As cordas de nylon são mais macias ao toque e produzem um som mais suave e quente, elas também são mais fáceis de tocar, especialmente para iniciantes.
As cordas de nylon são naturalmente mais macias do que as de aço. Elas também são mais flexíveis e mais leves, por isso são recomendadas para quem está começando a praticar no violão. O som que elas ajudam a produzir é naturalmente mais baixo, além do timbre ser delicado e suave.
Enquanto isso, cordas 011 são mais duras e conferem um som com mais volume e ainda mais inclinado aos agudos. Temos também as cordas 012, mas essas são bastante duras e podem chegar a machucar os dedos se você tocar num instrumento usando elas por muito tempo.
Cordas 010 tendem a ser mais fáceis de pressionar e são ideais para iniciantes ou músicos que preferem uma sensação mais leve ao tocar. Por outro lado, cordas 011 oferecem um pouco mais de resistência e produzem um som mais encorpado, sendo preferidas por músicos que buscam maior projeção e volume.
Para atender às necessidades específicas do lendário guitarrista do Pink Floyd, a GHS desenvolveu dois modelos de encordoamentos: o Blue Set (. 010-. 048) que David usa em sua Fender Stratocaster™ e o Red Set (0.10 1/2-.
O Encordoamento de violão SG 010 são cordas resistentes, que garantem o brilho das notas musicais sempre com a afinação precisa. Feita para violões “aço”, o SG 010 é um encordoamento de grande durabilidade devido ao seu material em bronze.
As cordas de nylon são cordas mais macias, para músicas mais suaves e que não criam calos nas mãos. Esse tipo de corda é mais sensível, podendo desafinar e arrebentar muito fácil. As cordas de aço são mais resistentes e emitem um som “metalizado” e mais alto.
A escolha de corda de violão precisa priorizar alguns pontos. O primeiro deles é o próprio instrumento. Alguns violões precisam ter tensões específicas e antes de comprar uma nova corda, é fundamental saber quais são elas. Uma tensão diferente da adequada, pode fazer com que o braço do violão empene, por exemplo.
Entre as melhores cordas para violão, podemos destacar algumas marcas como D'Addario, Giannini, Savarez, Augustine Regal e outras. Cada uma dessas marcas oferece opções de cordas de aço e de nylon, que são os dois tipos mais comuns de cordas para violão.
Qual o principal material usado nos violões Giannini?
Descrição. A série Brasil apresenta violões náilon de tampo maciço, ideiais para todos os momentos, desde a roda de amigos no final de semana a uma grande apresentação em um show. Versatilidade e praticidade são a característica da linha Brasil, totalmente produzida com madeiras brasileiras e com produção 100% nacional ...
As cordas com rolamento duplo de alumínio são as melhores opções para pular. Isso porque elas conduzem giros firmes e ágeis, sem comprometer o pulso e seu material é de excelente qualidade.
Enfim, o encordoamento Solez é bom em custo-benefício. Possui sonoridade agradável e durabilidade satisfatória para a faixa de preço, com direito a cordas extras e revestimento duplo em alguns modelos.
Qual a diferença entre a corda de aço 009 para a 010?
Para uma corda de mesmo calibre, quanto maior o comprimento da escala maior será a tensão exercida. Por isso um encordoamento . 010” fica mais leve em uma Les Paul do que em uma Strat; o inverso também é verdadeiro: um encordoamento . 009” usado em uma Strat já fica muito mais “mole” em uma Les Paul.
De baixo para cima, as notas e suas respectivas cordas são 1ª corda Mi (E), 2ª corda Si (B), 3ª corda Sol (G), 4ª corda Ré (D), 5ª Corda Lá (A) e 6ª Corda Mi (E).
As cordas de nylon produzem um som mais suave e quente, com menos tensão do que as cordas de aço. Isso torna o toque mais suave nos dedos, sendo uma escolha popular entre iniciantes que ainda estão desenvolvendo calos nos dedos.
As cordas Ernie Ball Regular Slinky (. 010 a . 046) são tocadas por Eric Clapton, John Mayer, Steve Vai e outras legiões de guitarristas pelo mundo todo.