A placa “Proibido Mudança De Faixa Direita R-8A”, adverte ao motorista a proibição de mudança de faixa da esquerda para a pista da direita. Utilização: Utiliza-se deste sinal quando existem riscos à segurança ou em casos que a mudança de pista pode prejudicar a fluidez do trânsito.
O que significa a placa "Proibido Mudança de Faixa direita R-8A"?
A placa “Proibido Mudança De Faixa Esquerda R-8B”, adverte ao motorista sobre a proibição de troca de faixa da pista da direita para a esquerda. Utilização: Utiliza-se deste sinal em casos que existam riscos à segurança ou que a fluidez do trânsito seja prejudicada.
A Placa de Regulamentação R-8a Proibido Mudar de Faixa para Direita, assinala ao condutor do veículo que, no trecho objeto da regulamentação, é proibida a mudança de faixa ou pista da esquerda para direita.
A Placa de Regulamentação R-8b Proibido Mudar de Faixa para Esquerda, assinala ao condutor do veículo que, no trecho objeto da regulamentação, é proibida a mudança de faixa ou pista da esquerda para esquerda.
A placa R4b é uma sinalização de trânsito que proíbe os condutores de veículos de efetuarem a manobra de conversão à direita em um ponto específico da via.
Todo motorista precisa saber o que é a conversão em local proibido e ficar atento as placas sinalizadoras enquanto está ao volante. Placa R4-A: proibido virar à esquerda. Placa R4-B: proibido virar à direita.
O que significa a placa "Proibido Virar à direita R-4B"?
A placa “Proibido Virar À Direita R-4B”, adverte ao motorista a proibição de conversão a direita, utiliza desta quando existem riscos à segurança ou casos que prejudiquem a fluidez da via. Utilização: A placa R-4B, é utilizada quando existe possibilidade de afetar a fluidez do trânsito.
A placa proibido trânsito de caminhões (R-9) tem o intuito de sinalizar o condutor de caminhão sobre a proibição de circular na área, via ou pista indicada. É utilizada para restringir o trânsito de caminhões para evitar problemas de fluidez, segurança, uso e ocupação do solo, limitações estruturais, entre outros.
Conhecida como Cruz de Santo André, a Placa de Advertência A-41 sinaliza a existência de cruzamento de linha férrea em nível na pista. Ela é um dos sinais de trânsito mais importantes, pois indica que o veículo deve parar obrigatoriamente antes de cruzar os trilhos.
A placa “Proibido Trânsito De Veículos Automotores R-10”, adverte ao motorista a proibição de circular com veículo automotor na pista. Utilização: Utilizado para proibir a circulação de veículo em um certo ponto, sendo válido a partir do ponto marcado pela sinalização R-10.
N° DA PLACA: R – 6b NOME: ESTACIONAMENTO REGULAMENTADO SIGNIFICADO: assinala ao condutor do veículo que é permitido o estacionamento na via, trecho ou área abrangida pela regulamentação.
O que significa a placa de alfândega? A placa R-21, que indica a proximidade de um posto de fiscalização da alfândega, alerta os condutores sobre a presença de um ponto de controle aduaneiro nas proximidades.
A sinalização de advertência, como a placa A-13A, é utilizada para alertar sobre condições potencialmente perigosas na via. Ignorar essa placa e não adaptar a velocidade ou posição ao se aproximar da confluência pode resultar em infrações de trânsito, conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro.
A placa de advertência “Pista Irregular” (A-17), é utilizada para indicar a existência de irregularidades a frente nas vias, acostamentos ou canteiros, que comprometem o trânsito e a segurança local. Portanto, é de extrema importância que os condutores fiquem atentos as sinalizações e velocidade permitida na via.
O desrespeito à placa de proibido virar à esquerda (R-4a) caracteriza infração prevista no art. 207 do CTB. Essa infração é considerada grave e resulta em multa de R$ 195,23, além da aplicação de cinco (5) pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A placa “Junções Sucessivas Contrárias Primeira À Esquerda A-11A”, adverte ao motorista sobre a existência de junções sucessivas de vias contrárias, sendo a primeira via de encontro à esquerda.
A placa “Proibido Trânsito De Veículos De Tração Animal R-11”, adverte ao motorista a tração animal o impedimento de transitar em determinada área, via ou faixa sinalizada. Utilização: A placa R-11 tem o objetivo a proibição de circulação de veículos de tração animal, assim garantindo uma maior segurança e a fluidez.
A placa “Semáforo À Frente A-14”, adverte ao motorista que a via é semaforizada. Fabricada conforme a resolução CONTRAN Nº 243 06/2007. Utilização: Deve ser utilizado o sinal A-14, como aviso que adiante existe um semáforo na via, em casos de baixa visibilidade e percepção.
Placa “Velocidade Máxima Permitida R-19”, determina ao condutor o limite de velocidade máxima que o veículo pode atingir na via. Utilização: A placa sinaliza a redução de velocidade, ou quando ocorrer uma das condições abaixo: Vias com limites de velocidade regulamentada.