Grupos isolados de guerreiros apaches seguiram lutando contra as tropas norte-americanas mesmo após a prisão e morte de Gerônimo, mas foram quase dizimados pelos regimentos de James Watson, James Daniels e William McBryar. As últimas investidas dos nativos foram debeladas em 1924, encerrando as Guerras Apache.
A limpeza étnica do oeste americano tornou-se política oficial do governo americano, que passou a declarar guerra às tribos indígenas sob qualquer pretexto. Assim os apaches foram destruídos pela ação do exército americano após a entrada de mineiros e bandidos no território dos apache.
Os apaches são um grupo étnico na-dene, sendo um dos povos nativos dos Estados Unidos. Falam a língua apache e habitam atualmente reservas indígenas, no sudoeste dos Estados Unidos.
Eles lutaram bravamente para manter suas terras e tradições, apesar da colonização e do avanço dos Estados Unidos para o oeste. Hoje, os Apache continuam a lutar pelos direitos de suas terras e recursos naturais e a manter suas tradições culturais vivas.
O povo Apache e sua História no velho oeste | Nerdologia
Quais foram as tribos mais poderosas dos EUA?
A população spiro, juntamente com outros povos do Mississippi em todo o leste da América do Norte, já foi tão poderosa quanto os astecas e os incas, mas apesar de seu tamanho e de sua sofisticada sociedade comercial, seu legado não é bem compreendido.
Os cherokees são uma tribo indígena originária do sul dos Estados Unidos (região que compreende parte dos atuais estados da Georgia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Tennessee).
Distribuição das línguas apaches. Os apaches ocidentais chamam o seu idioma de Nnee biyáti' ou Ndee biyáti', enquanto os navajos chamam seu idioma de Diné bizaad.
Os cheroquis ou cherokees (em cherokee: ᎠᏂᏴᏫᏯᎢ Aniyvwiyaʔi, ou ᏣᎳᎩ, Tsalagi) são um grupo étnico iroquês, sendo um dos povos nativos dos Estados Unidos. São uma nação iroquesa que, até o século XVI, habitava o atual território do leste dos Estados Unidos, até serem expulsos para o Planalto de Ozark.
2 por ext , pej Indivíduo da ralé parisiense, no final do século XIX e princípios do século XX; marginal, cruel, sanguinário, explorador de mulheres, boêmio típico da vida noturna.
Os Comanches eram um povo nativo do braço meridional do Shoshones, da Uto-Aztecan, uma família linguística da área cultural das Planícies. Este povo deixou a sua terra tradicional das áridas Montanhas Rochosas e mudou-se para o Sul das Grandes Planícies no século XV, expulsando o povo apache.
Os moicanos (em inglês, mahican ou mohican) são um povo indígena dos Estados Unidos da América que vivem atualmente no Condado de Shawano, no estado do Wisconsin. Antigamente, a língua moicana. Atualmente, a língua inglesa.
Os comanches ocidentais viviam na região do alto rio Arkansas, do rio Canadian e do Rio Vermelho (afluente do Rio Mississippi), e do Llano Estacado, enquanto os comanches viviam no Planalto de Edwards e nas planícies texanas do alto rio Brazos e do rio Colorado, e, a leste, até a região de Cross Timbers.
Sioux: uma das mais ricas civilizações nativas da América do Norte. Durante o processo de dominação da América do Norte, vários povos indígenas entraram em contato com os colonizadores franceses, espanhóis e ingleses. Entre uma infinidade de culturas instaladas naquela região, damos especial destaque aos índios sioux.
Segundo a lenda do rito de passagem da juventude dos índios Cherokee, o pai leva o filho para a floresta no final da tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho. O filho fica sentado no topo de uma montanha toda a noite e não pode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte.
Já o Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas da Universidade de Brasília (UnB) lista 199. O Brasil é um repositório de grande variedade de línguas. O país é berço de pelo menos dois grandes troncos linguísticos: o tupi e o macro-jê.
De acordo com as lendas indígenas, a Lágrima de Apache surgiu quando o homem branco expropriou os índios de suas terras. Estes ficaram tão tristes que começaram a chorar todos ao mesmo tempo. Suas lágrimas caíram sobre a terra, onde se transformaram em lágrimas negras, sólidas, em memória dos apaches.
Apalaches são uma cordilheira da América do Norte, contraparte oriental das Montanhas Rochosas, que se estende por quase 3 200 quilômetros da Terra Nova e Labrador, no Canadá, ao estado de Alabama, no sudeste dos Estados Unidos.
Os navajos (em navajo: Diné ou Naabeehó) são um povo indígena da América do Norte, da família linguística Athapaskan (idioma navajo) e da área cultural Sudoeste. Originalmente, imigraram das áreas do norte e durante o século XVI tornaram-se um povo pastor e caçador.
Touro Sentado ou Tatanka Iyotake era um chefe Sioux da tribo indígena Unkpapa dos Estados Unidos. Tornou-se uma figura famosa pela resistência contra as invasões do homem branco durante o século 19.
Atualmente, os cherokees são a maior população de índios nos Estados Unidos, com aproximadamente 310.000 membros. Por apresentarem alguns costumes dos brancos na época da colonização, foram denominados uma das “5 Tribos Civilizadas”, grupo completado pelas tribos Seminole, Choctaw, Chickasaw e Creek.