O tratamento com implantes dentários é a melhor forma de repor um dente ou mais dentes perdidos. Os implantes dentarios proporcionam uma estética muito natural, e conforto ao paciente. Este conforto está presente do ponto de vista estético e também na mastigação.
Há muitas maneiras de substituir seus dentes perdidos e seu dentista poderá recomendar a opção mais adequada para o seu caso, seja uma prótese, seja uma ponte ou um implante.
Em vez de adicionar pinos de metal como implantes em sua boca para suportar a ponte, a ponte pode ser anexada aos dentes existentes. Isso o torna um procedimento mais barato porque não requer nenhuma cirurgia oral e enxertos ósseas.
As próteses dentárias podem ser de três tipos: sobre implante, fixa sobre dente (conhecida como coroas e blocos) e removíveis. A prótese fixa sobre dente é uma das maneiras de repor dentes que foram perdidos. Como o próprio nome já diz, ela é fixa, ou seja, depois que é colocada, não pode ser retirada.
Pode substituir apenas um dente, vários ou todos. É feito um procedimento cirúrgico para fixar um pino no osso, e ele servirá como uma raiz artificial. Sobre esse pino é instalada a prótese que vai ocupar o lugar do dente perdido.
COMO REPOR DENTES PERDIDOS? (7 MELHORES ALTERNATIVAS).
Como disfarçar a falta de um dente?
🦷✨ O implante nada mais é que um pino fixado no espaço que está sem o dente, servindo como raiz artificial, sobre esse pino é colocado uma prótese igual ao dente natural. O implante fica totalmente fixo, devolvendo toda a segurança, conforto e beleza para o seu sorriso 🥰😁 Quer saber mais?
As pontes dentárias fixas são uma solução eficaz para substituir um ou mais dentes perdidos sem a necessidade de implantes. Uma ponte é composta por dentes artificiais (pônticos) que são fixados nas coroas dos dentes naturais adjacentes, criando uma estrutura sólida e estável.
O preço da prótese adesiva para um dente geralmente fica abaixo de 1000 reais. Mas atenção: essa é uma estimativa! É importante entender que a ponte adesiva pode incluir custos do planejamento do tratamento, exames diagnósticos, moldagens, confecção em laboratório, ajustes e consultas de acompanhamento.
A prótese adesiva em geral é indicada para repor apenas um dente e de forma provisória, pois sua fixação depende só de colas e nem sempre é tão resistente.
De acordo com a especialista, em casos de fratura em que a raiz do dente foi atingida, o elemento dental é considerado perdido e a melhor alternativa é extraí-lo, podendo ser substituído por um implante ou prótese.
Quais as opções para quem não quer fazer implante de um dente?
Prótese dentária
Isso porque é comum acontecer um desgaste natural, já que a boca passa por pequenas mudanças em decorrer dos anos. Portanto, adaptações se tornam importantes para garantir a eficácia da prótese. Ela pode ser uma alternativa interessante para quem sofreu perda dental e não quer realizar implante.
A prótese dentária removível (PPR) é um recurso para suprir a falta de alguns dentes, sendo considerada também uma alternativa ao implante dentário mais barata. Em uma PPR, os dentes que substituirão são afixados a uma base cor de gengiva e depois será presa aos dentes naturais.
Como é o procedimento de inserção do dente provisório? A inserção do dente temporário é feita por meio do desgaste da dentição existente. Em seguida, o dentista coloca a nova estrutura usando um material chamado de cimento provisório.
Qual prótese é usada na boca por quem perdeu os dentes?
A prótese total, também conhecida como dentadura, ainda é utilizada como solução para quem perdeu todos os dentes, embora seja uma opção com várias desvantagens. De fato, quem usa uma dentadura ou prótese total tem enormes dificuldades com a mastigação, fora que a estética é também muito prejudicada.
Qual o procedimento mais barato para colocar um dente?
Caso não queira ou não possa realizar o tratamento com implantes dentários há outras opções como ponte fixa e ponte removível, sendo que a ponte removível é a opção mais barata entre elas.
O uso de prótese fixa — também chamada de dentadura fixa — visa a substituição de um ou mais dentes ausentes. As próteses fixas podem ser apoiadas sobre implantes ou dentes que funcionam como pilares. Esse tipo de prótese pode ser único (para um só dente) ou parcial (quando une três ou mais dentes).
Uma das melhores soluções para resolver esse problema tem sido a fixação de próteses dentárias definitivas sobre implantes dentários. Nessa perspectiva, esses implantes são mecanismos que são feitos à base de titânio e que são usados para substituir a raiz do dente, ou seja, dão suporte a uma prótese.
A prótese fixa adesiva é definida como uma prótese em que a falha dentária é suprida por um ou mais dentes artificiais fixados nos dentes vizinhos com cimento especial, utilizando-se ou não estrutura metálica1.
O que acontece se extrair um dente e não colocar implante?
O que acontece na boca ao perder um dente? Por mais simples que pareça, a perda dos dentes que não são repostos imediatamente com implante dentário pode trazer consequências para a saúde e funcionalidade bucal no futuro, principalmente porque ocorre perda óssea.
O SUS, via programa Brasil Sorridente, oferece implantes gratuitos em alguns casos. Para isso, o interessado deve se cadastrar em uma UBS que ofereça serviços de odontologia e fazer uma avaliação. O SUS realiza implantes unitários e próteses fixas, mas não cobre tecnologias avançadas ou próteses totais.
Implantes de titânio: Os implantes de titânio tendem a ter um custo mais acessível em comparação com outros tipos de implantes. O preço médio de um implante de titânio varia entre R$ 3.000 e R$ 7.000 por dente.
As próteses podem estar fixadas em implantes, como é o caso da prótese protocolo, ou serem removíveis, como ocorre com a dentadura. De modo geral, a aplicação do implante não é um procedimento doloroso, isso porque, durante a cirurgia, o paciente permanece anestesiado.