“A banha de porco é mais adequada para a exigência de altas temperaturas, como frituras profundas, devido à sua maior estabilidade térmica e menor oxidação em comparação ao azeite”, diz.
Desta forma, a banha de porco é uma opção mais saudável que óleos vegetais populares, como de soja e de milho. No entanto, quando comparado ao azeite, ela se torna mais prejudicial à saúde. O médico ainda destaca que é fundamental utilizar qualquer óleo ou gordura com moderação e dentro de uma dieta equilibrada.
O excesso de gordura saturada, garante Shuch, está conectado com o aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares como infarto, cerebrovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, e de outras condições, como demência e diabetes.
O mais recomendado, segundo a nutricionista, é o azeite extravirgem por sua alta qualidade gastronômica e menor acidez. É rico em ômega 9, tem propriedades antioxidantes e vitamina E. De origem animal, a banha de porco não tem gordura trans, que é uma das grandes vilãs da alimentação.
A banha de porco é considerada bem mais saudável que o óleo de soja. A gordura de origem animal é fonte de ácidos graxos mono e poli-insaturados, compostos que são considerados benéficos para a saúde cardiovascular.
Se você não sabia, assim como toda GORDURA NATURAL na quantidade recomendada, a Banha de Porco faz bem à saúde. É um tipo de gordura pouco processada e por isso mantem as propriedades nutritivas: Vitaminas do complexo B e C. Fósforo.
O mais conhecido dos óleos mais saudáveis, o azeite de oliva extravirgem tem fama por seu papel na proteção do coração por aumentar o colesterol bom (HDL). Também pode ajudar a diminuir o risco de câncer.
A banha de porco pertence ao grupo das gorduras saturadas, cujo uso excessivo tem potencial de aumentar os níveis do colesterol "ruim", o LDL, presente no sangue, assim como pode causar o aumento de peso.
Ele é um dos principais atores da dieta mediterrânea, defendido como alimento indispensável em uma alimentação protetora da saúde. Tem baixa quantidade de ácidos graxos saturados e é uma excelente fonte de ômega-9 e vitamina E.
Qual é o melhor óleo para cozinhar segundo as nutricionistas?
Porém, para a nutri, as melhores opções de óleo do mercado são os óleo de milho e óleo de girassol. Ela conta que eles têm menos residual e são menos modificados em laboratório antes de chegar no consumidor final, fazendo com que sejam alimentos mais naturais.
Segundo Grootveld, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite. “Primeiro porque esses compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano.”
Já os óleos vegetais como de girassol, canola, milho e soja não possuem um valor nutricional tão rico quanto a banha de porco, mas são boas escolhas para as altas temperaturas. Quando o preparo for finalizar ou grelhar alimentos a manteiga e o azeite são os mais indicados.
Um dos principais encantos da banha é a sua versatilidade inigualável na culinária. Ela pode ser usada para frituras crocantes, para realçar o sabor de refogados e assados, além de ser uma escolha perfeita para preparar massas e produtos de confeitaria.
O Óleo de Girassol 900ml Salada é um produto versátil e saudável, ideal para uso na culinária do dia a dia. Com sua embalagem resistente e prática, o óleo de girassol é perfeito para temperar saladas, grelhados, refogados e frituras.
Dendê: óleo de dendê sai da polpa e é de uma massa gordurosa (bambá) que vem o óleo alaranjado de gosto característico. Amendoim: muito usado no País até os anos 1960, ele é bom para fritura de imersão e saltear. Tem sabor neutro e , por isso é indicado para ingredientes delicados. Açaí: bom para flambagens.
As gorduras de derivados animais, como banha de porco, são ricos em colesterol, um dos principais causadores do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Derrame, Acidente Vascular Cerebral, Insuficiência Renal e Retinopatia (cegueira).
De acordo com a nutricionista Aline Quissak, pesquisadora e CEO do Scanner da Saúde, a escolha vai depender do método de cocção. “A banha de porco é mais adequada para a exigência de altas temperaturas, como frituras profundas, devido à sua maior estabilidade térmica e menor oxidação em comparação ao azeite”, diz.
1. Óleo de palma. O óleo de palma possui um alto teor de gorduras saturadas, o que pode elevar os níveis de colesterol LDL, especialmente se consumido em excesso.
"A margarina tem o melhor perfil de nutrientes, por ter menos gordura saturada do que a manteiga, e ambas devem ser consideradas no contexto da alimentação em geral.