Colinear significa que você pode traçar uma linha reta que passa por todos os pontos. Não colinear significa que você não pode traçar uma linha reta que passa por todos os pontos.
Mas a partir de três pontos ou mais, isso não necessariamente é verdade. Assim, dizemos que pontos colineares são aqueles pertencentes a uma mesma reta. E três ou mais pontos serão chamados de não-colineares caso não consigamos traçar uma única reta que os contém.
A condição de alinhamento de três pontos é o método que utilizamos para verificar se três pontos são colineares ou não colineares. Dizemos que os pontos são colineares se eles estão alinhados, ou seja, se existe uma reta que passa por esses três pontos, eles são colineares.
SEGMENTOS de RETA: CONGRUENTES, CONSECUTIVOS, COLINEARES e ADJACENTES. Matemática Básica \Prof. Gis/
O que significa "pontos colineares"?
Pontos colineares: são pontos que pertencem a uma mesma reta. Na figura da esquerda, os pontos A, B e C são colineares, pois todos pertencem à mesma reta r. Na figura da direita, os pontos R, S e T não são colineares, pois T não pertence à reta s.
Não é necessário fazer as três somas para verificar a possibilidade de um triângulo existir. Basta fazer a soma entre os dois lados menores. Se a soma entre eles for maior que o terceiro lado, então, a soma entre qualquer um deles e o terceiro lado (que é o maior) terá o mesmo resultado.
Como posso verificar se dois pontos são colineares?
Vamos lá, os pontos são colineares quando eles pertencem a uma mesma reta, além disso para os pontos serem colineares os vetores que formam com esses pontos, aqui e , devem ser paralelos entre si, vamos então ver se eles são paralelos, se forem, eles são colineares.
Conhecendo dois ou mais pontos, eles podem ser colineares ou não, e coplanares ou não. Os pontos são coplanares quando pertencem ao mesmo plano, e colineares quando pertencem a uma mesma reta.
Vamos entender a diferença: RETA: É a união de infinitos pontos, formando um traço que não faz nenhuma curva ou ângulo. As retas devem possuir setas para os dois lados, indicando que têm comprimento infinito, ou seja, não tem (origem) começo nem fim. Geralmente, são nomeadas por alguma letra minúscula.
NÃO COLINEARES: Como a imagem acima, colinear é totalmente reta sem, não colinear é quando a reta faz uma curva. CONSECUTIVAS: Quando possuem um ponto em comum.
Por um único ponto passam infinitas retas. Por dois pontos distintos A e B passa uma única reta. Para determinarmos um plano necessitamos de pelo menos três pontos. Se dois pontos distintos de uma reta pertencem a um plano, então todos os pontos dessa reta pertencem ao plano.
As duas retas numéricas usadas para determinar o plano cartesiano recebem o nome de eixos. A reta horizontal é chamada de eixo x, ou eixo das abscissas, e a reta vertical é chamada de eixo y, ou eixo das ordenadas.
Dados três segmentos de reta, nem sempre eles podem formar um triângulo. Para que os três segmentos formem um triângulo, existe o que conhecemos como condição de existência, que é a seguinte: a soma de dois lados é sempre maior que o terceiro lado.
Definição - a mediatriz de um segmento AB é a reta perpendicular a AB passando pelo seu ponto médio. No applet à esquerda, a mediatriz do segmento AB está em verde. Propriedade da mediatriz: todo ponto da mediatriz de um segmento é equidistante das extremidades do segmento.
Duas retas são perpendiculares se se cruzam formando ângulos retos. Se essa é uma reta e uma reta perpendicular se parece com isso, então uma reta perpendicular vai interceptá-la; mas ela não vai ser só uma intersecção, mas as retas vão se cruzar formando ângulos retos, ou seja, formando 90 graus.
Como posso verificar se três pontos formam um triângulo?
Só irá existir um triângulo se, somente se, os seus lados obedeceram à seguinte regra: um de seus lados deve ser maior que o valor absoluto (módulo) da diferença dos outros dois lados e menor que a soma dos outros dois lados.
“Não colineares” é o mesmo que dizer que esses três pontos não podem pertencer a uma mesma reta. Os planos podem ser obtidos de quatro maneiras diferentes. Observe que todas elas baseiam-se no axioma de determinação. Lembre-se de que três pontos não colineares determinam um plano único.
A equação geral de uma reta é igual a ax + by + c = 0, em que a, b e c são coeficientes reais e a e b são diferentes de zero. Para encontrar a equação geral de uma reta, é necessário conhecer pelo menos dois pontos dessa equação.