço do carro branco, especialmente em tonalidades diferenciadas. Outra desvantagem é que riscos e arranhões são mais visíveis nessa cor. Além disso, carros brancos são mais visados para roubos devido à sua popularidade e discrição.
"Como a tinta preta absorve a energia que está chegando nela do sol, e a tinta branca reflete a maior parte dessa energia, o carro preto acaba aquecendo mais", destaca Leandro Tessler. O professor conta que ocorre um efeito estufa com os veículos parados debaixo do sol.