4.4 Sumidouro O diâmetro e a profundidade dos sumidouros dependem da quantidade de efluentes e do tipo de solo. Mas não devem ter menos de 1 m de diâmetro e nem mais de 3m de profundidade, para simplificar a construção.
De acordo com NBR 7.229/93, a profundidade útil mínima (h) deve ser maior ou igual a 1,20 m (h ≥ 1,20 m), a largura interna mínima (B) deve ser maior ou igual a 0,80 m.
É necessário que a sua capacidade seja sempre acima de 1000 litros, o que dá uma média de consumo de 200 litros, por pessoa, de água. Construir uma fossa séptica requer muitas medidas e atenção, pois tudo deve ser feito conforme as normas para que não haja problemas.
O sumidouro, por sua vez, é um tanque instalado ao lado da fossa séptica. Ele é responsável pela etapa final de tratamento primário do esgoto, ou seja, quando o líquido é filtrado e pode ser reaproveitado ou devolvido para o meio ambiente.
Foi descoberto um local mais profundo que a Fossa das Marianas. O que pode haver lá?
Qual brita usar no sumidouro?
Na montagem de seu sumidouro, sugerimos que seja utilizado brita N°3 para auxiliar na infiltração (NBR 13969/97), deve ser utilizado 50 cm de brita no fundo de toda a escavação e preenchido todas as paredes também para que os furos do tanque não sejam colmatados pelo próprio solo ou pela manta de drenagem.
Por exemplo, se o sumidouro tem um diâmetro de 1,2 metros, a distância mínima entre dois sumidouros deve ser de 3,6 metros. Isso garante que o solo tenha espaço suficiente para absorver o efluente de forma eficiente, evitando o excesso de saturação e mantendo a capacidade de infiltração ao longo do tempo.
Qual a diferença entre uma vala de infiltração e um sumidouro?
A diferença entre valas de infiltração e sumidouros é basicamente que o sumidouro é uma unidade vertical para a disposição final dos efluentes de tanques sépticos, e a vala de infiltração é uma unidade horizontal.
No caso de o motivo da fossa séptica cheia e a saturação do solo, significa que ela deve ser desativada e uma nova deve ser construída, pois aquele local já não absorve adequadamente. A saturação do solo pode demorar vários anos para acontecer ou nunca acontecer, vai depender da drenagem do terreno.
Nos casos que o lençol d'água esteja em profundidade conveniente, de modo a não haver risco de contaminação, e o solo sendo permeável, é recomendável adotar o sumidouro. Os sumidouros podem ser construídos em alvenaria de tijolo comum, furado ou anéis de concreto.
Não é normal limpar a fossa cada seis meses minhas fossas são calculadas para acumular lodo por 5 anos, mas na prática passa de 10 anos sem necessidade de limpeza.
Uma das alternativas mais difundidas é a fossa séptica (ou tanque séptico) seguida de filtro anaeróbio, também conhecida por sistema por fossa-filtro. Este sistema, além de fácil instalação e manutenção, pode reduzir a carga orgânica e de sólidos do esgoto consideravelmente.
O preço costuma ser relativo à cada região, determinado pela oferta e pela demanda dos serviços, mas a maneira mais comum de cobrança do serviço é baseado em um preço fixo por metro cúbico (m3) ou pacotes por tipo e tamanho médio de fossa. Atualmente, o preço médio varia entre R$ 200,00 e R$ 270,00 por m3 .
Acúmulo de resíduos sólidos: O acúmulo de folhas, galhos, lixo e outros resíduos sólidos pode obstruir a entrada do sumidouro, impedindo a passagem da água.
De acordo com a NBR 13.969/97, a base de sumidouros e valas distam, no mínimo, 1,50 m do nível máximo do lençol freático. As sondagens deverão ser em número e profundidade necessárias para permitir a definição das camadas tipicamente iguais do subsolo e o nível do lençol freático.
Sumidouro é o ponto em que um curso d'água superficial penetra no solo. Trata-se de uma abertura natural que se comunica com uma rede de galerias e através da qual o curso de água adentra o subsolo (os ponor ou algares podem servir de sumidouro). Quando têm tampões de neve ou gelo têm o nome de Tesereft.
O sumidouro tem a função de permitir a infiltração da parte líquida do esgoto no solo. Para tanto, as paredes devem ser vazadas e o fundo permeável. O tamanho do sumidouro vai depender do número de pessoas que utilizam o sistema e da capacidade de infiltração do terreno.
Escavação: A próxima etapa é escavar a fossa. O tamanho da fossa deve ser dimensionado de acordo com o tamanho da propriedade e o número de pessoas que a usam. Em geral, a fossa deve ter pelo menos 2 metros de profundidade, 1 metro de largura e 1 metro de comprimento.
Para você saber se ela está cheia, preste atenção se está saindo mau cheiro pelos ralos da casa. Outro sinal, é verificar se a água dos ralos, descargas e pias estão escorrendo normalmente ou está mais lenta.
A instalação de fossa séptica, filtro anaeróbio ou biológico e sumidouro se faz necessária justamente nos locais onde não há rede pública coletora de esgoto, conforme art. 106 do Decreto Estadual nº 23.430/74.