Nesse sentido, considerando o corpo de qualquer outro judeu que caminhou pelas terras que o filho de Deus, cientistas chegaram a algumas conclusões. Jesus muito provavelmente era moreno, tinha uma baixa estatura — cerca de 1,60 m, como mostram esqueletos de judeus daquela época — e cabelos curtos.
Esqueletos de judeus dessa época mostram que a altura média era de 1,60 m e que a grande maioria deles pesava pouco mais de 50 quilos. A cor da pele é uma estimativa. Taylor chegou a conclusões semelhantes sobre a fisionomia de Jesus.
Com base no Sudário, Jesus de Nazaré era uma pessoa fisicamente imponente, com quase 1,80m de altura e cerca de 70 ou 80 kg, um homem grande para a época. Tinha ombros largos e braços e pernas bem definidos e musculosos, um rosto majestoso e cabelos grossos e bem cuidados.
Como não há uma descrição física de Cristo na Bíblia, tampouco há espaço para dúvidas: o Jesus histórico, o homem que foi executado pelo Império Romano no século 1, era um judeu de pele escura, proveniente do Oriente Médio.
E baseou-se no fato de que a parte horizontal pesava cerca de 22 quilos. A soma de ambas as partes tinha entre 80 e 90 quilos, o que tornaria impossível de ser carregada em uma longa caminhada — que, conforme seus estudos, teria sido de 8 quilômetros no caso de Jesus.
JESUS ERA DEUS OU APENAS UM HOMEM? (Rodrigo Silva explica) | PrimoCast 301
Qual seria a estatura de Jesus?
Pesquisas de época
Outro estudo feito em 2001 por antropologistas israelenses e britânicos chegou a uma conclusão parecida. Após uma análise de um crânio proveniente do século I d.C., os pesquisadores fizeram a suposição de que Jesus Cristo media um pouco mais de 1,50 metro e pesava cerca de 50 kg.
Jesus teria uma pele mais morena, barbudo, cabelo crespo, estatura mediana, de acordo com pesquisas mais recentes, corroborando a aparência de pessoas da região em que Jesus viveu. Outros fatores ainda corroboram isso: A expectativa de vida média do galileu na época era de 35 anos, independentemente da crucificação.
Muitos estudiosos e arqueólogos concordam agora que Jesus era provavelmente um homem de pele e olhos escuros – mais parecido com um “judeu do Oriente Médio” ou com um homem árabe.
A Virgem Maria era judia; não obstante, diferentes culturas e etnias retrataram frequentemente a Mãe de Deus, Jesus e outros personagens bíblicos como se pertencessem ao seu lugar de origem.
O Jesus bíblico era judeu da Galileia e, como tal, muito provavelmente teria pele escura, olhos castanhos e cabelos negros. Durante o Renascimento, ao redor do século 16, passou a ser cada vez mais representado com os traços de homem europeu, com pele clara e cabelos louros.
De acordo com o trabalho de Átila, Maria era uma mulher morena, bonita, tinha olhos grandes, nariz e queixo finos, lábios grossos e cabelos longos e cacheados.
Da mesma forma, algumas tradições islâmicas, como encontrado na literatura Hadith, sugerem que Adão foi criado com uma altura de 60 côvados, o que seria aproximadamente 90 pés de altura.
"O Homem Misterioso" foi confeccionada depois de anos de estudo do Santo Sudário, inclusive a sua altura, de 1,78 metro, que foi baseada pelos pontos de sangramento do corpo, como pés e pernas.
Entretanto, a maioria dos estudiosos acredita que Jesus assemelhava-se aos atuais habitantes do Oriente Médio, uma vez que a Bíblia, bem como outros relatos históricos, refere-se a ele como um galileu israelita.
Neste vídeo, Camilla Veras conta que, segundo historiadores, o Jesus real muito provavelmente era moreno, baixinho e mantinha os cabelos aparados, como os outros judeus de sua época.
Em parte devido às suas origens étnicas do Oriente Médio, os judeus tendem a ser retratados como de pele escura e peludos, às vezes associados a uma textura de cabelo encaracolada conhecida como "jewfro".
Para os estudiosos, contudo, a existência do Jesus histórico se comprova por textos de historiadores antigos que o citam e evidências arqueológicas indiretas que confirmam o contexto descrito em passagens bíblicas sobre ele.
“O Jesus histórico tinha olhos marrom e pele como a de judeus do primeiro século da Galileia, uma região bíblica de Israel”, diz Anna Swartwood House, professora assistente de história da arte na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
A Basílica do Santo Sepulcro é um templo cristão localizado no Bairro Cristão da Cidade Antiga de Jerusalém onde, segundo a tradição cristã (João 19:41-42), Jesus foi crucificado, sepultado e, ao terceiro dia, ressuscitou.
🕊 O corpo mortal de Jesus: Jesus nasceu como um judeu no século I. Estudos arqueológicos indicam que a altura média de um homem da época era de cerca de 1,60 metro. A professora Joan E.
Quantos quilos pesava a cruz que Jesus carregou? Ele carregou a cruz do poste de flagelação até o lugar da crucificação. A cruz pesava mais de 300 libras (136 kg). Mas somente o patíbulo, parte horizontal, foi colocado sobre sua nuca, balançando sobre os dois ombros.
ISAIAS 53.2-3. “Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparencia para que o desejássemos. Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento.