A alergia na garganta é causada por uma reação alérgica a substâncias comuns, como pólen, poeira, mofo e pelos de animais. Essas substâncias podem causar uma resposta imunológica do corpo, que pode levar a inflamação na garganta.
Como saber se a garganta está fechando por alergia?
Os sintomas do edema de glote surgem minutos ou poucas horas após o contato com a substância à qual a pessoa é alérgica (alérgeno), provocando sensação de coceira, inchaço ou sensação de bolo na garganta, dificuldade para respirar, rouquidão repentina ou chiado na respiração, vômitos e forte dor abdominal, acompanhados ...
O edema de glote é uma complicação que pode surgir durante uma reação alérgica grave e que se caracteriza pelo inchaço na região da garganta. Esta situação é considerada uma emergência médica, pois o inchaço que afeta a garganta pode obstruir o fluxo de ar para os pulmões, impedindo a respiração.
A sensação pode envolver maior tensão muscular na garganta ou logo abaixo dela, ou pode ser também decorrente de refluxo gastroesofágico. A sensação às vezes aparece quando as pessoas vivenciam certas emoções, como tristeza ou orgulho, mas é geralmente independente de tais sentimentos.
Causas de coceira na garganta - Otorrino em Curitiba
O que pode causar a sensação de que a garganta vai fechar?
A garganta fechada é uma sensação que pode ser causada por situações mais simples, como garganta inflamada, refluxo gastroesofágico, mas também pode surgir devido a condições mais sérias, como crise de ansiedade ou reação alérgica grave.
O edema de glote pode ser identificado por sintomas como dificuldade para respirar, voz rouca e sensação de asfixia. Em casos graves, pode haver estridor inspiratório.
A alergia na garganta é uma condição comum que pode afetar pessoas de todas as idades. É causada por uma reação alérgica a substâncias comuns, como pólen, poeira, mofo e pelos de animais. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e incluem dor de garganta, irritação, inflamação e inchaço.
Os sintomas variam de leves a graves e incluem rubor, prurido, urticária, espirros, rinorreia, náuseas, cólicas abdominais, diarreia, uma sensação de asfixia ou dispneia, palpitação e tonturas. Os sinais de anafilaxia incluem hipotensão, taquicardia, urticária, angioedema, sibilos, estridor, cianose e síncope.
O que é Faringite Alérgica? A faringite alérgica é uma inflamação de causa alérgica, localizada na região da faringe. Nas situações em que uma crise alérgica se desencadeia, além da mucosa nasal, a da faringe e a das vias aéreas, como um todo, poderão ser afetadas também.
Alguns remédios para garganta inflamada, como paracetamol, ibuprofeno, cloridrato de benzidamina ou amoxicilina, ajudam a diminuir a produção de substâncias inflamatórias, como as prostaglandinas, ou a combater bactérias que causam inflamação e dor de garganta.
O angioedema é o inchaço de áreas de tecido subcutâneo que, por vezes, afeta a face e a garganta. O angioedema pode ser uma reação a um medicamento ou a outra substância (fator desencadeante), uma doença hereditária, uma complicação rara do câncer ou uma doença imunológica; no entanto, às vezes, a causa é desconhecida.
A traqueobronquite é a inflamação da traqueia e dos brônquios, que causa sintomas como tosse, rouquidão e dificuldade para respirar devido ao excesso de muco, que dificulta o funcionamento do sistema respiratório.
O tratamento do globo faríngeo envolve tranquilização e atenção empática. Nenhum medicamento tem eficácia comprovada. Depressão subclínica, ansiedade ou outros distúrbios de comportamento devem ser manuseados com medidas de suporte, com encaminhamento para psiquiatra, se necessário.
Entre os problemas que podem causar a sensação de garganta fechada, a médica destaca um: “Isso pode ser causado por amigdalites e suas complicações, como o abscesso periamigdaliano”.
Manifestações respiratórias (70% dos episódios): coceira e entupimento nasal, espirros, coceira ou aperto na garganta, dificuldade para falar, rouquidão, estridor, tosse, chiado no peito ou falta de ar. Manifestações gastrointestinais (30% a 40%): náuseas, vômitos, cólicas e diarreia.
Amigdalite Alérgica: Em algumas pessoas, alergias crônicas podem causar inflamação das amígdalas, levando a uma condição chamada de amigdalite alérgica. Nesse caso, a inflamação das amígdalas começa por alérgenos, como pólen, poeira ou alimentos, em vez de infecções.
Para alívio rápido, beba chás mornos com mel, faça gargarejos com água morna e sal e utilize pastilhas para garganta. Evite alimentos muito quentes ou ácidos e mantenha-se hidratado ao longo do dia para acalmar a irritação.
É descrita pelas pessoas como uma sensação de “respiração curta”, “aperto no peito”, “não ter ar suficiente”. Pode ter diversas causas, desde situações simples como estresse, ansiedade, excesso de atividade física ou gravidez, até problemas mais graves como doenças cardíacas, pulmonares, alérgicas ou infecciosas.
As alergias de ambientes internos geralmente são a causa dos sintomas durante todo o ano, e é por isso que, às vezes, são chamadas de alergias crônicas ou alergias perenes. Se você está sempre fungando e espirrando, pode pensar em sua casa como um lugar de fuga e recuperação do que parece ser um resfriado interminável.