Aqui estou te mostrando o posicionamento das notas utilizando a clave de sol, que é sempre utilizada para o violão. A clave de sol é o símbolo que vai indicar que as notas (frequências sonoras) devem ser organizadas dessa forma no pentagrama.
As claves mais utilizadas são: a clave de sol na 2ª linha (para sons agudos, como um violino), a clave de dó na 3ª linha (para sons médios, como uma viola) e a clave de fá na 4ª linha (para sons graves, como um contrabaixo).
Esta clave é utilizada na escrita da mão esquerda dos instrumentos de teclado, instrumentos de registro grave, como o violoncelo, o contrabaixo, o fagote , o trombone e o eufônio em Dó bem como as vozes mais graves.
Qual a diferença entre a clave de sol e a clave de fá?
Você sabe a diferença entre as Claves de Fá e de Sol ? A Clave de Sol e utilizada na parte mais aguda do piano , já a clave fá, e utilizada na parte mas grave do piano.
Na realidade, o Dó central do piano corresponde à altura da nota Dó na segunda corda do violão. Essa definição deslocada foi escolhida para facilitar a escrita, pois se não fosse assim, a escrita no violão precisaria de muitas linhas suplementares para representar os acordes mais simples e comuns.
Originalmente a clave de dó foi criada para representar as vozes humanas. Cada voz era escrita com a clave de dó em uma das linhas. O alto era representado com a clave na terceira linha, o tenor na quarta linha e o mezzo-soprano era representado com a clave de dó na segunda ou primeira linha da pauta.
Nota Musical. Apresenta duas colcheias (colcheias) ligadas com um raio. Uma única colcheia (colcheia) foi anteriormente utilizada pela Microsoft e nos modelos de emoji do Google's .
Considerando instrumentos como o pianos, que possui um registro um tanto vasto, são utilizadas duas claves: uma é para a região mais grave e outra para a região mais aguda. As claves mais utilizadas são a de sol (para representar registros mais agudos), e a clave de fá (para representar os registros mais graves).
Os acordes indispensáveis são os de Lá menor, Mi menor, Dó maior, Ré maior e Sol maior. A partir desses 5 acordes, você já é capaz de tocar várias músicas.
O comprimento padrão da escala de um violão clássico é de 650 a 660 mm (25,6 a 26 polegadas). Esse tamanho é chamado de “full size” (tamanho completo). Estão disponíveis tamanhos menores 1/4, 1/2, 3/4 e outros tamanhos fracionários.
Por sua vez, as partituras são o tipo de notação musical mais completo e o mais utilizado no mundo. As partituras são escritas em um sistema de cinco linhas chamado de pauta, e cada nota é colocada em uma das linhas ou espaços da pauta. As figuras musicais podem ser escritas em todos os espaços e linhas do pentagrama.
Cadê a nota “dó”? Por volta de 1640, um músico italiano de nome Giovanni Battista Doni, constatou que não era fácil pronunciar a sílaba ut, pois terminava em uma consoante muda. Então, em prol da sonoridade, achou melhor substituí-la com a primeira sílaba do seu próprio sobrenome (Doni).
A clave é um símbolo que indica qual altura musical será representada por cada linha ou espaço. Existem três claves: a clave de sol, a clave de fá e a clave de dó.
A clave de fá é usada para representar os instrumentos e as vozes que têm uma tessitura mais grave, como o contrabaixo, o trombone, o fagote, o violoncelo e o baixo.
O violino não é conhecido por tocar acordes, mas definitivamente pode ser feito através de certas técnicas, como paradas duplas, paradas triplas, arpejo e técnicas ainda mais modernas emprestadas da guitarra rock.
Outros exemplos de instrumentos que utilizam a clave de Fá são: contrabaixo, violoncelo, fagote e trombone, bem como as vozes mais graves. A título de curiosidade, a clave de Fá também é conhecida como clave masculina (ou androclave).
Em seu sentido mais literal, uma melodia é uma combinação de tom e ritmo, enquanto mais figurativamente, o termo pode incluir outros elementos musicais, como cor tonal. É o primeiro plano para o acompanhamento de fundo. Uma linha ou parte não precisa ser uma melodia de primeiro plano.
O Dó Médio ou Dó Central ou Dó3 (C3) são diferentes nomenclaturas que se referem à mesma nota. O Dó Médio tem esse nome porque fica exatamente no meio da pauta dupla, entre a pauta superior (dos agudos) e a inferior (do baixo).