O mesmo problema não aconteceria na tonalidade de Sol Maior, pois tanto o acorde de Am quanto o acorde de Em podem substituir o acorde de C com eficácia, neste tom.
Da mesma forma, para encontrar o relativo maior de um acorde menor, suba uma terça menor a partir da tônica do acorde menor. Exemplo: C (Dó maior) -> Am (Lá menor) G (Sol maior) -> Em (Mi menor)
Introdução: a substituição de acordes é uma ferramenta da harmonia funcional que trabalha com a rearmonização de trechos musicais usando a lógica da função harmônica, da formação dos acordes e da troca de sensação, trazendo uma cor diferente a música.
O acorde SubV7 (substituto do acorde de dominante) possui a mesma função do acorde original porque contém o mesmo trítono. Observe que os dois acordes G7 e Db7 contêm, enarmonicamente, o mesmo trítono (Fá-Si no caso de G7, Fá-Dób no caso de Db7).
SE APRENDER ESSE TRUQUE vai saber o PRÓXIMO ACORDE - Fácil demais - Prof. Sidimar Antunes
Qual acorde pode substituir OC?
Na tonalidade de Dó Maior, o melhor substituto da tônica C é o acorde de Am. Este acorde é chamado de “Tônica relativa” (já que Lá Menor é relativa de Dó Maior).
A tonalidade original é Dó. Sucessivamente, passamos a transportar os acordes na nova tonalidade, que queremos seja Fá. Sabemos que o IV grau de Fá é Bb; que seu acorde I/3 é F/A; que seu VIm é Dm e que seu V grau é C.
Se a sonoridade do acorde não for uma preocupação, Bb pode ser tocado como 10-10-10-13 e Em pode ser tocado como 0777. As substituições de acordes são bastante contextuais (por exemplo, em algumas progressões de acordes podemos substituir Bb por Bbm, e em outras progressões de acordes podemos substituir Bb por Gm).
Add9, seja a sonorização agrupada em um CDEG ou aberta como um CEGD, geralmente não importa, porque simplesmente dizer qual é o acorde nunca implica realmente como você o sonorizou.
O acorde diminuto de Dó sustenido (abreviado C#dim em inglês ou Dó#diminished em português) é uma tríade constituída pelas notas Dó♯, Mi, e Sol. O acorde é formado baixando a quinta de um acorde menor de Dó sustenido em meio-tom.
Ré menor (abreviada no sistema europeu como Ré m, e como Dm no sistema norte-americano) é a tonalidade em que consiste a escala menor de ré, e contém as notas ré, mi, fá, sol, lá, si bemol, dó e ré.
Inverter um acorde é fazer com que a nota mais grave (o baixo) não seja o primeiro grau, e sim outro grau qualquer que forma o acorde. Portanto, temos três inversões possíveis (relacionadas às notas que formam a tétrade): podemos colocar a terça, a quinta ou a sétima no baixo.
Transposição, em terminologia musical, refere-se ao processo de se modificar a altura de uma nota ou coleção de notas por um intervalo constante. Quando se transpõe uma música, modifica-se também a tonalidade em que ela se encontra.
Em outras palavras, empréstimo modal refere-se ao uso de acordes de modos paralelos dentro de uma composição em uma tonalidade específica. Modos são escalas derivadas da escala maior, e cada modo tem uma característica tonal distinta. Os modos mais comuns são: Jônio (Maior)
Pessoas com um estilo de personalidade dominante tendem a ultrapassar a autoridade, pois preferem estar no comando. Às vezes, eles podem ser argumentativos e não ouvir o raciocínio dos outros. Não gostam de repetição e rotina e podem ignorar os detalhes e minúcias de uma situação, mesmo que seja importante.
Embora a tradução literal do termo goofy seja “pateta” ou “desajeitado”, não há consenso sobre a origem do termo. A principal teoria, claro, vem do personagem Pateta que, no filme da Disney “Hawaiian Holiday”, saía nas ondas com o pé direito para a frente, enquanto quase todos os surfistas eram regulares.