Qual a diferença entre vermiculita e vermiculita expandida?
A Vermiculita é um mineral formado pela superposição de finíssimas lamínulas, que submetido a altas temperaturas (cerca de 800 ºC), sofre uma grande expansão de até quinze vezes o seu volume original, constituindo-se no produto industrializado, denominado Vermiculita Expandida, que possui múltiplas e interessantes ...
A vermiculita expandida é o tipo mais comum e amplamente utilizado de vermiculita. Para expandi-la, é aquecida em fornos industriais a altas temperaturas, fazendo com que a água presente em sua estrutura evapore e faça com que ela se expanda em até 20 vezes seu volume original.
É produzida e comercializada nas seguintes granulometrias: Média, Fina, Superfina e Micron. Na construção civil a vermiculita expandida pode ser utilizada: Enchimento de pisos.
A vermiculita na forma expandida, por auxiliar na correção do pH, constitui-se também num ótimo condicionador de solos ácidos e argilosos, tornando-os mais soltos, porosos e arejados, de forma a proporcionar um melhor desenvolvimento nas raízes das plantas. Além disso, é um excelente retentor de umidade (Potter, 2001).
Porém, a perlita garante maior drenagem de água, sendo perfeita como melhorador de substratos para suculentas e a vermiculita retém mais umidade (5 vezes seu volume em água), sendo mais adequada para plantas que apreciam umidade.
Reboco Térmico com Vermiculita Expandida - Indicações de Produção e Aplicação
Para que serve a perlita expandida?
🌱A Perlita Expandida é um substrato especial que proporciona uma maior oxigenação e menor retenção de líquidos em seus cultivos, mantendo ótimos níveis de umidade e temperatura, permitindo uma rápida germinação e aumentando a capacidade de aderencia das raízes.
A aplicação da vermiculita em substituição a areia como agregado miúdo no concreto aumenta o custo em até 30%. Sendo assim, a substituição parcial da vermiculita aos agregados miúdos convencionais do concreto mostra-se viável.
O isolamento térmico VERMICULITA, é extremamente necessário para o isolamento térmico do ambiente de sauna a vapor. Ele é utilizado durante o processo de reboco das paredes, onde será inserido na massa, no lugar da areia. Sua proporção é de 2 1/2m² de parede rebocada com um saco de 10kg.
A vermiculita pode ser usada, mas retém mais água do que a perlita. Não use cascalho comum, pois eles não têm uma superfície porosa e, portanto, não podem arejar o solo.
Perlita. A Perlita é um composto mineral totalmente inativo: sem contaminantes, fungos, insetos ou outras sementes que possam prejudicar as plantações. Não absorve muita água e permanece inalterada ao longo do tempo.
Como a vermiculita não tem nutrientes, se ela for usada sozinha, será necessário dissolver uma colher de sopa de fertilizante em quatro litros de água e usar a mistura para regar assim que as primeiras folhas aparecerem.
A argila expandida é um agregado leve que se apresenta em forma de esferas de cerâmica, internamente formada por uma estrutura de espuma cerâmica cheia de poros [núcleo alveolar] (fig. 1), mas com uma superfície rígida e resistente (SCOBAR, 2016), o que determina uma elevada capacidade de isolamento térmico e acústico.
A perlite ou perlita é um tipo de vidro vulcânico de composição riolítica, 70–75% SiO2, com um conteúdo em água relativamente alto. Forma-se em geral pela hidratação mineral de obsidiana e de pedra pomes em ambientes ricos em água subterrânea, originando um material amorfo com ponto de fusão próximo dos 1260 °C.
A terra vegetal é um substrato coringa porque se adapta com facilidade à grande maioria das plantas. Em geral, ela não é composta apenas de terra, mas de outras substâncias, como fertilizantes, materiais orgânicos e compostos naturais. É um dos substratos mais vendidos e pode ser encontrado com facilidade no mercado.
A Vermiculita Expandida favorece a aeração e permite que o solo fique solto; em solos arenosos, aumenta a retenção de água. Como cama receptora em granjas de frango, suínos e outros. Em paisagismo, na confecção de vasos, floreiras e plantio de mudas; na manutenção de gramados, campos de golfe e centro hípicos.
A areia diminui a compactação e faz a água escoar mais facilmente. Existem no mercado terras vegetais comerciais com adição de carvão moído. Essa terra é mais leve, portanto, demora mais para compactar. Já o carvão tem propriedades antifúngicas, o que também ajuda a cuidar das raízes das plantinhas.
Com as paredes bem secas, aplique uma camada de até 3 cm. Usar a proporção de 5:1 (Vermiculita: Cimento) com 25% de água sobre o volume da Vermiculita. Espere secar bem (aproximadamente 72 h), e só então aplique nova camada, repetindo o processo até a espessura desejada.
Para quem cultiva plantas de interior, como suculentas e folhagens, a vermiculita é uma ótima aliada. Mesmo em espaços com pouca luz ou ventilação, onde o solo pode demorar mais para secar, a vermiculita garante que suas plantas tenham sempre a quantidade ideal de água e nutrientes.
Leveza: Sendo um material leve, a perlita não compacta o solo, permitindo que as raízes se desenvolvam livremente e absorvam nutrientes de maneira eficiente. Aeração Ideal: Promove uma ótima aeração do solo, essencial para o crescimento saudável das plantas e a prevenção de fungos e bactérias prejudiciais.