"Ambos os aviões passam pelos mesmos critérios de segurança. Eles demonstram às autoridades aeronáuticas as normas sendo aplicadas nos projetos. Tanto o jato quanto o turboélice cumprem esses requisitos, eles são equivalentes [em nível de segurança]."
Numa análise recente, a Airline Ratings identificou uma lista de aeronaves que podem ser consideradas as mais seguras para voar, nunca tendo sofrido nenhum acidente com vítimas mortais. Entre elas estão os Boeing 787 e 777-300ER e os Airbus A220, A320neo e A380.
A diferença entre os conceitos está nos resultados: um motor à jato tem maior desempenho, mas consome mais, já o turboélice é o contrário, tem menor desempenho mas menor consumo. Isto falando a grosso modo, já que o avião turboélice tem outras vantagens e o turbofan também.
Em termos de eficiência, o ATR 72 é superior em rotas curtas, enquanto o Boeing 737, projetado para voos mais longos, se sobressai em capacidade e alcance.
Qual é o horário mais seguro para viajar de avião?
Os voos no início do dia tendem a enfrentar menos atrasos e turbulência, pois a atmosfera é geralmente mais estável. Além disso, as condições climáticas adversas, como tempestades, são mais comuns à tarde e à noite.
Trata-se de um motor de reação mista, pois é basicamente um motor a jato acionando uma hélice. Entre o eixo da turbina e a hélice há um redutor de velocidade. A força propulsiva deste motor é produzida 90% pela hélice e 10% pelos gases de escapamento.
O ATR 72-500 começou a operar no mundo em 1997, possui seis pás de hélices e maior capacidade de carga em comparação com a versão anterior, o ATR 200. É considerada uma aeronave de médio porte e segura. "Ele atende todos os requisitos de segurança. Então, pode-se confiar nele.
Qual é o avião de pequeno porte mais seguro do mundo?
No geral, as aeronaves a pistão com as melhores estatísticas de segurança entre aquelas que acumularam pelo menos 10.000 horas de voo foram Cessna C402 (sem acidentes), Cessna 310 (pontuação de 3,0) e SR20 (3,2).
Viajar de jatinhos particulares geralmente são equipados com sistemas avançados de navegação e segurança, o que ajuda a garantir uma viagem tranquila e segura. No entanto, é importante lembrar que, assim como qualquer forma de transporte, nunca há garantia absoluta de segurança.
Para viagens mais curtas, que podem ser concluídas em algumas horas, viajar durante o dia pode ser benéfico, permitindo apreciar a paisagem e chegando ao destino ainda com luz natural. No entanto, para rotas mais longas, considerar viajar à noite pode ser vantajoso.
Qual a probabilidade de sobreviver a uma queda de avião?
“A maioria dos acidentes de aviação é sobrevivível, e a chance de escapar de um acidente 'sobrevivível' é de pelo menos 90%”, afirmou Galea à CNN. Ele recomenda que os passageiros prestem atenção nas demonstrações de segurança, estudem os cartões de evacuação e contem as fileiras até a saída mais próxima.
O tempo de voo permitido nessas condições depende do modelo do avião e da companhia aérea. Em geral, são três horas, mas alguns aviões podem voar mais de seis horas mesmo com algum problema.
Qual é o avião mais seguro, com hélice ou turbina?
"Ambos os aviões passam pelos mesmos critérios de segurança. Eles demonstram às autoridades aeronáuticas as normas sendo aplicadas nos projetos. Tanto o jato quanto o turboélice cumprem esses requisitos, eles são equivalentes [em nível de segurança]."
Esta lista cita os acidentes e incidentes aéreos ocorridos no Brasil no qual o primeiro ocorreu no dia 1 de março de 1915 e o último relatado ocorrido no dia 09 de janeiro de 2025. O voo TAM 3054 foi o acidente mais letal do país, com 199 óbitos.
Portanto, é mais provável que a maioria dos acidentes aconteça com aviões menores. O segundo fator é que "o segmento de aviação geral opera com estrutura muito mais pobre que a linha aérea, na qual operam as grandes companhias", diz Marinho.
Um avião KC-390 da Embraer ganhou o prêmio "Concours d'Elegance", que escolhe a aeronave mais elegante do mundo. A premiação foi para uma unidade da Força Aérea Portuguesa que participou do festival aéreo Royal International Air Tattoo (Riat), que ocorre neste fim de semana no Reino Unido.
Todas as velocidades variam de acordo com as condições de cada voo, aeroporto em uso, quantidade de passageiros, carga e combustível, além das condições do clima. Em geral, elas variam entre 110 nós (203 km/h) e 150 nós (278 km/h).
É muito difícil se tornar um piloto de avião? Essa é uma das perguntas mais comuns, e a resposta pode surpreender. Sim, ser um piloto de avião demanda muito estudo, teórico e prático, além de investimento, dedicação, foco e disciplina, porém realizar o sonho de ser piloto não é impossível.