Os índios que aqui viviam chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.
Como se chama quem nasce em Vitória do Espírito Santo?
1) Quem nasce em Vitória é vitoriense
Apesar de que muitos pensam, quem nasce em Vitória não é capixaba, mas, sim, vitoriense. O termo “capixaba” passou a ser empregado para quem nasce ou mora no Espírito Santo. Ele se relaciona a uma plantação ou roça cultivada por índios.
A palavra “capixaba” vem do tupi-guarani kapiʃawa, que significa “roça”, mas ser “da gema” é aquele orgulho que brilha no coração de quem vive e ama essa terra.
O que define a identidade capixaba é a diversidade”. Ele comenta ainda da cultura regional do povo do Estado, com a forte ligação com os monumentos naturais, as cidades e os bairros. “A população capixaba, até há bem pouco tempo, habitava predominantemente as zonas rurais.
A expressão se refere àqueles que têm o espírito e as raízes profundamente conectados à cultura, às tradições e às belezas do nosso estado. A palavra “capixaba” vem do tupi-guarani (kapi awa), que significa “roça”. Já ser “da gema” representa o orgulho que brilha no coração de quem vive e ama essa terra.
O Espírito Santo possui uma enorme diversidade cultural. A rica combinação é uma mistura dos costumes e das tradições indígenas, africanas e dos diversos imigrantes (italianos, alemães, pomeranos, libaneses, entre outros) que fixaram residência no Estado.
Vasco Coutinho desembarcou na capitania em dia 23 de maio de 1535, desembarcando na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.
Em 1535, a vila deu o nome à capitania, transferindo o nome à província, em 1822, e ao estado, em 1889. Assim, 35 anos após o Descobrimento do Brasil, nascia um dos estados mais antigos do Brasil. Os habitantes naturais do estado do Espírito Santo são denominados capixabas ou espírito-santenses.
Potiguar (potiguares no plural) é uma denominação dada (gentílico) a quem nasce no estado do Rio Grande do Norte (assim como norte-rio-grandense ou rio-grandense-do-norte).
Congo capixaba é um gênero musical brasileiro, típico das regiões litorâneas do Espírito Santo. tambor de congo, bumbo ou caixa, casaca ou reco-reco, cuíca, chocalho, triângulo e apito.
O Espírito Santo, no século XIX, contava com uma grande população de origem indígena e africana. Depois da colonização portuguesa, a partir do século XIX o estado recebeu levas consideráveis de imigrantes, na maioria italianos, mas também alemães, portugueses e espanhóis.
Fundão na Feira dos Municípios 2024, do dia 6 a 9 de junho: Celebração da Diversidade e Cultura Capixaba. A Feira dos Municípios deste ano traz o tema “Encontros das Origens Capixabas”. Este tema ressalta a identidade e a tradição dos povos do Espírito Santo, e Fundão tem um papel especial nessa celebração.
Marupiara, que em tupi-guarani significa algo como "povo alegre e festivo", veio composto por uma comitiva de 40 pessoas, entre dançarinos, apoiadores e familiares.