O som é produzido por vibrações transmitidas para o ar. Essas vibrações geram regiões de compressão e rarefação dos gases atmosféricos que se intercalam periodicamente, de acordo com a frequência da fonte que produz as vibrações.
Um som é gerado quando as partículas em um meio (geralmente o ar em nosso mundo) são colocadas em movimento e forçadas a sair do estado de repouso. Isso acontece, por exemplo, quando falamos. Nossas cordas vocais produzem variações de pressão audíveis (alta e baixa pressão) no ar.
a habilidade de localizar o som, reconhecer de onde vem, é chamada “localização sonora”. É necessário ouvir o som com ambas orelhas (bi- lateralmente) para a localização sonora. Isso é possível para pessoas com audição normal, assim como todos os usuários de aparelhos auditivos ou implantes cocleares.
A vibração de determinados materiais é transmitida às moléculas de ar sob a forma de ondas sonoras. Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. As vibrações são transformadas em impulsos nervosos, levadas até o cérebro e lá codificadas.
O SOM para crianças 🔊📣Intensidade, altura e timbre 🎵🎧 Ciências para crianças
Como o ser humano produz o som?
A vibração das pregas vocais, transforma esse ar em pulsos sonoros que formam a fonte de som laríngeo. Esta frequência fundamental passa e reverbera por todo o trato vocal. Por meio dos músculos da laringe é possível ajustar a duração e a tensão das pregas vocais para adequar a altura e o tom da emissão sonora.
Morcegos filostomídeos emitem sons de ecolocalização através de seus focinhos grandes e intrincadamente dobrados, o que ajuda a focalizar os sons que rebatem. Algumas espécies também podem alterar rapidamente o formato da orelha para captar com precisão os sinais recebidos.
As primeiras investigações sobre o som foram iniciadas na Antiguidade, com os trabalhos de filósofos gregos como Pitágoras, no século VI A.C. e continuados ao longo dos séculos, realçando-se os trabalhos de Galileu.
É por meio da altura que podemos distinguir um som agudo (fininho, alto), de um grave (grosso, baixo). A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves.
vozear,proferir,largar,pronunciar,recitar,dizer,falar,enunciar,articular,emitir sons,dar à língua,gritar;soltar a voz,solfejar,cantarolar,cantar;gemer,regougar,resmungar,balbuciar,praticar,soluçar,murmurar,sussurrar,dearticular = pronunciar com clareza,ter boa dição,falar com boa prosódia,empostar,zurrar,berrar, ...
O som decorre de mudanças na pressão do ar que oscila em torno da pressão atmosférica. Para o ouvido humano, os parâmetros importantes são a frequência e o nível do som. A frequência é medida em Hertz (Hz) e descreve quantas vezes por segundo a pressão sonora oscila em torno da pressão atmosférica.
Acústica é a uma área de estudo da Física que estuda todos os aspectos relacionados às ondas mecânicas, como o som, o ultrassom e as vibrações que se propagam em meios sólidos, líquidos e gasosos.
O som é uma onda mecânica (tipo de onda que precisa de um meio de propagação), tridimensional (propaga-se em todas as direções) e longitudinal (o tipo de vibração que gera é paralela à sua propagação).
A laringe é um órgão constituído por cartilagens, músculos e membranas que conecta a faringe à traqueia. Exerce função respiratória e fonatória (o som é produzido nesse órgão).
O som transmite-se ao ouvido interno pelas vibrações dos ossículos do ouvido médio, os quais estão ligados à cóclea. Células microscópicas e sensíveis convertem essas vibrações num sinal eletroquímico que é transportado pelo nervo auditivo para o cérebro, onde o som é finalmente ouvido e reconhecido.
Não é possível ver o som, mas é justamente isso que o torna um campo de estudo interessante para os alunos. Invisível, muito rápido, o fenômeno só pode ser estudado com o sentido da audição, um instrumento natural muito sofisticado, ou um instrumento científico.
O som é produzido por vibrações transmitidas para o ar. Essas vibrações geram regiões de compressão e rarefação dos gases atmosféricos que se intercalam periodicamente, de acordo com a frequência da fonte que produz as vibrações.
MELODIA: SÃO SONS SUCESSIVOS, OU SEJA, UM APÓS O OUTRO. RITMO: É O MOVIMENTO DOS SONS REGULADOS PELA SUA MAIOR E MENOR DURAÇÃO ▪ HARMONIA: CONSISTE NA EXECUÇÃO DE VÁRIOS SONS AO MESMO TEMPO. ALTURA: É A PROPRIEDADE DO SOM SER MAIS GRAVE OU MAIS AGUDO.
O decibelímetro mede a pressão, a intensidade e o volume do som no ambiente. Ele realiza essa medição por meio de um microfone interno altamente sensível, capaz de detectar e registrar os níveis sonoros com precisão.
A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.
Em seu sentido mais literal, uma melodia é uma combinação de tom e ritmo, enquanto mais figurativamente, o termo pode incluir outros elementos musicais, como cor tonal. É o primeiro plano para o acompanhamento de fundo. Uma linha ou parte não precisa ser uma melodia de primeiro plano.
Os primeiros homens ouviam o som das ondas, o canto dos pássaros, os sons que outros animais faziam para se comunicar, os trovões, os uivos do vento e os próprios batimentos do coração. Perceberam também que podiam produzir sons, por exemplo, batendo as palmas das mãos, os pés no chão e com sua própria voz.
Como você viu neste texto, o morcego não tem nenhum problema com a luz. Ele até tem bons olhos, capazes de ajudá-lo a enxergar, além de contar com a ecolocalização. A questão é: por ter se tornado um animal noturno ao longo da evolução, ele aprendeu a sobreviver melhor durante à noite.
As cachalotes se comunicam por meio de codas, que consistem em uma sequência de sons, como uma espécie de cliques. Eles trocam esses sinais durante socialização ou mergulhos longos e profundos.