As manchas na pele amareladas são alterações na coloração da pele que podem variar de um tom amarelado suave a um amarelo mais intenso e chamativo. Essas manchas ocorrem quando há um acúmulo de determinadas substâncias na pele, como pigmentos, gorduras ou toxinas, que alteram a sua coloração natural.
A mancha amarela na pele pode ser causada por consumo excessivo de alimentos com betacaroteno, envelhecimento natural, pancadas, problemas no fígado ou vesícula, ou diabetes, e afetar a palma das mãos, sola dos pés ou qualquer outra parte do corpo.
As manchas amarelas no corpo requerem um pouco mais de atenção pois podem estar ligadas a o mau funcionamento do organismo, bem como estar atrelado a saúde dos órgãos. Dentre as principais doenças, estão a cirrose hepática, hepatite, pedra na vesícula e problemas no fígado.
Alterações repentinas: Se a cor, tamanho ou forma da mancha amarela na pele mudar de repente, é importante buscar orientação médica. Sintomas associados: Manchas amarelas na pele acompanhadas de outros sintomas, como coceira, dor, sangramento ou descamação, também devem ser avaliadas por um profissional.
As causas mais comuns de manchas amareladas nos olhos são a pinguécula e o pterígio, pequenas lesões que surgem na conjuntiva (membrana transparente do olho) e podem crescer em direção à córnea.
COMO TIRAR MANCHAS AMARELAS EM ROUPAS | A DICA DO DIA COM FLÁVIA FERRARI
O que pode ser visão amarela?
O que causa o olho amarelo? Quando a esclera (parte branca do olho) adquire uma coloração amarelada, geralmente é um sinal de que há excesso de bilirrubina no organismo. Na maioria das vezes, isso acontece devido a problemas em algum desses três órgãos: fígado, pâncreas ou vesícula biliar.
Qual colírio usar para pinguécula? Se houver inflamação da pinguecula (formando uma pingueculite), o colírio recomendado é o anti-inflamatórios. Já nos casos em que a pinguécula não está inflamada, mas o paciente sente desconfortos e outros sintomas, com os de olho seco, o recomendado é o colírio lubrificante.
Enxergar manchas na visão é algo comum e que pode ocorrer em qualquer idade. No entanto, é mais comum a partir dos 45 anos, devido ao envelhecimento natural do olho. Além disso, pacientes com miopia ou aqueles que passaram por cirurgia de catarata também têm maior probabilidade de experimentar esse fenômeno.
A mancha amarela característica da Pinguécula é uma lesão benigna, que não tem relação com câncer ou tumores. O crescimento da mancha costuma ser bastante lento e sofrer influência da exposição solar. Porém, por causar desconforto e sintomas de olho seco, pode levar a processos inflamatórios mais exacerbados.
A xantopsia é uma alteração visual que leva o paciente a enxergar objetos no tom amarelo e é atribuída ao pintor Van Gogh. A xantopsia é um distúrbio que leva o paciente a ter uma percepção alterada das cores, geralmente as enxergando com uma tonalidade amarela.
Pele e olhos amarelados podem indicar doenças como hepatite, insuficiência hepática, pedra na vesícula, icterícia em recém-nascidos, câncer de pâncreas e talassemia. É importante ter atenção e buscar ajuda médica, para diagnosticar e tratar as causas do problema de saúde.
“De modo geral, nós utilizamos o ácido azelaico para clarear estas manchas que, com o tratamento, diminuem a médio prazo. Mas, é importante ressaltar que, ao identificar o quadro, o paciente deve procurar um profissional que o ajude a tratar”.
Diversas são as causas para o aparecimento de lesões nessa coloração, dentre elas alergias (provavelmente a principal causa), eczema, micoses, psoríase, rosácea, nevo rubi e doenças graves como o câncer de pele.
O que são as manchas hepáticas? As manchas hepáticas são regiões mais escuras da pele, também chamadas de manchas senis ou lentigo solar. Sua aparência pode ser lisa, e – sua coloração- marrom ou preta. Geralmente, aparecem nas mãos, nos braços, no colo e no pescoço.
Quais são as causas de manchas amareladas na pele sem dor?
As causas das manchas amareladas na pele são diversas e podem estar relacionadas a fatores intrínsecos (internos) ou extrínsecos (externos). Fatores intrínsecos incluem alterações hormonais, envelhecimento, doenças hepáticas e distúrbios metabólicos.
O retinoblastoma é um tumor maligno que se origina nas células da retina, uma camada fina localizada no interior do olho, responsável pela captação de luz.
Quando a pinguécula se torna elevada pode causar sensação de corpo estranho. Em alguns casos a pinguécula torna-se inflamada, uma condição chamada de pingueculite. Irritação e vermelhidão ocular ocorrem após exposição ao sol, natação, vento, poeira ou condições de ressecamento.
A visão embaçada também pode ser um sintoma de retina descolada, herpes ocular ou neurite óptica (inflamação do nervo óptico), entre outras causas. Algumas doenças oculares podem causar perda permanente da visão, por esse motivo é importante visitar seu oftalmologista para diagnóstico e tratamento imediato.
Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista e glaucoma, a pinguécula é resultado do depósito de proteínas, gordura e cálcio que altera a o tecido da conjuntiva. “Esse processo causa o aumento da espessura do tecido conjuntival, cuja consequência é a formação dessa mancha amarelada ou esbranquiçada.
Sendo assim, se acontecer de notar qualquer alteração ou mancha no olho, procure imediatamente um médico oftalmologista. Somente o especialista poderá identificar a causa da alteração e se necessário iniciar o tratamento.
A visão de quem tem astigmatismo não é nítida, apresentando-se borrada, embaçada ou distorcida, tanto para perto como para longe. Além disso, em alguns casos a pessoa pode enxergar objetos duplicados.
Manchas amarelas nos olhos causadas por pinguécula e pterígio são geralmente tratadas sobretudo através da administração de colírios e lubrificantes oculares em gotas . Se o paciente apresentar inflamação ocular, o oftalmologista poderá prescrever a aplicação de medicamentos anti-inflamatórios nos olhos.
Pinguécula é perigoso? Ao observar um crescimento amarelado no olho é normal que as pessoas se assustem e pensem que pode ser algo grave. Entretanto, a pinguécula não é um problema ocular perigoso. Geralmente o paciente não sente dor, apenas um pouco de desconforto devido aos sintomas do problema.
A maioria dos casos de pinguécula não necessita de tratamento. Todavia, alguns pacientes podem apresentar problemas na visão e sintomas que afetam a qualidade de vida. Para os sintomas de olho seco, o ideal é usar colírios para manter a superfície ocular bem nutrida e lubrificada.