A principal diferença entre eles é que o CRLV é de porte obrigatório e deve ser renovado anualmente, já o CRV é o documento de transferência e só deve ser utilizado quando o veículo for vendido ou sofrer alguma alteração física, como a mudança de cor ou até mesmo motor, por exemplo.
A principal diferença entre CRV e CRLV é a validade dos documentos. Ao contrário do Certificado de Registro de Licenciamento, que é emitido anualmente, o CRV não tem prazo de duração.
Conforme Resolução Contran nº 809/20, a partir de 04/01/2021, a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) passou a ser digital, não havendo mais a impressão do CRV em papel moeda (documento verde).
Com o Renave, o carro zero já sai da concessionária com o documento eletrônico (CRLV/CRV) emitido, pelo DETRAN regional ou através do aplicativo CNH digital.
Normalmente, o Certificado de Registro do Veículo fica pronto em até cinco dias úteis, mas esse prazo pode variar de acordo com a situação e com o local em que a emissão foi solicitada. Por isso, é importante verificar a informação no local em que o serviço será realizado.
CRV digital: veja como funciona e como baixar o documento. Desde de janeiro de 2021, passou a vigorar a resolução do Contran nº 809/2020. Com ela, o Certificado de Registro do Veículo, ou CRV digital, passou a ser emitido pelos órgãos responsáveis.
Esta Comunicação Renave indica que apenas o comprador poderá realizar o emplacamento do veículo. A execução desta operação gera automaticamente uma intenção de venda sistêmica definindo o estabelecimento solicitante como vendedor na intenção de venda e o comprador do estoque como o comprador na intenção de venda.
Esses documentos digitais têm valor jurídico, conforme afirma o Departamento Nacional de Trânsito. É por isso que vale a pena baixar o app Carteira Digital de Trânsito e saber que a carteira de motorista e o documento do veículo estarão sempre à mão, no seu celular.
Já quem for pessoa física, deve baixar no aparelho celular o aplicativo "Carteira Digital de Trânsito (CDT)", disponível gratuitamente. Clique em "entrar com gov.br" e efetue o cadastro. Feito o cadastro do automóvel, o CRV Digital estará disponível no aplicativo da CNH.
Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA. Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito da sua tela e insira seus dados. Após o login, você deve localizar no canto superior esquerdo da página o bloco "Veículos" e ali clicar em "Validar CRV".
Conheça o Certificado de Registro de Veículo (CRV)
Conforme Resolução Contran, a partir de 04/01/2021, a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) também passou a ser digital, não havendo mais a impressão do CRV em papel moeda (documento verde).
Porte. O CRLV é de porte obrigatório, mas o CRV não. Isso significa que o primeiro precisa estar em posse do motorista sempre que ele for rodar com o veículo, seja em sua forma impressa ou digital. O segundo, apesar de ser um documento obrigatório, não precisa estar junto com ele no dia a dia.
O CRLV é o documento de licenciamento anual do veículo, enquanto o CRV (Certificado de Registro de Veículo) é o documento que comprova a propriedade do veículo. O CRV é emitido quando o veículo é registrado pela primeira vez ou transferido para outro proprietário.
Atendendo a determinação do Contran, a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) passou a ser digital, não havendo mais a impressão do papel moeda (documento verde).
A principal diferença entre eles é que o CRLV é de porte obrigatório e deve ser renovado anualmente, já o CRV é o documento de transferência e só deve ser utilizado quando o veículo for vendido ou sofrer alguma alteração física, como a mudança de cor ou até mesmo motor, por exemplo.
O DUT impresso continua sendo válido? Sim! A mudança só vale para veículos registrados a partir de 2021. Pessoas que ainda possuam o CRV impresso em papel moeda não vão sofrer nenhum impacto prático com a mudança, pois a versão digital é criada automaticamente.
O CRV e o CLA agora serão integrados ao Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV-e) e o DUT se desvincula do CRV e se transforma na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e). Segundo o Contran, a medida vale para veículos registrados a partir desta segunda.
Conforme o órgão, o principal motivo para não atualizar o documento são débitos pendentes do veículo. “O documento é liberado com o pagamento total do IPVA, do licenciamento e de quaisquer débitos de multa.
Ele é composto por 5 números e fica localizado na parte inferior direita do documento, abaixo do campo destinado à assinatura do proprietário. Antes de comprar ou fazer a transferência de um veículo verifique se o código de segurança do CRV é válido e corresponde ao número que consta no sistema do DETRAN.
Precisa ir no cartório para transferência de veículo?
Não é necessário ir ao cartório para a transferência de veículo. Desde 2021, o processo de reconhecimento de firma no Certificado de Registro de Veículo (CRV) foi simplificado, e não é mais exigido o reconhecimento em cartório.
Como emitir o e-CRV? É possível consultar e emitir o e-CRV pelo app Carteira Digital de Trânsito (CDT), do governo federal. Para isso, baixe o app, faça o login, acesse o menu “Veículos” e siga as instruções para ter acesso ao documento.