“As pacientes que engravidam a partir dos 35 anos têm mais chances de apresentar essas condições. A partir dessa idade, as mulheres também têm mais probabilidades de já estar acometidas por doenças crônicas, como a hipertensão e diabete prévia à gestação.
Mas a realidade tem mais nuances, dizem os especialistas. É verdade que mais mulheres que se aproximam dos 40 anos vão ter mais dificuldades em conceber — e, em alguns casos, vão enfrentar mais riscos na gestação e no próprio parto — do que mulheres com entre 20 e 30 e poucos anos.
O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.
A gravidez após aos 40 anos é considerada de risco e as chances de conseguir engravidar são pequenas. Nesta idade a probabilidade é a mesma que com 35 anos, 9% durante um mês de tentativas e 50% dentro de um ano. Entre os 41 e 42 anos as chances caem para 4% durante o mês e 20% durante o ano.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) determina, tendo como base princípios biológicos, o limite de 50 anos para candidatas aos tratamentos de reprodução assistida. Porém, podem haver exceções a esse limite, pois a normativa do CFM não pode ferir o direito constitucional de planejamento familiar.
🚨 QUEBRANDO MITOS: Toda GRAVIDEZ depois dos 35 anos É DE ALTO RISCO?! | Dra Jannuzzi
Qual a idade da mulher mais velha que engravidou?
Apesar de raro, o caso não é único no mundo. Em 2019, a indiana Erramatti Mangayamma deu à luz a gêmeos aos 74 anos, também por meio de fertilização in vitro, tornando-se a mãe mais velha do mundo. Quando uma mulher passa pela menopausa, normalmente entre 45 e 55 anos, não é mais possível engravidar naturalmente.
“As pacientes que engravidam a partir dos 35 anos têm mais chances de apresentar essas condições. A partir dessa idade, as mulheres também têm mais probabilidades de já estar acometidas por doenças crônicas, como a hipertensão e diabete prévia à gestação.
Qual é o risco de ter uma criança com Síndrome de Down aos 37 anos?
O risco de gerar uma criança com retardo mental ou portadora de algum tipo de síndrome é uma aflição comum dos casais, especialmente quando a mulher já passou dos 35 anos. A chance de uma mulher de 35 anos gerar um bebê com Síndrome de Down é de 0,5%. Aos 40, 1%.
"O mais arriscado mesmo (para engravidar) é o dia mesmo da menstruação, o sangue sai e o sêmen fica lá dentro. Fora isto, quando os dois gozam ao mesmo tempo."
Do ponto de vista biológico, a idade ideal para engravidar é geralmente considerada entre 20 e 35 anos. Isso porque a fertilidade feminina começa a declinar a partir dos 30 anos e cai mais rapidamente a partir dos 35 anos.
Quanto tempo é considerado normal para tentar engravidar?
O tempo considerado normal para engravidar varia dependendo de diversos fatores, mas geralmente situa-se entre seis meses e um ano. Se após esse período o casal continuar enfrentando dificuldades, é importante que procurem um profissional médico para identificar possíveis causas ou considerar opções de tratamento.
Existem exames para saber se a mulher ainda pode engravidar? Há algumas opções de exames disponíveis, porém, o hormônio anti-mulleriano (HAM), que comumente é relacionado à ultrassonografia transvaginal, é considerado um marcador eficaz para a avaliação da reserva ovariana.
Quando se deseja engravidar naturalmente, a idade “ideal” é dos 25 aos 32 anos. Porém, até os 35 anos a maioria das mulheres consegue engravidar sem problemas.
Embora o líquido pré-ejaculatório nem sempre contenha espermatozoides, estudos sugerem que ele pode conter em alguns casos, o que significa que pode haver risco de gravidez (1-4).
Sim, é verdade: diversos estudos já demonstraram que as mulheres que engravidam após os 35 anos enfrentam grandes riscos de complicações, tanto relativas ao parto, quanto ao bebê que está por vir. Mas, atenção: isso não significa que todas elas estão destinadas a terem problemas na gestação.
“Não há dúvidas de que a prevenção é necessária e, neste caso, a ingestão da vitamina é fundamental”, alerta Barini. Muitas vezes, explica, as mulheres iniciam a suplementação vitamínica após as primeiras semanas de gestação, o que não seria o adequado, pois as alterações no feto ocorrem no início da gravidez.
Quem transmite a síndrome de Down, o pai ou a mãe?
Teoricamente, a probabilidade de uma mãe portadora ter um filho com síndrome de Down é 1:3, mas o risco real é menor (aproximadamente 1:10). Se o portador for o pai, o risco é de apenas 1:20. A outra translocação mais comum é t(21;22).
“Após os 35 anos, os riscos da gravidez, como pré-eclâmpsia, são consideravelmente agravados, o que não significa que é impossível ter uma gestação saudável.
Claudia Raia sobre anunciar gravidez aos 55 anos: “Fui massacrada” A atriz Claudia Raia compartilhou as críticas que recebeu após anunciar, em 2022, a terceira gravidez, aos 55 anos.
Toda mulher em idade reprodutiva passa pelo período fértil mensalmente. Em geral, a idade reprodutiva tem início por volta dos 10 anos e se estende até os 37 anos. Contudo, os maiores índices de fertilidade estão entre os 20 e os 24 anos. Já após os 35 anos, as chances de fecundação são bem menores.
Embora a faixa etária antes dos 35 anos seja considerada a melhor idade para engravidar, muitas vezes mulheres com idades consideradas avançadas decidem tentar uma gestação. Nesse caso, o ideal é procurar um médico antes da concepção e fazer uma avaliação clínica e exames para checar seu estado geral de saúde.
A fertilidade do homem tem início, em média, aos 12 anos, que é a idade em que os órgãos sexuais masculinos estão maduros e capazes de produzir espermatozoides.