Os sinais do câncer no couro cabeludo são lesões inicialmente pequenas, endurecidas, com rápido crescimento e, em alguns casos, que podem se tornar feridas com sangramento recorrente e de difícil cicatrização. Para um diagnóstico preciso, é importante que a lesão seja examinada pelo médico especialista.
Podem incluir um ou mais dos seguintes sinais: Mudanças na pele: Pode haver uma nova mancha ou mudanças em manchas existentes. Isso inclui alterações na cor, tamanho ou forma. Lesões que não cicatrizam: Feridas na cabeça, no rosto ou pescoço que não cicatrizam dentro de algumas semanas podem ser um sinal de alerta.
A exposição excessiva ao sol, sem a devida proteção, pode levar ao desenvolvimento de lesões malignas nessa área. “O couro cabeludo costuma estar coberto pelos cabelos ao longo da vida, o que torna o câncer de pele nessa área mais frequente em pessoas com calvície ou cabelos ralos.
Além de manchas vermelhas ou escuras, outros sinais na área da cabeça que devem chamar atenção são as feridas que não cicatrizam e o aparecimento de nódulos. O dermatologista deve questionar o paciente sobre surgimento de lesões de pele na região e examinar o local durante a consulta.
Sim, o Tumor no Couro Cabeludo é tratável e potencialmente curável, desde que seja diagnosticado precocemente e o tratamento seja iniciado prontamente.
As feridas no couro cabeludo, embora geralmente inofensivas, podem às vezes ser motivo de preocupação. É importante estar atento a sinais de infecção ou complicações. Se a ferida não melhorar após alguns dias de cuidados em casa, ou se piorar, é necessário procurar atendimento médico.
Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Mudanças nas funções cognitivas, no humor ou na personalidade: o paciente pode ficar retraído, temperamental ou ineficiente no trabalho, sentir-se tonto, confuso ou incapaz de pensar. Depressão e ansiedade, especialmente se aparecem repentinamente, também podem ser sinais de tumor cerebral.
As condições mais comuns são inflamações como a foliculite e a dermatite seborreica, as micoses, a psoríase ou até mesmo alguma reação alérgica a produtos químicos. Se perceber alguma lesão no seu couro cabeludo procure um dermatologista para uma investigação completa, diagnóstico correto e indicação de tratamento.
A psoríase do couro cabeludo pode ser localizada no topo da testa, atrás das orelhas e da nuca, ou mesmo cobrir a cabeça inteira como um capacete. A psoríase do couro cabeludo causa um verdadeiro desconforto, muitas vezes associado à coceira, e a escamação das manchas produz escamações grandes, secas e brancas.
Como é feito o diagnóstico do câncer de pele do couro cabeludo. Toda vez que um dermatologista considerar uma lesão de couro cabeludo suspeita ele fará uma biópsia de pele. O diagnóstico de certeza de câncer de pele é feito através da biópsia.
Características: friável, ulcerada ou vegetativa, podendo apresentar tecido necrótico liquefeito ou sólido e aderido, odor fétido, exsudato. Lesões satélites em risco de ruptura. Tecido de coloração avermelhada ou violácea, porém o leito da ferida encontra-se predominantemente de coloração amarelada.
O câncer de pele é uma doença onde as células da pele se multiplicam rapidamente e formam um tumor maligno, podendo causar sintomas como presença de pintas, manchas ou lesões elevadas na pele transparentes, vermelhas, castanhas ou multicoloridas, que podem coçar ter crosta e sangrar.
O carcinoma basocelular couro cabeludo costuma se apresentar como se fosse uma lesão saliente ou plana, de cor rosada. No entanto, a sua superfície tende a ser mais brilhante, pigmentada ou ainda pode se apresentar coberta com uma casquinha. Além disso, também costuma sangrar com bastante facilidade.
A caspa ou dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo, orelhas e tórax. Apresenta períodos de melhora e de piora dos sintomas.
As feridas na cabeça podem ser causadas por infecções bacterianas ou fúngicas, distúrbios dermatológicos como dermatite seborreica e psoríase, distúrbios autoimunes, como lúpus, reações alérgicas a produtos de cabelo ou mesmo picadas de insetos.
De acordo com o Dr. Carlos Dzik: “Em geral, o câncer de pele não se apresenta com sintomas além do surgimento de machucados. Contudo, em certos casos, podem surgir feridas pequenas em diferentes partes da pele que o paciente nota como sendo crônicas e de difícil cicatrização.
O que é Lipoma? O lipoma é um tumor benigno que pode surgir na pele, cabeça, pescoço, tronco, axila, costas, membros inferiores e superiores, etc. Trata-se, basicamente, de uma bolinha formada por uma película fibrosa que em seu interior possui células de gordura e outros detritos de atividade do organismo.
O caroço na cabeça pode surgir devido a pancada na cabeça, foliculite, dermatite seborreica, cisto sebáceo ou e até mesmo urticária, e geralmente não causa sintomas, mas pode causar desconforto, principalmente ao pentear os cabelos.
De modo geral, em torno de 92% dos pacientes com câncer de pele melanoma vivem mais de 5 anos após o diagnóstico da doença (essa taxa é chamada de “sobrevida”).
Embora tenha as maiores chances de cura se descoberto precocemente, o tumor de pele matou 3.316 brasileiros somente em 2013, último dado disponível, média de uma morte a cada três horas. Dez anos antes, em 2003, foram 2.140 óbitos.
O primeiro é o tipo mais frequente, com crescimento normalmente mais lento, e que costuma se manifestar pelo aparecimento de uma lesão em forma de nódulo rosa na pele exposta do rosto, pescoço e couro cabeludo. O sinal também pode ser uma mancha persistente, vermelha, com bordas irregulares que sangra facilmente.