Qual a diferença entre um unigénito e um primogênito?
Ele também é o primogénito entre muitos irmãos, (Romanos 8:29), tornando-se, assim, o ponto culminante da graça de Deus ao redimir a humanidade da condenação. O Filho unigénito, (único em espécie), é o primeiro-nascido, (protótipo), e o cabeça do corpo, que é a Igreja do Primogénito, (Hebreus 12:23).
Jesus foi a única pessoa nascida de uma mãe mortal, Maria, e de um pai imortal, Deus, o Pai. É por isso que Jesus é chamado de Filho Unigênito de Deus.
No Novo Testamento, todos os filhos de Deus são primogênitos (Hebreus 12:23) porque Deus os colocou numa posição de honra. No mesmo sentido, o Pai colocou Jesus numa posição de primazia acima de todas as criaturas. De semelhante modo, Jesus é o primogênito de entre os mortos (Colossenses 1:18).
Unigênito significa gerado pelo Pai, tradução da palavra grega monogenes. Monogenes tem dois significados; primeiro, o único de seu tipo dentro de um relacionamento. Segundo. ser o único de sua espécie, classe ou gênero.
Qual a diferença entre um unigénito e um primogênito?
Ele também é o primogénito entre muitos irmãos, (Romanos 8:29), tornando-se, assim, o ponto culminante da graça de Deus ao redimir a humanidade da condenação. O Filho unigénito, (único em espécie), é o primeiro-nascido, (protótipo), e o cabeça do corpo, que é a Igreja do Primogénito, (Hebreus 12:23).
129 - JESUS. UNIGÊNITO OU PRIMOGÊNITO? (João 1:14)
Onde na Bíblia diz que Maria teve outros filhos?
Mateus 1:25 diz que José não conheceu a Maria ATÉ que deu à luz seu filho, PRIMOGÊNITO; e pôs-lhe por nome JESUS. “Até que” significa que ele a conheceu depois. E primogênito significa “primeiro”, portanto ela teve outros. Mateus 13:55 é muito claro também.
1:2, 3), na qual Cristo, como o Filho, é gerado pelo Pai, isto é, na qual Ele é gerado como esplendor da glória de Deus e a imagem expressa de sua natureza (Colossenses 2:9). Além disso, de acordo com o texto de Atos 13:33 e de Romanos 1:4, Ele provou ser o Filho de Deus com “poder pela ressurreição dentre os mortos”.
Ele é o princípio, supremo sobre os que ressuscitam dos mortos; portanto, ele é primeiro em tudo. Pois foi do agrado do Pai que toda a plenitude habitasse no Filho, e, por meio dele, o Pai reconciliou consigo todas as coisas.
Por que Jesus é o primogênito entre muitos irmãos?
Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mt 12,48-50). Nesta linha, a Páscoa marca uma etapa nova e decisiva. Graças a ela, Cristo se torna “o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8,29).
Jesus é chamado de primogênito porque foi o primeiro filho de José e Maria e domina sobre toda a criação. Literalmente, primogênito significa “primeiro gerado”.
Segundo a doutrina da Trindade, Deus é a essência de Jesus assim como é do Pai e do Espírito Santo. Cristo é o Deus-Filho. É que normalmente as pessoas se referem a Deus-Pai só como Deus, mas Pai, Filho(Jesus) e Espírito Santo são Deus.
Geração Eterna: O conceito de Jesus ser "gerado" do Pai também fala à doutrina da geração eterna do Filho. Isso significa que o Filho é eternamente derivado do Pai, não em um sentido temporal, mas em um sentido relacional eterno.
Sabemos que Jesus Cristo é verdadeiramente o Messias prometido porque somente ele cumpriu tudo o que anunciavam as profecias e tudo o que representavam as figuras do Antigo Testamento.
Êxodo 13 relata o que o Senhor disse a esses primogênitos que, a partir daquela época, em certo sentido, viviam num tempo “emprestado” porque não poderiam ter salvado a si mesmos. Somente por meio do sangue, eles foram poupados da morte.
Estaria aí, segundo alguns pesquisadores, uma prova de que Maria teve outros filhos além de Jesus. Há quem arrisque até o nome de pelo menos 4: Tiago, José, Judas e Simão.
“De maneira que absolutamente temos de afirmar que a Mãe de Deus, assim como concebeu e deu à luz a Jesus sendo virgem, assim também permaneceu sempre virgem depois do parto.”
O que diz a Bíblia sobre filhos gerados fora do casamento?
Os que defendem essa premissa se fundamentam no texto de Deuteronômio 23:2 (ARA), que diz: “Nenhum bastardo entrará na assembleia do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará nela”.