Isso porque 87% dos acidentes com serpentes são causados por jararacas, de acordo com dados do Instituto Butantan. Em seguida vêm as cascavéis (9%), as surucucus (3%) e as corais (1%).
Não é por nada que ela é sinônimo de traiçoeira, venenosa e brava. A jararaca, um dos quatro principais gêneros de serpentes peçonhentas que podem ser encontrados no Brasil, é considerada a cobra mais perigosa no País.
Qual a diferença entre a cobra coral verdadeira e a falsa?
Corais-Falsas possuem cores vibrantes, semelhante as cores das Corais- Verdadeiras, mas NÃO são peçonhentas. São portanto, inofensivas! Corais-Falsas: serpentes com cabeça separada do corpo por um "pescoço". Olhos bem maiores do que a narina.
Você sabia que existem cobras que comem cobras? Esse é o almoço preferido da muçurana, nome popular para diferentes espécies de cobra que se alimentam de outras serpentes, inclusive as venenosas. Também chamada de cobra-preta, ela ataca até suas primas mais perigosas, como a jararaca, pois é imune ao seu veneno.
Muçurana: conhecida como “cobra do bem”, tem um gosto alimentar curioso — alimenta-se de outras cobras; Sucuri: encontrada na Floresta Amazônica, alimenta-se de peixes, roedores, rãs, lagartos, jacarés, entre outros vertebrados. O tempo de vida dessa cobra é de até 30 anos.
As cobras-do-cabo (Naja nivea) crescem até aproximadamente um metro e meio de comprimento, têm um veneno potente e foram encontradas envolvidas em canibalismo, comendo membros de sua própria espécie. SEMPRE SE DIZ que vivemos em um mundo cão. E não são apenas os cães – o canibalismo é comum no reino animal.
Existem certos odores e substâncias que as cobras acham desagradáveis. O uso de repelentes naturais, como óleo de canela, alho ou vinagre, pode ajudar a dissuadir sua presença. Aplique esses repelentes ao redor do perímetro de sua propriedade.
PRINCIPAL: repare na barriga (ventre) branca ou bege (cor clara), ou seja, com anéis pretos e vermelhos (ou outras cores) interrompidos no ventre = coral-falsa. SECUNDÁRIA: íris vermelhas = coral-falsa, podendo variar, pois há corais-falsas com íris negra.
A cobra-papagaio também está entre as cobras mais bonitas do mundo, conhecida por diversos outros nomes, como boa-arborícola-esmeralda, jiboia-verde, araramboia e periquitamboia.
Caiçara - Encontrada no sudoeste brasileiro. É considerada uma das cobras mais agressivas do Brasil. Seu bote é rápido e pode alcançar as partes superiores do corpo da vítima.
Fazer a poda de plantas arbustivas e remover folhas secas caídas do jardim são ótimas práticas para espantar cobras. Dessa maneira, você evita que elas tenham espaços para fazer ninhos e se entocarem, o que torna mais difícil encontrá-las. Além disso, evite deixar sacos de lixo acumulados no exterior da casa.
Uma característica típica dessa serpente é o seu policromatismo: isso significa que seu padrão de cores varia de cobra para cobra, com tons marrons escuros ou claros, verdes, acinzentados ou amarelos.
Cobra-da-morte (Acanthophis antarcticus) é uma espécie de serpente da ordem Squamata sub-ordem Ofídia, família Elapidae. É semelhante à víbora, possui cabeça longa e triangular, corpo grosso e 80cm de comprimento. É encontrada na Austrália em locais secos, e é considerada uma das mais venenosas do mundo.
A Dendroaspis polylepis, considerada uma das cobras venenosas mais letais do mundo, é tão rápida quanto mortal, mas grande parte de sua má reputação é baseada em exageros e mal-entendidos. A mamba-negra é uma cobra rápida e letalmente venenosa.
Existem alguns indicadores que podem nos orientar se tem cobra por perto, pois não é simples identificar seu rastro. Como saber se tem cobra no seu quintal ou casa? Uma maneira de saber é quando encontramos restos de pele, que mantém a forma do animal após realizar a troca de pele.
Enxofre : O enxofre é conhecido por ser um repelente natural de cobras. Espalhe enxofre em áreas onde deseja evitar sua presença, como ao redor do jardim ou em calçadas. Lembre-se de que o enxofre pode ter um odor forte, por isso use-o com cautela.
Plantas e jardins podem atrair cobras, especialmente se forem mal cuidados: Evite vegetação densa próxima à casa: Isso inclui arbustos, plantas rasteiras e trepadeiras, que oferecem abrigo.
O lagarto-toupeira mexicano, conhecido cientificamente como Bipes biporus, é encontrado exclusivamente na Península da Baixa Califórnia, no México, e pode ser facilmente confundido com uma cobra. Como vive no subterrâneo, esse animal evita muitos predadores que atacam répteis, como os pássaros, por exemplo.
Chrysopelea paradisi que também é conhecida como cobra voadora, é uma espécie de serpente pouco venenosa que pertence à família Colubridae e ao gênero Chrysopelea, que consiste em um grupo com cinco espécies, com comprimento variado entre 0,6 à 1,2 metro.
A cobra-de-pernas-tridáctila (Chalcides striatus) também conhecida como "fura-pastos", é uma espécie de réptil escamado da família Scincidae, pequeno lagarto. Pode ser encontrada nos seguintes países: França, Itália (Ligúria), Portugal e Espanha.