Mais uma a enfrentar problemas financeiros. A empresa surgiu em 1933 e foi se expandindo até ter sua falência decretada em 2008, em uma dívida avaliada em R$ 5 bilhões. A decisão chegou a ser derrubada, mas foi confirmada pelo STJ em 2013.
A última empresa do setor a parar de operar no Brasil foi a Itapemirim, que fez seu último voo em 2021. Mas a lista de falências é extensa: é o caso da Avianca Brasil, da Varig e da Transbrasil, entre outras.
A Voepass Linhas Aéreas, anteriormente chamada de Passaredo Linhas Aéreas, é uma das companhias mais antigas a operar no Brasil. Nesta sexta-feira (9/8), um dos aviões da empresa caiu com 62 pessoas a bordo. Não há sobreviventes.
A Gol Linhas Aéreas foi fundada em 2001 por Constantino Oliveira, mais conhecido como Nenê Constantino. Nascido em 1931, Constantino vem de uma família com raízes no transporte, inicialmente envolvida com o setor rodoviário.
Allegiant Airways (EUA, em operação desde 1998) Cape Air (EUA, em operação desde 1956) Chautauqua Airlines (EUA, em operação desde 1973) CommutAir/United Express (EUA, em operação desde 2011)
A Passaredo esteve no centro de negociações com o Grupo Itapemirim, que estava em recuperação judicial desde 2016 e teve sua falência decretada em 2022. A venda chegou a ser concretizada em 2017, mas foi cancelada porque a empresa de ônibus descumpriu condições estabelecidas em contrato.
A origem do problema financeiro enfrentado pela Gol vem da crise que atingiu em cheio o mercado de aviação civil em todo mundo durante a pandemia da Covid-19.
No dia 20 de agosto de 2010, o Poder Judiciário do Brasil decretou a falência da antiga Varig, além de mais duas empresas do grupo, a Rio Sul Serviços Aéreos Regionais e a Nordeste Linhas Aéreas.
Nos últimos meses, a empresa começou a passar por dificuldades financeiras e operacionais, comprometendo a manutenção das aeronaves e o serviço de bordo. Antes da suspensão de suas operações, voava para mais de 30 destinos, com frota composta de aviões Boeing 737 e Boeing 767.
Mas, a Hurb continua operando e vendendo pacotes na internet. O Fantástico deste domingo (4) falou de um problema que está dando dor de cabeça a dezenas de milhares de brasileiros. Pessoas que compraram pacotes de viagens no site do Hurb - antigo Hotel Urbano - mas levaram um calote da empresa.
Há exatos 17 anos, às 18h48, o Brasil registrou a maior tragédia da aviação brasileira: o acidente com o Airbus A-320 da TAM em São Paulo, no aeroporto de Congonhas, localizado na zona sul da capital. 199 pessoas morreram, das quais 12 em solo.
A Skytrax, conhecida como o “Oscar” do mercado de aviação, lançou nesta segunda-feira (24) as listas das melhores companhias aéreas do mundo de 2024. Por região, a Latam e a Azul ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, na seleção da América do Sul. Veja a lista abaixo.
Esta lista cita os acidentes e incidentes aéreos ocorridos no Brasil no qual o primeiro ocorreu no dia 1 de março de 1915 e o último relatado ocorrido no dia 09 de janeiro de 2025. O voo TAM 3054 foi o acidente mais letal do país, com 199 óbitos.
Entre as empresas que atuam no Brasil, a Latam e Azul estão entre as melhores companhias, enquanto a Gol figura no ranking das piores devido ao alto número de atrasos e cancelamentos em seus voos.
De acordo com um estudo publicado pelo site especializado Aviation Safety Network, 2018 foi o pior neste quesito desde 2014. Foram registrados 16 acidentes e 555 mortes envolvendo voos comerciais _o pior deles o da low cost Lion Air que caiu em 29 de outubro na Indonésia e matou as 189 pessoas que estavam a bordo.