Essa brusca depreciação de -19,21% pode ser atribuída à queda pela procura do modelo zero quilômetro e à expectativa pelo lançamento do Dolphin Mini – que poderia custar R$ 100.000, de acordo com a própria marca.
Um BYD Dolphin (100% elétrico) custa R$ 159,8 mil zero km. Modelos 2024 já são encontrados por R$ 129 mil, conforme aponta a tabela Fipe. Isso dá cerca de 19,3% de desvalorização em um seminovo “do ano”.
O BYD Song Plus, reconhecido como um dos híbridos plug-in mais vendidos no Brasil, passou por uma desvalorização de 13,23% entre setembro de 2023 e setembro de 2024.
Embora seja surpreendente para alguns, essa tendência na queda dos preços dos elétricos ocorre desde dezembro de 2023. No último mês do ano passado, o Dolphin sofreu sua primeira desvalorização, de 3,58%. Na época, seu preço ficou em R$ 144.430. Vale lembrar que, pouco antes disso, o modelo havia sofrido valorização.
A BYD lidera com folga o ranking de vendas de veículos eletrificados no Brasil. Em julho foram 6.082 carros emplacados e ao longo de 2024 já são 38.540 mil veículos vendidos, o que lhe assegura a décima posição no ranking de vendas.
A real sobre a desvalorização dos carros elétricos usados
Por que não comprar um BYD Dolphin?
Estamos falando do alerta de ponto cego, presente até mesmo em modelos mais simples e mais baratos que o hatch elétrico da BYD. O aviso luminoso no espelho retrovisor já se provou extremamente útil no trânsito, e sua ausência no Dolphin pode ser encarada como um motivo para não comprar o ótimo carro chinês.
"A maior desvalorização dos veículos eletrificados usados é causada pela insegurança dos clientes quanto à nova tecnologia e à garantia", avaliou Pagliarini.
Para manter o BYD Dolphin regularizado e rodando nas ruas, é necessário considerar os custos anuais de documentação. Isso inclui o IPVA (lembrando que em alguns estados, veículos elétricos são isentos), licenciamento e seguro. A despesa total anual para esses itens é de R$ 13.524,39 ou R$ 1.127,03 por mês1.
Dolphin Mini, que na verdade se chama BYD Seagull, foi o carro mais vendido no mês passado na China, mas há uma controvérsia. O BYD Seagull – vendido no Brasil como Dolphin Mini – foi oficialmente o carro mais vendido na China em novembro de 2024.
O BYD Dolphin Mini de 5 lugares foi anunciado oficialmente no Brasil pela BYD. Com preço de R$ 119.800, (a versão de quatro lugares custa R$ 115.800), a nova variante do carro elétrico de entrada da marca também traz uma novidade na lista de equipamentos: a câmera de 360 graus.
A bateria dos carros elétricos da BYD tem vida útil de 30 anos e é 100% reciclável. Trabalhamos para reduzir a temperatura do planeta em até 1° C. Falei sobre isso em minha participação no Seminário Lide | Transição Energética.
Porque o entusiasmo por carros híbridos não vai durar?
As grandes baterias necessárias para operar veículos totalmente elétricos os tornam muito mais caros do que os carros a gasolina. Isso é um problema quando se trata de vender para o mercado de massa; a maioria dos compradores "não pagará um prêmio", diz Jim Farley, chefe da Ford.
Assim como aconteceu com o mercado de carros elétricos, a desvalorização mais acentuada foi decorrente da volatilidade dos preços dos carros zero km e também no lançamento de novos modelos do mesmo segmento. Quem comprou assim que o Song Plus foi lançado, na virada de 2022 para 2023.
É uma desvalorização de -9,63%. O hatch elétrico ainda experimentou uma discreta valorização de 0,06% em outubro de 2023, quando foi verificado um período de alta procura pelo modelo nas concessionárias.
BYD quebra recorde histórico de vendas e emplaca mais de 10.000 carros em dezembro. A BYD Auto Brasil encerrou 2024 em alta, atingindo números recordes de vendas e reafirmando sua posição de destaque no mercado de veículos eletrificados.
Autonomia. Mais uma desvantagem causada pelos períodos de recarga, é a baixa autonomia dos carros elétricos. Por exemplo, em uma viagem de 500km, seria necessário ao menos uma recarga de bateria, o que demoraria horas, aumentando o tempo de viagem.
Um dos bons motivos para comprar o BYD Dolphin é sua cabine muito bem aproveitada. Com jeitão de monovolume, o carro tem entre-eixos de 2,70 m, mesmo de um Toyota Corolla, por exemplo. Isso significa um espaço bom para pernas e joelhos de todos os ocupantes. Só mesmo o vão para cabeças atrás é mais limitado.
Qual o valor do IPVA do BYD Dolphin Plus? O Dolphin Plus, por ser um carro elétrico, paga IPVA em São Paulo - SP e a alíquota (percentual) do imposto em 2024 no estado é de 4% sob o valor do veículo de passeio.
Uma das grandes vantagens dos carros elétricos é a economia considerável em combustível. Como não dependem de combustíveis fósseis, eles são muito mais eficientes em termos de consumo de energia.
Em média, os fabricantes determinam uma vida útil mínima de 10 anos ou 240 mil quilômetros para as baterias dos carros elétricos. Mas esse prazo pode ser bem maior, em função, principalmente, da quantidade de recargas.
Um dos principais problemas reportados é o desgaste do motor, que pode ocorrer em veículos que atingiram entre 50.000 e 100.000 quilômetros, como é o caso de algumas unidades do Tesla Model S. Outro componente crítico para a operação de um veículo elétrico é o carregador a bordo.